Como fazer sua empresa crescer em um ambiente de incerteza

Fazer sua empresa crescer já é um desafio muito grande e torna-se mais difícil, em um cenário de economia estagnada, onde o grau de endividamento vem só aumentando como nos últimos meses.

Estes fatores afetam o desempenho das microempresas, porque influenciam negativamente no volume das vendas, e, consequentemente, diminui a rentabilidade e lucratividade dos negócios.

 

Mas como todo empreendedor é dotado de uma capacidade incrível de vislumbrar oportunidades em meio à dificuldades, a tarefa de se manter competitivo e dinâmico em um ambiente de econômico de incerteza pode ser apenas um motivo para criar estratégias eficientes que garantam crescimento e a evolução de sua empresa.

Para isso, ele conta com sua criatividade e sua habilidade de assumir risco, sempre antenado na economia, faz com que preveja o futuro e alinhe suas estratégias de acordo com comportamento de seu mercado consumidor.

 6 Dicas Estratégicas para Fazer sua empresa crescer em um ambiente de incerteza

Em meio a um cenário econômico de incertezas, seria ideal o empreendedor ser um pouco mais conservador em relação a capital de terceiros, tentando utilizar um pouco mais de seu capital próprio, para assim diminuir seu grau de endividamento e se proteger caso haja alguma alteração negativa na economia.

Isso requer algumas medidas:

  1. Acompanhar a demanda do mercado consumidor
  2. Analisar sua política de preços
  3. Acompanhar o seu Ponto de Equilíbrio
  4. Cuidar cautelosamente do estoque
  5. Analisar com bastante cuidado seu fluxo de caixa
  6. Manter sob controle todos os custos

Para acompanhar a demanda do mercado consumidor é necessário estar sempre medindo o volume de suas vendas, para concluir se seus clientes estão comprando mais ou menos em relação a períodos passados. É importante também, identificar como andam se comportando em relação ao prazo médio de pagamento, se estão parcelando em mais vezes do que o costume e assim pensar em medidas de precaução para evitar possíveis inadimplências como por exemplo, sempre reavaliar os limites de crédito de seus clientes.

Analisar a política de preços verificando se está alinhada com seus concorrentes diretos. Estar sempre atualizado em relação a situação econômica do país, para tomar medidas preventivas de aumento ou até mesmo uma redução do valor do preço de venda.

Acompanhar o seu Ponto de Equilíbrio, analisando o comportamento dos custos e das receitas, caso ande sofrendo alterações negativas é melhor pensar em estratégias para evitar prejuízos.

Cuidar cautelosamente os estoques, em tempos de economia incerta ou difícil, manter um estoque enxuto é uma das melhores maneiras de evitar grandes prejuízos.

Analisar com bastante cuidado seu fluxo de caixa são medidas obrigatórias para o empreendedor, que em tempos de economia estagnada requer o dobro de atenção.

É importante adequar o prazo médio de pagamentos dos fornecedores com o prazo médio de recebimento dos clientes.

Negociar com os fornecedores condições de pagamento  e entregas diferenciadas pode ser uma boa opção para ter um bom fluxo de caixa.

Manter sob controle todos os custos, trabalhar uma política de controle de custos mais rígida, não significa que tenha que implantar imediatamente uma política de redução, mas controlar seu comportamento de acordo com as nuances do mercado é essencial.

Extremamente importante avaliar o desempenho de cada setor da empresa, podendo assim, tomar medidas preventivas caso necessário.

Fazer sua empresa crescer em um ambiente econômico de incerteza é uma obrigação que requer um bom planejamento e gerenciamento de todas as áreas, pesquisando, medindo, analisando e prevendo possíveis impactos, faz com o empreendedor aguce sua criatividade para estar sempre desenvolvendo soluções criativas e inovadoras para implantação em seu modelo de negócio.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • ambiente de incerteza

1 Comentário

  1. reginalda

    Olá, boa tarde, estou fazendo um trabalho em uma padaria e não tem nenhum controle, gostaria se possível enviasse para mim um modelo de fluxo de caixa.
    Desde já agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *