Benefícios do Coaching Na Carreira Profissional – Parte II

Continuação do texto Benefícios do Coaching Na Carreira Profissional – Parte I

No texto anterior foi apresentado a origem, o significado e alguns benefícios do Coaching  na carreira profissional.  E para dar sequência sobre o tema se faz necessário conhecer mais sobre os tipos de coaching, o profissional de coaching e como funciona na prática o uso dessas ferramentas que tem por objetivo de conduzir pessoas de um lugar ao outro por meio de ações, encurtando o tempo de suas metas e trazendo resultados eficazes.coaching parte 2

O mercado do Coaching é bastante abrangente, existindo desde serviços voltados no desenvolvimento de carreira, na área pessoal, familiar, financeira, o coaching de negócios, de vendas, coaching de sucesso, etc. Nota-se que suas ferramentas são altamente flexíveis e podem ser adaptada à diversas áreas.

Diferença entre Coaching, Coach, Coaches e Coachee

Certamente você já ouviu estas palavras Coach, Coaching, Coaches e Coachee. Mas saberia responder o que elas significam e quais são as diferenças?

  • COACH

É o profissional que exerce a profissão de coaching, treinando e desenvolvendo potencialidades de uma pessoa, quando se refere ao meio esportivo o coach é a figura do treinador. Em outros contextos além do meio empresarial, coach é uma espécie de tutor que orienta e acompanha o progresso de seu aluno no alcance dos resultados.

  • COACHES 

É o plural da palavra coach.

  • COACHING

Nada mais é do que o conjunto de técnicas utilizadas pelo Coach.

  • COACHEE 

É o cliente que o coach ajuda no processo de desenvolvimento, lembra-se da carruagem? Então, o coachee seria a figura do passageiro transportado de um lugar a outro.

Os tipos de Coaching e o Profissional de Coaching  nas empresas

No Contexto empresarial, existem dois tipos de coaching:

  • O Coaching informal que é aquele usado de maneira mais simples, aplicado diariamente no cotidiano dos colaboradores, muitas vezes pelo líder coaching;
  • e o Coaching formal, aquele que é realizado por meio de um contrato, em que um profissional devidamente qualificado, aplica o conjunto de técnicas e metodologias coaching. Para que os colaboradores consigam lidar com situações desfavoráveis, reforçando sua motivação, aumentando a autoconfiança, que consigam identificar seus desejos e objetivos e acima de tudo que encontrem maneiras eficientes de agir em busca de resultados.

O coach trabalha com um conjunto de técnicas que ao final induz o coachee a encontrar maneiras de seguir no processo de desenvolvimento, ou seja, ele ajuda-o a olhar para dentro de si e a ter autoconhecimento, aumento de desempenho em suas tarefas, que se satisfaça e se torne um profissional realizado, e uma pessoa mais confiante e motivada para vida.

Importante ressaltar que o profissional de coaching deve ser uma pessoa devidamente qualificada, e atualmente existem diversos cursos no mercado que formam e capacitam ótimos Coaches.

A profissão Coaching de fato é fantástica, pois cria um novo processo de aprendizagem potencializando as habilidades e ensinando a usar seus talentos de maneira mais efetiva na vida pessoal e profissional.

 

—————————————————————————————————————————

Continuação do texto Benefícios do Coaching Na Carreira Profissional – Parte I

http://atitudeenegocios.com/beneficios-coaching-pode-gerar-na-carreira/

Saiba Mais Acesse: 

http://www.ibccoaching.com.br

http://www.febracis.com.br

 

Elisângela Pereira

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *