Benefícios do Coaching Na Carreira Profissional – Parte I


coachingEntre os vários benefícios que o Coaching apresenta, destaca-se a capacidade de potencializar e conduzir pessoas para que atinjam seus objetivos de maneira rápida e eficaz. Diante desta importância o presente artigo discorre sobre alguns benefícios que o Coaching pode gerar na carreira profissional.

A origem do Coaching

A História relata que a palavra de origem inglesa “Coach” surgiu na idade média, com significado de carruagem. Isso porque foi na cidade de Kocs na Hungria, onde se produziu as primeiras carruagens com suspensão feitas de molas denominada Coaches, que realizam o transporte de viajantes de um lugar para o outro.

⇒Depois passaram a utilizar o termo Coach nas universidades inglesas, referindo-se aos professores “mestres e tutores” os quais auxiliavam os alunos a terem melhor desempenho nos exames.

⇒Em 1931 o coach passou ser usado no meio esportivo e talvez por isso destaca-se o significado que a palavra possui hoje de “treinador”.

⇒Em 1950 foi que a terminologia foi inserida no meio corporativo, ganhando força e a importância que conhecemos atualmente.

Mas o que é Coaching?

Coaching é um conjunto de técnicas utilizadas para ajudar as pessoas identificarem o estado que se encontram e traçarem metas para alcançar aonde se deseja chegar.  Possibilita o desenvolvimento de várias competências individuais ou em grupos, fortalecendo a autoconfiança do individuo, de modo que o mesmo possa alcançar de maneira mais rápida seus objetivos.

É a habilidade de gerenciar e conduzir pessoas para a realização de seus sonhos.  O foco do coaching são ações que promovam investigar, avaliar e refletir. Fazendo com que o individuo descubra seus pontos a desenvolver e suas qualidades, conscientizando-se do que deseja para sua carreira e sua vida, tornando-se mais autoconfiante e focado nos resultados.

Benefícios do Coaching na carreira profissional

Diante do que foi exposto conclui-se que o coaching pode ajudar muito na carreira profissional, já que tem o poder de desenvolver várias competências, proporcionando resultados mais eficazes tanto pessoais quanto profissionais.

Gerando mais autoconfiança, determinação, diminuindo níveis de stress, estimulando sua capacidade intelectual, fortalecendo a capacidade para tomada de decisões, a maneira de comunicar-se, etc.

As empresas buscam serviços de coaching para ajudar seus profissionais de modo que haja uma aceleração nos resultados operacionais, e também para que o mesmo possa dar seu melhor, tornando mais comprometido e integrando seus objetivos com os objetivos da empresa.

 Este texto possui uma continuação.

Clique Aqui para ler!

—————————————————————————————————————————–

 Referências

http://www.ibccoaching.com.br

http://www.febracis.com.br



Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *