15 Dicas para Vencer a Timidez

A timidez representa um entrave na vida de muitas pessoas tanto na área pessoal quanto na área profissional.

A competição acirrada em que vivemos no mercado de trabalho, onde aquele que possui uma boa comunicação, que é cativante, criativo e desenvolve bons relacionamentos, têm mais chances de crescer em relação às pessoas que não apresentam tais qualidades.

Dependendo do grau de timidez, muitas vezes o que ocorre é a grande dificuldade de se destacar dentro do trabalho, porque para quem é tímido é um pouco mais difícil competir com pessoas que apresentam maior facilidade de comunicação.

Mas se você é uma pessoa tímida, assim como eu, calma. Nem tudo está perdido.

 A timidez tem solução e ser tímido não é sinônimo de não ser bem sucedido na carreira profissional.

Temos vários exemplos de empresários de sucesso que afirmam terem sido pessoas tímidas na infância e que se consideram tímidos até hoje.

Por exemplo, o Bill Gates, afirma que foi uma criança tímida que vivia só rodeado de livros, e pelo que se sabem as características dele não mudaram ao longo do tempo, mas também não o impediram de construir o grande império da Microsoft.

Entendendo a timidez

timidez

Do latim timidus que significa “aquele que tem medo. ’’ Timidez é uma dificuldade de se relacionar com outras pessoas, por medo de julgamentos e por rejeição.

O tímido tem sua percepção exteriorizada, ou seja, sempre está pensando sob a ótica dos outros, acredita que as pessoas estão sempre lhe julgando negativamente e por isso procura manter-se afastado, contido em seu universo particular, nem sempre realizando o que gostaria de fazer e não expondo sua maneira de pensar.

São pessoas retraídas, de poucas palavras e muitas vezes até são tachada como antipáticas ou metidas.

A timidez não é um defeito, é uma característica pessoal, mas que pode atrapalhar em alguns contextos, como empresarial, por exemplo, na hora de argumentar, defender ou expor uma ideia, a pessoa normalmente apresenta sintomas de nervosismo, tremor e trava em sua fala, o que dificulta bastante seu desempenho.

Se isso te incomoda eu separei algumas dicas para você refletir e quem sabe possa ajudar a diminuir o grau de sua timidez.

15 dicas para vencer a timidez e se tornar uma pessoa confiante

1 . Autoconhecimento

O primeiro passo é se conhecer e verificar até que ponto a timidez está impedindo de conquistar seus objetivos, em que área de sua vida está sendo mais afetada é no trabalho? Com os amigos? E se pergunte como você agiria se não fosse uma pessoa inibida?

2. Seja honesto com você mesmo

Não crie desculpas para tentar se enganar, seja honesto, não finja que está tudo bem que esse é seu jeito e não tem porque mudar.  Por exemplo, se te convidam para fazer um happy hour depois do expediente você sempre aceita? Você costuma dar sua opinião quando está em uma reunião de trabalho? Costuma almoçar com seus colegas de trabalho? Se sua resposta é não, tente descobrir porque recusa sempre os convites e reflita sobre algumas maneiras de ser mais sociável, a dica é comece devagar, mas comece imediatamente.

3. Não fuja dos compromissos

Uma atitude muito comum de quem é tímido é assumir compromissos com receio de dizer não e depois não comparecer, dando uma desculpa qualquer.

Evite isso, se você assumiu um compromisso ou uma responsabilidade, faça o possível para cumprir, mesmo que você não esteja motivado na hora, apenas vá.

 4. Programe seu cérebro

Diariamente diga a você mesmo que és capaz de enfrentar qualquer tipo de situação e siga firme.

5. Tenha uma postura firme

Ande sempre com a coluna ereta e nada de olhar para baixo. Manter uma postura firme transmite credibilidade que consequentemente aumentará sua autoconfiança.

 6. Faça exercícios para praticar a fala em público

Exercite enfrente ao espelho ou faça gravações de sua fala, analise o tom de sua voz e pratique a exposição de suas ideias.

 7. Seja positivo

Tenha bons pensamentos, seja otimista com sua vida e procure falar sobre coisas boas, elogie e mostre-se interessado por seus colegas e seus amigos. As pessoas gostam de receber atenção e costumam sempre retribuir.

 8. Vença o medo da rejeição

Pense em você, em seu ponto de vista e não tema os julgamentos das outras pessoas. Dialogue, seja sorridente e exponha sua opinião sem culpa, nem sempre teremos a concordância todo mundo, mas lembre de que é apenas questão de opinião.

Nem todas as pessoas agradam a todo mundo.

9. Controle sua ansiedade

Se você já consegue reconhecer as situações que lhe causam ansiedade, antes de agir procure relaxar. Um simples exercício que todos conhecem, mas nem todos praticam é da respiração: inspire pelo nariz e expire lentamente pela boca, certamente irá proporcionar uma sensação de relaxamento e ajudará a controlar sua ansiedade.

 10. Se desafie

Se proponha a realizar coisas que você mais tem temor. Se for falar em público, se force lentamente a falar mais, se o seu maior problema é o convívio social, tente se aproximar aos poucos das pessoas.

 11. Potencialize seus pontos fortes

Foque em seus pontos fortes e use-os como aliados seja para se relacionar dentro da empresa ou para seu convívio social.

 12. Não se afaste das pessoas

Procure sempre estar em contato com seus amigos, não rejeite convites para conversar e procure as pessoas que você deixou de ter contato.

 13. Mantenha persistência

Seja persistente, não esqueça que você conviveu anos com a timidez e não será da noite para o dia que irá deixar de tímido.

14. Procure ajuda terapêutica

A ajuda é sempre bem vinda, não tenha receio de consultar um especialista ou um psicólogo para te ajudar a diminuir sua timidez.

 15. Acredite em você e veja a diferença em sua vida

Acredite em você e siga enfrente, você tem plenas condições de seguir enfrente e vencer todo e qualquer obstáculo em sua vida.

Não desanime.

Se Você quer Você Pode.  Certamente pode!

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como vencer a timidez
  • timidez
  • como superar a timidez
  • dicas para vencer a timidez
  • pessoas retraídas
  • Vencer a timidez
  • Como Vencer a Timidez 15 DICAS
  • como vencer
  • como vencer a timidez e medo
  • como deixar de ser timido e ter atitude

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *