Como Estimular a Criatividade em sua Empresa

Como estimular a criatividade em sua empresa

Como Manter a criatividade em sua Empresa? Vivemos em tempos em que as informações e novas tecnologias têm domínio absoluto em todo mundo, de modo que, informações são compartilhadas instantaneamente o tempo inteiro, isso tem tornado as pessoas mais curiosas e ao mesmo tempo volúveis em relação aos seus gostos, opiniões e costumes, por isso, o desafio das empresas é acompanhar de perto estas mudanças. Potencializar a criatividade dentro de seu ambiente organizacional pode ser um bom indicador de resultado.

Empresas que tendem a estimular a criatividade geralmente são empresas que apresentam bons resultados em seus balanços.

Desenvolver um ambiente criativo dentro de sua empresa faz com que aumentem as chances de crescimento, ao mesmo tempo em que ajuda no crescimento profissional daqueles que participam do processo, ou seja, os colaboradores.

Empresas de cultura mais rígidas que cobram excessivamente por resultado, nem sempre são empresas que desenvolvem inovação em seus processos gerenciais e operacionais, muitas vezes, não pela ausência de criatividade, elas até podem ter muitos colaboradores criativos, mas, certamente, o ambiente não faz com estes se sintam à vontade para sugerir ideias e dar opiniões.

Consequências de um ambiente organizacional que não Estimula a Criatividade

Um ambiente organizacional onde as pessoas não são criativas e nem estimuladas a desenvolver a criatividade, pode apresentar vários aspectos negativos, que em longo prazo serão prejudiciais à empresa.

Veja algumas consequências da falta de criatividade no ambiente organizacional:

  • Preguiça em desenvolver novas ideias

A falta de criatividade faz com que os colaboradores tornem-se preguiçosos, sem imaginação para ter novas ideias, mesmo que seja sobre detalhes de algum processo de trabalho.

  • Acomodação

A ausência de criatividade abre espaço para acomodação. Pessoas acomodadas não dão sugestões de melhorias, nem sequer conseguem visualizar melhorias depois de algum tempo acostumadas com suas tarefas.

  • Estagnação

A ausência de um ambiente criativo gera a estagnação, isso pode comprometer a qualidade final dos produtos e serviços prestados, além de perda de mercado.

  • Ausência de Inovação

Um ambiente sem pessoas criativas = um ambiente sem inovação.

  • Desmotivação

Um ambiente sem criatividade e inovação gera estagnação e monotonia fatores essenciais para dar espaço à desmotivação.

Com tantos resultados negativos não resta dúvida da importância de estimular a criatividade dentro do ambiente organizacional.

Como estimular a criatividade dentro do ambiente organizacional?

Apostar nos potenciais dos colaboradores: reconhecer as aptidões de cada membro da equipe e permitir que realizem tarefas que certamente terão melhor desempenho.

Permite ao colaborador maior autonomia e confiança, faz com que ele tenha mais atenção e se sinta à vontade de dar opinião.

  • Incentivar a Proatividade: é muito bom ter colaboradores que executam suas tarefas eficientemente e sempre além do que lhe é pedido.

Tão importante quanto ter colaboradores assim é a responsabilidade de incentivar, seja com elogios ou premiações.

  • Desenvolver uma liderança participativa: permitir que os colaboradores façam parte de certas decisões que envolvam seu trabalho e o futuro da empresa, faz com que se sintam importantes e estimula o senso criativo de cada um, e por meio de várias ideias pode-se gerar estratégias mais eficientes para empresa.
  • Incentivar o trabalho em equipe: fazer com que fique claro para cada colaborador a importância de seu trabalho em relação aos resultados.

Apoiar e estimular o trabalho em equipe é um fator determinante para evitar a acomodação e o vazio de ideias, assim a empresa estará sempre dando oportunidade para desenvolver a inovação.

 Conclusão

Tão importante quanto estimular a criatividade é perceber o diferencial de cada pessoa e buscar sempre por pessoas com ambição em se desenvolver profissionalmente.

Colaboradores com perfis empreendedores e criativos são ativos que merecem atenção e cuidado dentro da organização.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • criatividade nas empresas
  • criatividade no trabalho
  • importancia da criatividade nas empresas

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *