Fluxo de Caixa: sua Importância dentro da Organização

Todas as entradas e saídas de recursos financeiros em um período de tempo é feita através do fluxo de caixa. O Fluxo de Caixa pode ser feito diariamente, semanalmente, mensalmente ou em períodos em que a emfluxo de caixapresa considerar importante para seus negócios.

É uma ferramenta que fornece aos empreendedores base para tomar decisões assertivas, calculando os riscos, projetando cenários futuros, para assim, ter condições de análise dos caminhos que a empresa está seguindo, e se de fato estão alinhados com os objetivos da mesma.

A verdade é que embora os empreendedores saibam realizar o fluxo de pagamentos e de recebimentos de sua empresa, muitos ainda desconhecem sua real importância e os impactos que a falta de um controle bem estruturado pode causar no futuro de sua empresa.

A falta de organização das informações faz com que decisões importantes sejam feitas sem análises e critérios, tornando-se fatores prejudiciais. Demonstrando que muitas vezes a empresa está andando às escuras sem condições de enxergar o caminho que está sendo percorrido. Por isso, implantar um sistema de controle e realizá-lo periodicamente é fundamental.

Composição do Fluxo de Caixa

De maneira simples o fluxo de caixa é composto pelo saldo inicial (+) entradas (-) saídas (=) saldo final do dia.

O saldo inicial é quantidade de dinheiro disponível para empresa fazer uso imediato, é o dinheiro que se tem em caixa, na conta bancária ou em cheques.

As entradas são totais recebidos em caixa ou banco de clientes por venda de mercadorias, prestação de serviços, à vista ou prazo.

As saídas são tudo aquilo que se usa para pagar, por exemplo, contas de energia elétrica, salários, aluguéis, etc.

A diferença entre o que foi pago e o que foi recebido é o saldo final do dia.

A importância de controlar o Fluxo de Caixa

 

Através da analise diária de seu fluxo de caixa pode-se concluir muitos aspectos, entre eles:

  • Se o volume de recebimentos está sendo superior ao volume de pagamentos, é importante observar o quanto para poder estudar possibilidades de investimento ou aplicação desses recursos. Caso não esteja, é melhor observar o porquê de está negativo e imediatamente criar planos de ação para reverter tal situação.
  • Por meio do Fluxo de Caixa é possível determinar o montante de capital de giro disponível ou não para empresa, podendo determinar politicas de ajustes de preços, redução de custos, ou a possibilidade de investimento.
  • Fazendo um controle bem feito é possível também saber qual é o melhor momento para comprar e o melhor momento para pagar e ajustando estes prazos é fundamental para manter o equilíbrio financeiro do caixa da empresa.
  • Serve também para verificar se o volume das vendas está bom para empresa, caso não esteja uma saída é trabalhar bem as metas de vendas.
  • Serve para analisar e projetar cenários futuros, percebendo a tendência do mercado consumidor, o ambiente interno e externo e assim trabalhar estratégias para manter-se competitiva.
  • Com o fluxo de caixa é possível determinar o percentual de pró-labore. Estes devem ser estipulados dentro das possibilidades reais da empresa, e se vê muito por ai, empreendedores fazendo retiradas periódicas e sem controle, colocando muitas vezes, em situação difícil o gerenciamento do caixa de sua empresa.

Com a gestão bem feita de um fluxo de caixa a empresa só tem a ganhar.

Tendo o cuidado constante de seus fluxos de pagamentos é possível avaliar a competitividade e o desempenho empresarial, além da possibilidade tomar decisões ágeis, evitando estouro do caixa e menos risco de tomar empréstimos com terceiros sem analisar minuciosamente as condições estabelecidas.

Cabe lembrar, que as finanças empresariais podem ser feitas por meios de sistemas bastante simples de gerenciar. O empreendedor deve estudar os mais diversos meios de controles disponíveis no mercado e escolher o que melhor se encaixa com sua necessidade.

Mas é fundamental ter e fazer todos seus registros de pagamentos e recebimentos e sua avaliação constante, mesmo que seja através de uma simples planilha de Excel. 

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • fluxo de caixa importancia
  • www quais sao aspectos da importancia do fluxo decaixa
  • para que serve o fluxo de caixa
  • organização de fluxo de caixa
  • importancia do fluxo de caixa
  • impacto das não conformidades na organização
  • Fluxos internos e externos
  • fluxo de caixa e sua importância
  • fato externo no fluxo de caixa
  • estudando o fluxo de caixa

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *