11 Dicas para alcançar a Felicidade no Trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para alcançar a felicidade no trabalho é fundamental saber escolher a empresa que se vai trabalhar, gostar do que faz, realizar cada compromisso com amor e dedicação e claro ser reconhecido.

Nem sempre é possível fazer a escolha da empresa, pois quase sempre o que conta é estar empregado e ter um salário para poder pagar suas contas, poder alimentar-se, vestir-se, estudar, etc.

 O conceito felicidade é algo subjetivo, isto porque, cada pessoa possui uma história de vida particular com valores diferentes, e o que pode ser considerado bom para uma pessoa pode não ser bom para outra.

 O dicionário Aurélio, conceitua felicidade como qualidade ou estado de feliz, bom êxito e por ultimo de sucesso.

 Sucesso é o que todos buscam em suas carreiras profissionais, só que para alcançá-lo precisamos manter um conjunto de atitudes diárias necessárias para administrar nossas tarefas profissionais e pessoais e assim poder desfrutar do que consideramos particularmente como felicidade.

 Uma empresa que proporciona um ambiente de trabalho, sadio, seguro, que possui programas de incentivo aos seus colaboradores, planos de cargos e salários, que são transparentes nas suas estratégias empresariais, permitindo que haja cooperação através de novas ideias, deixando clara a valorização do individuo, e ainda investem na motivação de seus funcionários. Com estas características e tantas outras não descritas aqui, é bastante provável que grande parte de seus colaboradores estejam felizes com o que fazem e orgulhosos por fazer parte desta equipe.

Entretanto, alcançar a felicidade no trabalho, está mais relacionado ao perfil pessoal do que aos benefícios que uma empresa pode oferecer.

Alcançando a Felicidade no trabalho

Seguem algumas sugestões para refletir sobre como alcançar felicidade no trabalho:

 1. Antes de iniciar a rotina de trabalho, listar por prioridade todas as tarefas a serem executadas no dia e ao final do dia faça um check list se todas foram realizadas. É boa a sensação de dever cumprido.

2. Ter um propósito de vida e planos para o futuro, traçar objetivos, saber aonde quer chegar e como seu trabalho é importante para o alcançar esta meta, serve como motivação diária.

 3. Enxergar o trabalho como um desafio a ser superado, acreditando em seu potencial para cumprir prazos e tarefas com perfeição, competindo com você mesmo, transforma seu trabalho em algo mais estimulante.

 4. Sempre realizar pausas em seu trabalho, seja para fazer um lanche, para beber água, porque horas de trabalho a fio podem diminuir a qualidade da tarefa.

 5. Manter-se calmo diante de situações conflitantes ou de muita pressão ajuda a tomar decisões mais sensatas e evita o stress.

  6. Acabou a jornada de trabalho, deve-se viver a vida e ser feliz, o que quer dizer, não ficar pensando nas tarefas que irá executar no dia seguinte, na empresa, nos prazos… Deve-se tentar o máximo realizar atividades como: interação com os amigos, dedicar-se a família, ler um bom livro estudar, etc.

 7. Ser um otimista pleno, sempre visualizando o lado bom das coisas, acreditando sempre que tudo passa e para tudo há solução.

 8. Ter bom relacionamento interpessoal com os colegas e possuir espírito de ajuda, se perceber que alguém precisa de ajuda no trabalho ou em questões particulares, não hesite em ajudar. Quando ajudamos a pessoas nos sentimos mais felizes.

9.  Aprender a dizer não a situações que não são benéficas ou que podem lhe trazer algum problema no futuro ou ainda, que fuja do que considera correto.

 10. Trabalhar a paciência é saber que plantar hoje para colher amanhã, faz parte da vida. Por isso, não se desespere por qualquer motivo.

 11. Não trabalhar pensando somente no dinheiro. Associar o trabalho com seu propósito de vida. Ficar pensando que você ganha pouco, que o dono da empresa está enriquecendo não adianta para nada. 

 Se você acredita não ser valorizado como merece, então valorize-se, vá a busca de novas oportunidades, use a criatividade para fazer algo diferente.

Na vida existem aqueles que fazem as coisas acontecerem e aqueles que apenas assistem os acontecimentos. Não seja telespectador passivo de sua história, tome atitudes e seja feliz. 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • felicidade no Trabalho
  • porque é difícil associar a felicidade ao trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *