Como motivar uma equipe de trabalho? Confira 13 dicas importantes

Você sabe como motivar uma equipe de trabalho? Bem, antes de lhe apresentar a resposta vamos refletir um pouco…

A empresa é um lugar onde passamos a maior parte do nosso dia e onde trabalhamos com pessoas de diferentes personalidades, crenças e valores e cada uma tem seus sonhos, desejos e suas motivações. Com uma rotina cansativa ao longo do tempo é normal a perda de entusiasmo, muitas vezes ocasionado pela falta de incentivos pelos cargos de liderança e políticas organizacionais.

Fato que colabora para o surgimento de vários outros problemas como, por exemplo, baixa produtividade, ineficiência na produção resultando em má qualidade dos produtos, alta rotatividade e entre tantos outros.

A motivação empresarial é o fator chave para o sucesso de uma empresa, das equipes de trabalho, do líder e de cada colaborador, porque é ela que impulsiona todos a irem à busca de seus objetivos, dando o seu melhor porque sabem que serão bem recompensados no final.

Se você exerce um cargo de chefia compreende que manter uma equipe equilibrada e coesa e permanente motivada não é uma tarefa fácil. 

Com tantos perfis diferentes muitas vezes é inevitável conflitos de interesses, falhas na comunicação e de relacionamento entre colegas (sempre tem aqueles que não aceitam as diferenças de opinião ou limitações do outro), o que gera um desconforto e descontentamento, contribuindo para que o ambiente de trabalho torne-se desestimulante, propiciando para desmotivação e se não for tomado algumas medidas pelo líder aos poucos isso vai se tornando um grave problema.

E a desmotivação não é apenas prejudicial no comportamento dentro das empresas, como também na qualidade de vida da um.

Por esta razão, este artigo apresenta algumas sugestões que pode ajudar líderes a melhorar a sua gestão, diminuir problemas e manter sua equipe de trabalho bastante motivada.

 13  dicas de como motivar uma equipe de trabalho

(1) Estimule a autogestão 

 Estimular a autogestão significa instigar o colaborador a propor ideias e soluções para os problemas e dificuldades apresentadas em suas tarefas e rotinas da empresa.

Também faz com que o colaborador e toda equipe sintam liberdade para discutir a respeito de questões administrativas e mais valorizados pelo seu líder.

(2) Elogie de forma geral e individual

 É muito importante e motivador para equipes de trabalho quando recebem elogios de seus líderes pelos resultados e conquistas atingidas pela empresa. Por isso, elogiar coletivamente faz muito bem para ambiente de trabalho.

E, elogiar também de forma individual cada colaborador quando este merecer, faz com que se mantenha motivado para continuar dando o melhor de si em suas tarefas.

(3) Enfatize sempre importância de cada um dentro de um contexto geral 

Além de elogios, equipes de trabalho gostam de sentirem-se importantes para empresa, por esta razão é fundamental o líder deixar bem claro a importância que cada um possui dentro contexto geral para a empresa e o quanto a força de trabalho de cada um deles forma um elo bastante forte dos grandes resultados atingidos.

Deixe claro para sua equipe a visão e os objetivos da empresa e o quanto ela reconhece a importância do trabalho de cada um dentro deste processo.

(4) Estipule metas

 Metas desafiadoras que façam sentindo para equipe é importante para que todos tenham uma razão para batalhar todos os dias. Mas é importante que as metas sejam atingíveis e relevantes para empresa e para o grupo.

(5) Premie

Para cada resultado uma premiação. É preciso usar sua criatividade para dispor de benefícios para cada grande resultado atingido. Isso fará com que as pessoas mantenham sua motivação e comprometimento com a empresa.

(6) Dê liberdade para a participação em decisões importantes 

Este tipo de ação elimina o susto muito comum que acontece com frequência em grandes companhias.

Quando uma decisão é transmitida e pega as pessoas de surpresas, a tendência é a pessoas a agirem com um pouco de resistência para as mudanças.

Se o assunto for de caráter sigiloso o ideal é preparar sua equipe para o momento da revelação das mudanças, mas se não for, permitir que os funcionários participem é uma situação que os torna mais motivados e participativos.

(7) Escute o que eles têm a dizer sobre melhorias

Uma liderança um pouco liberal faz com que todos se sintam bem e mais participativos. Escutar a opinião de cada um facilita ao líder compreender o que eles desejam como melhorias, permitindo decidir qual a melhor solução para cada situação.

(8) Incentive-os para o crescimento pessoal 

Incentivar para o crescimento pessoal é a parte mais apaixonante do exercício da liderança.

Deveria ser uma obrigação para todo o líder incentivar cada colaborador enxergar o caminho para seu desenvolvimento e sucesso no futuro.

(9) Trate todos iguais 

O tratamento do líder deve sempre ser respeitosamente igual para todos os funcionários. Isso faz com relacionamento profissional dentro da equipe seja baseado em respeito pleno.

(10) Assumi para si os erros

Compartilhar os erros com equipe nem sempre é vista com bons olhos por todos. Mas um bom líder jamais vai apontar o erro para um responsável.

Algumas vezes, ele entende o erro como erro geral de sua equipe, mas assumi para si todas as responsabilidades e culpa, jamais aponta um culpado.

(11) Disponibilize boas ferramentas de trabalho 

 Para ter uma equipe 100% motivada é fundamental o líder sempre buscar alternativas para oferecer boas ferramentas de trabalho a cada colaborador de sua equipe. Uma equipe que dispõe de bons materiais de trabalho é bem mais produtiva.

(12) Peça desculpas

 O fato de liderar não significa que você não irá cometer erros, mas sempre que perceber que fez algo errado, ou que tomou a decisão equivocada, a humildade de pedir desculpas faz com que sua equipe o admire e respeite ainda mais.

(13) Divida os problemas com todos 

Dividir problemas de difícil solução com equipe de trabalho é uma maneira eficiente de manter a união e de encontrar facilmente a solução, pois várias cabeças pensam muito melhor do que uma só.

E aí, se identificou com estas dicas. Isso faz sentido para você?

Deixe a sua opinião nos comentários.

E se gostou deste texto, compartilhe!

2 Comentários

  1. Igor

    Muito boas dicas, já fazia maioria delas e de fato o resultado e sensacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *