10 Dicas importantes para empreender

Quem não sonha em ter seu próprio negócio, de saber como empreender, de ter sucesso, retorno financeiro e conquistar seus sonhos?
Sabemos que diversas empresas abrem e fecham as portas todos os dias no Brasil. Isso talvez cause muito receio na hora de resolver abrir o seu negócio, por vezes acreditamos que temos o potencial, mas correr riscos, investir recursos, tempo, dedicação e horas de trabalho a fio por acreditar em algo que pode dar certo e que também pode dar errado, nos leva a pensar até que ponto isso realmente vale a pena.

Muitas pessoas trabalham em suas empresas, com a segurança de receber seu salário no final do mês, ter seu plano de saúde sem se preocupar muito, tendo só estresse normal relativo à função que desempenha. Mas não tem que se preocupar com fluxo de caixa, com clientes, fornecedores, mercado, investidores, concorrência, com resultados, metas a serem atingidas, enfim tudo que engloba o mundo empresarial.

Talvez, seja por essas e tantas outras razões que fazem a maioria das pessoas de não arriscarem, de não tentar empreender, o medo de errar e o medo de perder.

Ninguém por mais preparado que esteja, gosta de perder tempo, de perder recursos e de perder seja o que for.

Infelizmente, o mundo dos negócios não foi feito para o comodismo, para coisas rotineiras, para que tudo sempre dê 100 % certo.

Porém, dá sim para tentar e te direi mais VALE A PENA!

Para ter um negócio de resultado é preciso aprender a empreender, nem todos nascem com talento do empreendedorismo, mas pode-se desenvolver através de ações e de muito estudo.

SE VOCÊ QUER, VOCÊ PODE, CERTAMENTE PODE!

 

Primeiramente, sonhe e não dê importância para que as pessoas irão dizer, não existe ação antes de algum sonho.

Ponha no papel o que deseja, se pergunte como fazer? Encontre respostas a sua pergunta. O empreendedor sempre encontra formas de responder as mais diversas perguntas.

Veja, estude o mercado, veja quem são seus concorrentes, o que eles estão fazendo, teria espaço para você fazer também, e se decidir que sim, faça o melhor, busquem maneiras de aperfeiçoar este produto ou serviço, tente enxergar as falhas deles e uma maneira de oferecer a solução dessas falhas, pode estar ai o seu diferencial.

Calma! Existem algumas coisas que você deve ponderar, se estás visualizando concorrer com grandes empresas ou multinacionais, cuidado, isso pode ser um erro fatal para seus negócios.

10 Dicas importantes para empreender

  •  Estude o mercado, veja quem são os seus potenciais clientes. O ponto para se estabelecer também é fundamental de se estudar, se é de fácil acesso, seus clientes te enxergarão, terão facilidades de te encontrar.
  •   Estude seu fluxo de caixa, veja cada detalhe do empreendimento, e estipule o quanto poderá investir a cada etapa. É importantíssimo fazer isso, não se aventure em empréstimos com bancos ou agiotas, tome cuidado, pois poderá assumir uma relação com eles que poderá ser difícil romper depois, fora todos os riscos que eles oferecem o que não convém aqui entrar em detalhes.
  • Busque conselhos de pessoas que já possuem seu negócio, descubra como elas começaram e como chegaram até o sucesso. Isso te dará ânimo e ideias criativas para seguir em seu empreendimento.
  •  Consulte grupos de empreendedores, participe de palestras sobre o tema, estar próximo de empreendedores, é uma oportunidade de compartilhar experiências e também de aprender.
  •  Tenha foco, não se esqueça de seu objetivo, de sua meta siga enfrente.
  • Disciplina tem que ser o seu combustível diário, não se deixe abater pelas dificuldades, analise, estude e trabalhe, os resultados serão proporcionais ao nível de seu esforço.
  • No caminho irão surgir dúvidas que talvez sozinho você não consiga descobrir, por isso consulte um contador de sua confiança que seja capaz de auxiliar com os procedimentos burocráticos, como por exemplo, a abertura de sua empresa, o melhor enquadramento fiscal, entre tantos outros assuntos pertinentes do processo, lembre-se você precisará muito deste profissional.
  • Se achares que sozinho é difícil, encontre um sócio, de preferência alguém com personalidade diferente da sua, para que haja equilíbrio nas decisões.
  •  O principal de tudo, é o Plano de Negócios, faça-o detalhadamente, e de preferência para os próximos 5 anos, não esqueça de nada, é importante, ressaltar neste plano todos os custos, como por exemplo, de salários, aluguel, telefone, elaboração do produto, clientes, vendas, etc.
  • Não se desespere, tenha paciência, seus resultados positivos não virão de imediato, poderão levar meses, ou anos para acontecerem, por isso, o empreendedor deve estar preparado, buscar capacitação e estudar sempre, para tomar decisões corretas. Não desista, mas estude, tenha perseverança e tome decisões com cautela.

Riscos fazem parte do negócio, contudo, as atitudes são o grande diferencial, que te levarão ao sucesso e a conquista de seus sonhos.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • dicas para empreender

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *