Contabilidade: Sua função dentro das Empresas

Geralmente a contabilidade é vista com certo dessabor na vida de pequenos empresários, isto porque muitos se sentem controlados o tempo todo ou acham que contabilidade é uma chatice que só serve obrigar a guardar vários livros, enviar toda a documentação de tudo que comprou, vendeu, pagou e recebeu periodicamente ao seu contador e ainda ter que lhe prestar esclarecimentos quando surgirem duvida. 

A contabilidade é uma ciência que tem obrigação de controlar a evolução do patrimônio de uma empresa, através dela é possível calcular e registrar todas as operações comerciais e financeiras realizadas em certo período, produzindo relatórios que são usados para fornecer aos seus usuários (internos e externos) informações úteis e relevantes para analise da situação econômica e patrimonial da empresa.

Não é possível pensar em tomada de decisão sem levar em conta os dados e informações gerados pela contabilidade. Todas as empresas são obrigadas a possuir seu sistema contábil, conforme institui o código civil na Lei 10.406/2002.

Mas que tipo de documentos a contabilidade registra?

Os relatórios gerados pela contabilidade são gerados por meio de escrituração.

A escrituração é técnica em que os documentos são lançados nos livros contábeis (é um sistema), é maneira de registrar todos os atos e fatos contábeis da empresa, ou seja, todas as informações comerciais e financeiras. 

A escrituração deve ser realizada respeitando o Principio da Oportunidade, que é um princípio da contabilidade que orienta que todas as informações devem ser corretas e seu registro deve ser feito imediatamente, dentro do prazo que a originou.  Devendo ser feito sempre pelo valor original.

Todos os documentos referentes às operações que a empresa realizou em certo período devem ser guardados e enviados para contabilidade, para comprovar e justificar tais informações. Exemplos:

– Recibos de Pagamentos diversos

– Notas fiscais de compra e venda de matéria prima e serviços

– Documentos referentes à Folha de Pagamento

– Pró-labore

– Documentos expedidos por tabelionatos e cartórios

– Extratos de movimentação bancária

– Documentação referente a empréstimos e financiamentos e etc.

Os documentos acima listados são apenas alguns exemplos, existem muitos outros que deverão ser guardados e enviados ao serviço de contabilidade.

Toda escrituração contábil é feita nos chamados livros contábeis.

O Código Comercial Brasileiro define que todos os comerciantes estão obrigados a ter uma contabilidade e seguir de maneira padronizada sua escrituração e guardar com zelo os livros necessários para esse fim enquanto não for prescrito o prazo validade estabelecido.

Livros utilizados pela Contabilidade 

Importante saber que existe diversos de outros livros, que compõem os livros  contábeis, livros fiscais e os livros sociais, abaixo alguns exemplos:

  • Livro Diário
  • Livro Razão
  • Registro de Duplicatas
  • Livro Caixa
  • Livro Auxiliar ou de Contas-correntes

De posse das documentações enviadas pela empresa, a contabilidade providencia os registros nos respectivos livros, bem como, e as devidas apurações de impostos e contribuições que a empresa tem obrigação de pagar. Os resultados dessas informações são apresentados através de demonstrativos, onde é possível constatar se a empresa apresentou lucro ou prejuízos em determinado período.

Os demonstrativos da Contabilidade

  • Balanço Patrimonial
  • Demonstração do Resultado do Exercício
  • Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • Demonstração do Valor Adicionado
  • Notas Explicativas (apresenta a descrição das práticas contábeis).

 Os Benefícios da Contabilidade nas empresas

A conceituação da contabilidade e suas ferramentas podem ser um pouco complicadas para alguém que desconhece mecanismo contábil, mas são necessárias para formular de maneira organizada e agrupada tudo que a empresa realiza todos os dias em sua gestão e operação.

Através da contabilidade a empresa tem controle sobre informações como:

  1. A situação financeira líquida, isto é, quanto tem de capital de giro e quando é possível reinvestir na empresa.
  2. Visualiza seu grau de endividamento, ou seja, o quanto a empresa recorreu à terceiros para saldar suas dívidas.
  3. Percebe se acontecem gastos desnecessários e assim pode trabalhar com politicas de redução de custos.
  4. Verifica como anda o giro de seus estoques e a vida útil de seus móveis, equipamentos, veículos, entre outros através do cálculo de depreciação.

 Conclusão

Não restam dúvidas que contabilidade é uma ferramenta útil na gestão e criação de estratégias para cumprimento dos objetivos que a empresa possui.

Além disso, o contador tem a função de ajudar o administrador na gestão e desenvolvimento do planejamento futuro da empresa.

Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem identidade e sem condições de se planejar e de se preparar para o futuro.

As informações contábeis permitem que a empresa tenha uma visão mais ampla e estratégica das questões como: Planejamento tributário, análise de desempenho, gestão de riscos como, por exemplo, trabalhistas, tributários ou financeiros e o cumprimento das leis e recolhimento devidos impostos.

É muito importante se você está iniciando uma empresa e desconhece as normas e princípios da contabilidade, sugerimos que busque orientação de um contador.

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • funçaõ da contabilidade
  • funções de um contabilista
  • o que faz um contabilista numa empresa
  • função de um contabilista numa empresa
  • o que faz um contabilista
  • função de um contabilista
  • contabilista funções
  • funções do contabilista
  • funcao do contabilista
  • funcao de contabilista

3 comentários no post “Contabilidade: Sua função dentro das Empresas

  1. Vânia José Disse:

    Muito bom, ajudou-me a entender como é a função de contador


  2. Vanda Guilande Disse:

    Gostei da pagina. vai me ajudar bastante a concilhar o que aprendi na minha formação.


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *