Business Model Canvas: O que é? E Como Fazer um Para Minha Empresa?

Business Model Canvas

Para auxiliar na visualização do modelo de negócio de uma empresa e em seu planejamento estratégico seja grande ou pequena, inicial ou já atuante no mercado, a ferramenta Canvas ou Business Model Canvas mostra através de um mapa visual a representação resumida dos principais elementos que constituem uma organização, dividido em 9 blocos.

Trata-se de um modelo inovador dinâmico, de fácil elaboração e interpretação que auxilia empreendedores na criação de soluções para resolver problemas existentes, permitindo traçar planos de ação de acordo com a realidade da empresa.

Pela facilidade de reunir, organizar e até mesmo alterar dados de um modelo de negócio. O Canvas é muito utilizado para desenhar Startups em fase inicial, ajudando jovens empreendedores na hora de buscar investimento para acelerar o crescimento de seus negócios.

Veja o Modelo abaixo:

Canvas
Business Model Canvas

Como é o Canvas na prática?

O Canvas foi proposto pela primeira vez através da tese de Alexander Osterwalder, onde trouxe um modelo de negócios baseado na descrição da logica de funcionamento de uma empresa em todas as áreas de atuação, evidenciando a maneira de como a mesma desenvolve, compartilha e captura valor de seus produtos e serviços através de todos os canais por onde percorrem o fluxo de informação, de forma que atendam os objetivos desejados pela empresa.

É composto por nove Blocos que são: Segmentos de Clientes, Proposições de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos-Chave, Atividades-Chave, Parcerias-Chave e Estrutura de Custos.

 

#1. Proposta de Valor: nesta parte são descritos as soluções que a empresa propõe a oferecer para resolver os problemas de seus clientes.

Dentro da proposta de valor deve conter quais benefícios o produto/serviço oferece, qual o preço ofertado, quais são os diferenciais, devendo justificar o porquê os clientes comprariam de sua empresa e não de seus concorrentes.

#2. Segmentos de Clientes: na parte de segmentação de clientes é descrito o perfil do público alvo, quais são suas preferências, seus comportamentos, faixa etária, onde estão localizados, enfim, todas as informações necessárias que ajudarão a elaborar a projeção de vendas e se o empreendimento proporcionará lucratividade.

#3. Relacionamento com o Consumidor: é a parte que apresenta como a empresa irá se relacionar com seus clientes, para estabelecer sua proposta de valor.

Se será pelo atendimento online no caso se for um e-commerce, se será um atendimento pessoal através de um ponto de venda. Sempre levando em consideração a ótica do cliente, na maneira de como ele gostaria de entrar em contato com sua empresa.

#4. Canais de Distribuição: trata-se dos meios que serão estabelecidos a comunicação com os clientes, seja através das mídias sociais, anúncios patrocinados, publicidade e propaganda em veículos tradicionais como televisão, rádio, revistas e jornais. E como será feita a distribuição, pelos correios, empresa transportadora. Pode-se também descrever como será feito o pós venda e o serviço de atendimento ao consumidor.

#5. Atividades Chaves: dentro do espaço de atividades chaves é enumerada as tarefas que serão executadas para construir a proposta de valor.

Como serão as etapas da linha de produção, no caso de uma indústria, ou como será resolvido o problema no caso de uma prestação de serviços.

#6. Recursos Chaves: definido as atividades chaves da empresa o próximo passo é descrever como serão executadas estas atividades, quais são as máquinas utilizadas, o número de pessoas contratadas para operacionalizar a produção, onde será alojado os maquinários e as pessoas para trabalhar, o quanto de investimento financeiro será necessário para investir em todos os recursos.

#7. Parceiros Chaves: como parcerias chaves deve ser descrito quais serão os principais fornecedores que ajudarão a empresa a oferecer sua proposta de valor. Um bom exemplo disso é a terceirização, muitas empresas tem a necessidade de terceirizar determinados serviços que não são sua atividade principal, como por exemplo, um escritório de contabilidade ou uma empresa de consultoria.

As parcerias chaves ajudarão a empresa em suas estratégias e resultados.

#8. Fluxo de Receita: é apresentado o quanto os clientes estarão dispostos a pagar pela proposta de valor oferecida pela empresa e quais serão as formas de pagamento, prazos, entre outros.

#9. Estrutura de Custos: toda a etapa de processo de uma empresa tem seus custos de produção e manutenção da atividade que devem ser descritos na estrutura de custos.

Para facilitar o ideal é fazer a correta classificação entre os fixos e variáveis, de maneira que facilite a visualização dos custos mais caros de cada etapa, ajudando a observar se são menores ou maiores que o fluxo de receitas.

 

 Conclusão

Como se pode observar os nove blocos do modelo Business Model Canvas são totalmente integrados o que facilita a visualização do ciclo de processos de uma empresa.

Sua grande vantagem está em poder ter as mãos em qualquer tempo em uma simples folha de papel, a forma lógica de como uma empresa cria, entrega e captura valor.

O Canvas é a construção de um modelo de negócios de uma forma simples, visual e dinâmica.

O Canvas não substitui um Plano de Negócio, porque é focado no dia a dia da empresa, enquanto que o Plano de Negócio é uma ferramenta que demonstra a implementação de uma empresa ao longo do tempo.

Vale lembrar que embora se possa desenhar em poucos minutos um Canvas, isto não significa que o processo de elaboração de um modelo de negócio seja rápido, pois no mundo dos negócios tudo envolve pesquisa e análise o que levam tempo para se realizar, mas depois dos dados coletados de fato, fazer uma matriz canvas torna-se algo extremamente fácil e útil para tomada de decisão.

Espero que este artigo seja útil para você, se gostou compartilhe!!! 

 http://www.abstartups.com.br/business-model-canvas

Crédito da Imagem: 2nix em FreeDigitalPhotos.net

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • matriz canvas
  • etapas do modelo canvas
  • 9 significados dividido
  • atividades chaves dentro da empresa
  • Canvas justificado
  • recursos principais canvas
  • como preencher o canvas
  • comobe definido o bloco de relacionamento no canvas
  • definição de todos os elemrntos do modelo canvas
  • elementos de estilo canvas

Se você Gostou do Artigo, se Inscreva em Nossa lista Para Receber Nossas Atualizações  e Baixe Um eBook Sobre Plano de Negócio.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *