Como vencer a resistência no trabalho

 

Mudanças no mundo dos negócios são constantes, e não poderia ser diferente, já que vivemos na era da tecnologia, onde se o seu produto ou serviço não tiver um diferencial pode perder competitividade ou não gerar os resultados esperados. Visando isso, as empresas são obrigadas a melhorar sua performance, mudar conceitos, criar novas estratégias e modelos empresariais que atendam à perspectiva do mercado.

No entanto, uma das grandes adversidades que muitas empresas enfrentam ao implantar novos modelos de gestão é a resistência  que alguns colaboradores tem  ao se deparar com mudanças drásticas e imediatas, que são necessárias para estratégia das empresas.

Mas como vencer a resistência no trabalho?

Mudar processos muitas vezes causam resistência em alguns colaboradores, esse é um desafio que as empresas devem estar atentas. Preparar seus colaboradores para as mudanças é muito importante e pode influenciar muito nos resultados.
O que geralmente acontece é que as empresas não destacam a importância do colaborador a frente ao processo, não informam o plano de mudanças em seu desenvolvimento, não fazem com que seus colaboradores de sintam parte importante da engrenagem.

Os colaboradores devem ter em mente que as mudanças são estratégias empresariais que não se pode fugir, cabe se perguntar o que pode “ele” (colaborador) fazer para melhorar este processo de mudança, uma vez, que será o ponto chave da implantação, o que teria a mais para oferecer neste momento. Querer muito fazer parte do processo, buscar informações de seus gerentes é uma forma demonstrar que está preparado e de mostrar total interesse pelas mudanças de sua empresa.

A grande questão é que as pessoas não gostam de mudanças, principalmente quando já estão acostumadas com a rotina de seu trabalho, por essa razão tornam-se resistentes. Isso é normal, porque sabem que recursos utilizar, se acontecer este ou aquele problema. Estão seguras de sua função e de sua tarefa.

Quando se apresenta um cenário de mudanças, surge o medo, a insegurança, o desafio de lidar com o desconhecido, e assumir riscos que antes o processo não apresentava, pois estavam acostumados com rotina.

Existem profissionais que temem perder seu cargo, achando que podem não conseguir aprender estes novos processos, ou ainda, que novas mudanças poderão dar lugar a novas pessoas mais capacitadas.

O que deve ficar claro, é que mudanças são parte do atual modelo de negócios do mundo empresarial, e todos devem estar preparados para isso. Então, profissional tem a obrigação de estar atento às mudanças, de dizer não ao comodismo, buscar capacitação constante e querer fazer parte do processo que está inevitavelmente inserido, o que resultará no sucesso de todos.

Quanto a empresa, ela precisa preparar o cenário para implantação das mudanças, não deve ser tão radical em querer mudar processos do dia para noite.

É preciso preparar as equipes de trabalho informando com antecedência as mudanças e estar preparada para possíveis rejeições de seus colaboradores.

 

 

Crédito da imagem: basketman e Sira Anamwong – FreeDigitalPhotos.net

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • oq as empresas enfrentam com a resistencia para as mudanças dos clientes
  • como vencer a resistência à mudança
  • da resistencia para o trabalho
  • resistência dos trabalho
  • resistencia no trabalho
  • resistencia por parte de funcionarios
  • resistencia trabalho

2 Comentários

  1. Pingback: As 13 melhores dicas de como motivar uma equipe de trabalho - Oratória & Liderança - Carreira e Empreededorismo

  2. ULISES ROBOSN

    Assuntos muito importantes e muito bom para informações no âmbito do trabalhão. Aprendi mais um pouco o que devemos fazer para um dia melhor na empresa que trabalhamos.
    Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *