17 táticas para motivar sua equipe de trabalho e alcançar melhores resultados

Estar na frente da linha de comando de uma empresa ou departamento pode ser visto com certo glamour pelos demais colegas, amigos e familiares. Mas de forma prática sabemos que é um desafio que se renova todos os dias. Também sabemos que motivar sua equipe de trabalho é muito fácil e perfeito, mas apenas na teoria.

Ter um time de funcionários altamente treinados e trabalhando de forma harmônica em prol dos objetivos da empresa exige esforços grandiosos por parte do gestor.

Mas é possível alcançar melhores resultados através táticas que visem o bem-estar tanto do funcionário quanto do líder e também da empresa.

Separamos aqui 17 táticas para motivar sua equipe de colaboradores e alcançar melhores resultados empresariais.

Provavelmente algumas você já utilize na sua empresa, mas é sempre bom analisar para ver se sua equipe está no caminho certo.

As 17 táticas para motivar sua equipe de trabalho são:

  1. Focar na comunicação interna
  2. Apresentar com clareza quais são os objetivos da empresa
  3. Mostrar a importância do trabalho de cada membro para alcance do objetivo da empresa
  4. Estimular um ambiente de trabalho com foco no bom relacionamento
  5. Liderar pelo exemplo
  6. Conquistar a confiança
  7. Cobrar mais os resultados e não as ações
  8. Trabalhar na prevenção de conflitos
  9. Estabelecer desafios
  10. Identificar se o funcionário exerce a função certa dentro do time
  11. Analisar o quanto os funcionários se sentem valorizados dentro da empresa
  12. Aplicar a ferramenta de Brainstorming
  13. Liderar com humanidade
  14. Investir no conhecimento do funcionário
  15. Incentivar e reconhece os bons resultados
  16. Executar o feedback corretamente
  17. Celebrar as conquistas de cada, do conjunto e da empresa

Agora falaremos um pouco sobre cada uma delas.

·         Focar na comunicação interna

Você pode oferecer uma excelente estrutura física de trabalho, ter normas e procedimentos previamente estabelecidos, porém se não houver uma comunicação eficiente que englobe todas as áreas, sua empresa enfrentará sérios problemas.

Exemplo que acontecem com muitas empresas são procedimentos alterados pela gerência e que não são repassados a toda empresa.

Resolver essa questão é simples, estipule um prazo para que todas as áreas possam ser avisadas pelas mudanças e principalmente, certifique-se de que toda a equipe recebeu e compreendeu a informação completa sobre as alterações que ocorrerão antes de implantá-las.

Verificar a maneira de como é feita a comunicação é importante, lembre-se que cada área tem uma forma de compreender da informação, uma comunicação com uso de termos muito técnicos pode não ser de fácil compreensão para o pessoal de linha de produção, por exemplo.

 

·         Apresentar com clareza quais são os objetivos da empresa

Poucos são aqueles funcionários que conhecem ou buscam conhecer quais são os objetivos estratégicos de curto ou longo prazo da empresa onde trabalham.

Por isso, é necessário que o gestor ofereça o quanto de detalhes for possível sobre a estratégia e tática operacional, de forma clara, permitindo opiniões e sugestões de sua equipe.

É importante que a missão, visão e valores estejam expostos em local de visualização constante. Esta declaração quando bem alinhada faz com que seus colaboradores tenham mais engajamento e entendam o sentido pelo qual trabalham.

 

·         Mostrar a importância do trabalho de cada membro para alcance do objetivo da empresa

Mostrar a importância do trabalho de cada funcionário, facilita muito para o alcance dos objetivos estratégicos e é um grande desafio para um líder, mas também é uma maneira de manter sua equipe motivada.

Lembre-se de comentar nas reuniões sobre o quanto a empresa acredita no potencial de cada um e que todos juntos formam um time forte. As conquistas de cada um é também a conquista de todos.

Cada ser humano é único, então é necessário conhecer cada pessoa da sua equipe e mensurar os resultados que esta proporciona sabendo valorizar e incentivar a melhoria contínua.

 

·         Estimular um ambiente de trabalho com foco no bom relacionamento

As pessoas dedicam boa parte do tempo de suas vidas para as empresas em que trabalham.

Para motivar sua equipe de trabalho é preciso ações que deixem claro que não existem favoritos, sabe aquela história do ‘’protegido do chefe’’, você deve acabar com isso. Estimular o bom relacionamento através de meios que visem a meritocracia permite que seus colaboradores busquem melhorar sua performance e sua empresa só tem a ganhar com isso.

 

·         Liderar pelo exemplo

Um líder de sucesso é aquele que entende que sua função não é controlar as pessoas e sim inspirá-las ao desejo de se autossuperarem a resultados maiores que o esperado. Devendo exercer uma liderança servidora.

 

·         Conquistar a confiança

Se você deseja melhorar a eficácia dos resultados de sua empresa através do bom desempenho de sua equipe, você precisa ser confiável.

Uma boa dica aqui é sempre cumprir com sua palavra. Se prometeu bonificações por nível de desempenho ou atingimento de metas jamais deixe de honrar a promessa.

Cuidar sempre suas atitudes, o seu modo de falar de se vestir e expor suas opiniões devem ser coerentes com aquilo que você acredita e com a percepção que todos tem de você.

Não se esqueça que para conquistar a confiança o primeiro passo é você confiar. Confie nas pessoas que trabalham com você.

 

·         Cobrar mais os resultados e não as ações

Ninguém gosta de ter suas ações questionadas, mesmo que você esteja certo em cobrar ações, seu funcionário nunca irá concordar com você. Na hora de cobrar questione com base na mensuração dos resultados, porque para fatos não há argumentos.

 

·         Trabalhar na prevenção de conflitos

Trabalhar na prevenção de conflitos é estar sempre ao passo à frente das possíveis situações que podem ocorrer.

É ter flexibilidade proporcionando um ambiente com um bom clima organizacional.

Fazer uso da boa comunicação com sua equipe, ser cordial com seus subordinados, não é difícil vermos nas empresas aqueles gerentes que chegam no trabalho e sequer dão um bom dia para sua equipe, muitas vezes por estarem muito atarefados acabam não percebendo o quanto sua atitude influencia para um ambiente de trabalho saudável.

Ouvir com empatia é uma habilidade que ajuda muito na prevenção de conflitos.

Mesmo que você não concorde com os argumentos levantados pelo seu funcionário, estude formas de convence-lo de seu ponto de vista, se não foi possível, não encerre o assunto, diga que irá pensar a respeito e que depois vocês conversam. Às vezes é melhor dar uma pausa para ambas partes pensarem em seus pontos de vista e principalmente, para você encontrar uma solução compatível para situação.

 

·         Estabelecer desafios

Mesmo que sua equipe não trabalhe com metas, você pode fazer uso da criatividade e elaborar desafios plausíveis para serem cumpridos.

Isso faz com que o trabalho faça mais sentido para cada um e quebra um a rotina.

 

·         Identificar se o funcionário exerce a função certa dentro do time

Mensurar os resultados, verificando o rendimento de cada colaborador pode ser uma boa estratégia para saber se todos os funcionários estão na função correta.

Veja se há possibilidade de fazer a troca de tarefas por determinado período. Claro que isso depende muito do tipo de trabalho realizado, mas é uma tática que permite maior clareza da aptidão de cada um podendo ter excelentes impactos no resultado de sua empresa.

 

·         Analisar o quanto os funcionários se sentem valorizados pela empresa

O grau de satisfação de cada pessoa é algo bastante relativo. Uma boa dica é fazer uso de pesquisas de clima. Mas com uma boa analise do rendimento de cada um você consegue verificar se sua equipe se sente valorizada.

 

·         Aplicar a ferramenta Brainstorming

O brainstorming ou tempestade de ideias é uma ferramenta bastante útil quando se deseja alcançar a solução de determinado problema através da participação dos colaboradores.  Com ela todos têm a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões em um debate livre, o que proporciona ao grupo o uso da criatividade trazendo soluções inovadoras.

 

·           Liderar com humanidade

Mostrar ao seu funcionário que ele é mais do que apenas um número.

Se achar que ele está enfrentando algum problema pessoal tenha interesse em saber e não custa perguntar se não há algo que você ou a empresa possam ajudar.

 

·           Investir no conhecimento do funcionário

Com o crescimento do ensino a distância hoje muitas empresas fazem uso da universidade corporativa, como um meio de estimular atualização e melhor profissionalização de sua equipe.

 

·           Incentivar e reconhecer os bons resultados

Nem sempre as empresas costumam dividir com seus funcionários os bons momentos pelos quais passam, então por que não fazer a diferença e ser um líder que sabe incentivar e reconhecer quando os resultados estão de acordo com o previsto.

 

·           Executar o feedback corretamente

Não tem como não falar em motivação e liderança sem esquecer o feedback.

O feedback sempre foi e continuará sendo uma ótima maneira de manifestar aos seus colaboradores os aspectos positivos e negativos de suas performances.

E, vale lembrar, que quando o funcionário apresenta baixo índice de rendimento o feedback não deve ser feito na frente dos demais colegas.

 

·           Celebrar as conquistas de cada um, do conjunto e da empresa

Essa tática é muito importante para ser ter uma equipe fortemente engajada em continuar obtendo bons resultados.

Celebre com sua equipe e seja um líder motivador.

 

Espero que este artigo tenha te ajudado a ter ideias de como melhorar os resultados da sua empresa através de uma equipe motivada.

Se você gostou compartilhe!

 

 

Crédito das imagens:

 

https://www.freepik.es

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *