Como identificar se você tem um funcionário perfil empreendedor?

Dependendo da cultura da empresa e da capacidade de seus gestores em analisar não somente os resultados operacionais que seus colaboradores trazem para organização, mas toda sua desenvoltura no decorrer do processo e ainda o perfil profissional de cada um. É possível identificar quando se tem um funcionário perfil empreendedor e o quanto isso pode ser benéfico para o crescimento da empresa.

Porém, às vezes em meios a correria do dia a dia e do número de tarefas que a maioria dos gestores tem que desempenhar, não sobra tempo para uma análise mais apurada de sua equipe. Fato inconcebível, sob o ponto de vista de gestão de liderança, mas na prática de pequenas empresas é bastante comum.  

O resultado é que muitas vezes, aquele profissional que está cheio de vontade de colaborar, de apresentar novas ideias, encontra uma barreira para chegar à seus superiores e mostrar seus talentos, ideias de melhorias e sugestões no processo. Na medida que o tempo passa, esse profissional vai inevitavelmente, desmotivando-se ou acaba desistindo ou até mesmo mudando de empresa.

Ambas as partes perdem nesse processo, é preciso mais observação dos gestores e maior abertura das empresas para sugestões e participações de seus colaboradores. Isso vai desde a senhora que prepara o cafezinho até o gerente ou analista financeiro. É preciso haver mais abertura, não só em teoria ou no mural dos valores das empresas, mas na forma prática mesmo.

Tudo está ligado na execução da política organizacional da empresa e em seus pontos chaves, ou seja, aqueles responsáveis pelo transmitir a informação, os gerentes, diretores e proprietários da empresa.

Com a implantação de um banco de ideias aberto a todos, a empresa só teria a ganhar, os colaboradores se sentiriam parte da mudança.

É necessário incentivar em cada colaborador o senso de dono. Pois afinal, todos são um pouquinho “dono” da empresa em que se trabalha.

Se a empresa estiver bem, é possível maiores investimentos para expansão e implementação de cargos e salários, além, de diversos outros benefícios que só aumentarão a qualidade de vida no trabalho e ainda colaborará com o aumento da produtividade, um funcionário motivado rende mais com maior eficiência.

Mas como identificar se um funcionário tem perfil empreendedor?

funcionarioperfilempreendedorIdentificar o perfil empreendedor em um funcionário é simples, analise os seguintes aspectos:

Curiosidade: perceba se o seu colaborador está sempre questionando, querendo saber mais detalhes do processo de trabalho e dos resultados empresariais;

Visão longo prazo: é fácil identificar quando um colaborador tem visão de longo prazo, normalmente, ele consegue identificar possíveis resultados de determinadas ações ou decisões e geralmente ele destaca ao seu superior;

Criatividade e Inovação: um funcionário inovador é aquele que está sempre em busca de novas formas de execução de suas tarefas, objetivando diminuir o tempo das atividades e proporcionar melhor desempenho aos processos;

Coragem: um funcionário corajoso não teme a tomar decisões mesmo quando não tem o poder para tal, mas identifica que se fizer será o melhor para a empresa.

Rapidez: tende a ser ágil em suas tarefas e não se acomoda em fazer sempre as mesmas coisas. Está sempre buscando novas formas de fazer e fazer mais.

Senso de dono: sempre que algo sai errado ou se ele comete algum erro que comprometa a empresa, demonstra insatisfação consigo mesmo, não aceita ter errado e se culpa pelo resultado;

Sinceridade: nunca mente ou omite alguma falha, sempre assume seus erros, mesmo que coloque em risco sua empregabilidade, ele vai lá e assume sua responsabilidade.

Gosta de ajudar: sempre que algum colega de precisa de ajuda, sempre se prontifica a ajudar, compreende a importância do trabalho em equipe. Entende que a empresa deve trabalhar com uma equipe coesa, e reconhece o quanto isso é importante para sustentabilidade dos negócios.

O que fazer quando se tem um profissional perfil empreendedor?

funcionarioperfilempreendedor2Sem dúvida, essa é a tarefa crucial, ao mesmo tempo em que é preciso ter um colaborador com esses atributos, às vezes, isso pode ser motivo para geração de conflitos com outros colaboradores que possuem pouco ou nenhuma das qualidades apresentadas pelo funcionário com perfil empreendedor.

É comum, desentendimentos ou conflitos de interesses. Por isso é fundamental a empresa destacar sempre a importância de cada colaborador e buscar políticas que previnam ou amenizem conflitos quando estes existirem.

Não é de bom tom, valorizar excessivamente um e não buscar identificar os pontos positivos dos demais funcionários.

É fundamental, trabalhar com políticas que valorizem todos e mais, buscar com que isso seja enraizado na cultura da empresa, de forma que todos sintam-se com oportunidades para se desenvolver como profissionais e pessoas.

Cabe a organização identificar qual o modelo de política organizacional que irá desenvolver e ainda buscar meios de observar e antever os conflito.

Deve-se incentivar o empreendedorismo em todos e deixar claro das oportunidades que a empresa oferece, mas é claro, deve-se também valorizar aquele profissional muito empreendedor de maneira que ele sinta-se valorizado por suas qualidades, se algum ele partir em buscas de novos desafios, tenha a portas abertas para quem sabe, futuras parcerias de negócios.

 

 

Créditos das imagens:  Master isolated images e renjith krishnan de FreeDigitalPhotos.net

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • perfil do empreendedor empresa aberta

Um comentário no post “Como identificar se você tem um funcionário perfil empreendedor?

  1. Exelente artigo,concordo plenamente com você,me tiraram muitas dúvidas que eu tinha a respeito do perfil do empreendedor,muito obrigado.


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *