6 Perfis de Clientes Difíceis de Lidar

O segredo da sustentabilidade de seu negócio está intrinsecamente ligado ao número de pessoas que seu produto ou serviço irá beneficiar.  Aquela máxima de que o cliente tem sempre razão, não deixa dúvida, que ele deve ser o ponto mais respeitado em um empreendimento.

Entretanto, sabemos que as pessoas são diferentes, algumas pessoas são extremamente exigentes, outras nem tanto, algumas são mais compreensivas, algumas são bastante atenciosas e pacientes, já outras são muito impacientes, e tem aquelas que são muito agressivas, detalhistas e até certo ponto mal educadas.

Estabelecer um bom relacionamento com seu cliente é algo que requer bastante psicologia, treinamento, compreensão e sensibilidade.

A missão das empresas de qualquer ramo deve ser: entender quais são os anseios e necessidades de seus clientes, as principais objeções e quais são suas dores, para então, proporcionar a solução daquilo que ele deseja e necessita.

 

6 Perfis de clientes e como atender suas expectativas

 

1º Perfil – cliente bom de conversa

É aquele que entra em sua empresa e não se importa de conversar várias horas sobre os produtos, deseja saber tudo sobre as vantagens e as desvantagens que você oferece, muitas vezes não realiza nenhuma compra, mas estuda criteriosamente seu atendimento, sua postura e seus argumentos.

Para lidar com este perfil é necessário escutá-lo com atenção, mantendo uma postura formal e responder às dúvidas com objetividade, não omitir nenhuma informação, não tentar induzi-lo, deixe que ele decida ou não pela compra e quem sabe não poderá ser seu melhor cliente no futuro.

2º Perfil – cliente indeciso

Este perfil geralmente demostra timidez e insegurança, é de poucas palavras, é bom ouvinte pouco argumentador, mas por vezes é muito analítico e criterioso, presta muito atenção ao que lhe dizem.

Para lidar com é ele preciso demonstrar confiança e fazer com que se sinta tranquilo, não o pressione a decidir rapidamente pelo que deseja, pois poderá adquirir algo que não satisfaça sua necessidade e podendo pedir devolução dias depois, ou até nem voltar mais a sua empresa por vergonha de não ter gostado do que adquiriu.

3º Perfil – cliente que vai direto ao ponto

Este sabe o que quer e não tem tempo a perder, denota sempre objetividade. Não gosta de muitas explicações, normalmente já estudou antes de sair de casa as características de seu produto ou serviço, então ele vai apenas para comprar e ponto.

Seja cortês e mantenha uma postura firme, respondendo suas dúvidas sem enrolação agindo sempre com clareza e precisão nas suas argumentações.

4º Perfil – cliente arrogante

Este se sente dono do mundo, se auto idolatra, demonstra muita segurança sobre si, geralmente descasca uma porção de críticas sobre o produto, sobre a empresa sobre o atendimento. Não é fácil lidar com este perfil, ele nunca se dá por plenamente satisfeito, só efetua compra depois de concluir que as garantias oferecidas, o preço e os resultados estão de acordo com que deseja.

Para lidar com ele deve-se demonstrar acima de tudo conhecimento, paciência e segurança, não tenha pressa em responder seus questionamentos, destacando sua experiência e habilidades, para assim ganhar sua confiança e satisfazer suas necessidades.

5º Perfil – cliente raivoso

Quem já não experimentou a situação de lidar um uma pessoa extremamente nervosa, descontrolada e agressiva. Este perfil é o mais muito difícil de lidar, exige muita cautela, são pessoas de natureza agressiva que não se importam de fazer um escândalo na frente de outras pessoas quando não satisfeitas suas necessidades.

Enfrentar essas pessoas tem que haver muita calma, paciência e sempre manter o profissionalismo. Saiba ouvir e procure não dizer nada que pareça ir a desacordo com que ele está expondo. Não leve para o lado pessoal e mostre que você se interessa por ele e está preocupado em solucionar a situação.

6º Perfil – cliente amigo carente

É aquele velho contador de histórias de sua vida pessoal, busca antes da compra espreitar um vinculo de amizade, embora pareça que irá fazer muitas compras, porque olha preço experimenta e elogia, entretanto, muitas vezes até não compra nada, dando várias desculpas para justificar sua decisão.

A empatia é a chave para manter uma boa e saudável relação entre este perfil, buscar sempre relacionar a história dele com que deseja comprar, mostrando muito interesse em satisfazer sua necessidade.

 O grande segredo para o perfeito atendimento ao seu cliente é não medir esforços em treinamento de seus funcionários, para que os mesmos possam desenvolver sempre a gentileza, simpatia, cordialidade, empatia e assim reconhecer os diversos estilos de clientes e atender suas necessidades.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como lhe da com um cliente arrogante

2 Comentários

  1. Olá Elisangela!

    Trabalhar com o público não é fácil e existem pessoas “para todos os gostos”… Parabéns pelo excelente trabalho e muito sucesso.

    • Elisangela Pereira

      Olá Thomas.

      Muito obrigada!

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *