Como fazer marketing com poucos recursos

Para alcançar lucratividade é necessário que exista mercado consumidor, ou seja, é preciso que hajam pessoas interessadas em usufruir os produtos ou serviços que as empresas ofertam no mercado. Atrair e conquistar pessoas são objetivos do marketing, que quando usado de forma eficiente dá para garantir o sucesso no desempenho das empresas.

Microempresas enfrentam uma série de desafios diariamente, por isso, não podem desperdiçar recursos financeiros. Elas tem a obrigação de otimizar todo o investimento de capital aplicado em estratégias para vencer a concorrência, ganhar mercado e solidificar sua marca.

Visando contribuir com estas questões este texto apresenta algumas dicas para criar novas maneiras de marketing de forma econômica e eficiente.

Importante ressaltar que o marketing não pode ser algo estático, é necessário sempre aprimorá-lo de acordo com as necessidades do mercado. 

Conceito de Marketing

Entre os diversmarketing os conceitos que o marketing apresenta, pode-se destacar como sendo um conjunto de procedimentos ou estratégias usados para estabelecer uma comunicação entre empresa e o mercado consumidor.

O marketing também é definido mais tradicionalmente como publicidade e propaganda, e por esta razão, muitos acreditam que comprando um espaço publicitário em rádios, televisão, anúncios em jornais, revistas, criação de panfletos ou banners irão atrair milhares de clientes para o seu negócio. O que na prática nem sempre isso acontece.

Philip Kotler o grande especialista de marketing disse certa vez: “O marketing existe para segmentar mercado, encontrar novas oportunidades e preparar um plano para lançar algo novo, trabalhar fundo à equipe de pesquisa e desenvolvimento. (…) a parte ruim do marketing de realmente criar novos mercados, está sendo negligenciado.”

O marketing é uma ciência que envolve muitas estratégias, consequentemente pode acabar gerando certa dificuldade nas empresas para escolha da melhor que se adapta dentro de sua política de gestão e no seu ramo de negócio, ainda mais, diante de um mercado de constantes mudanças que vai transformando e modificando as necessidades e opiniões dos clientes.

O marketing exige inovação, sem inovar empresas podem acabar gerando uma espécie de estagnação, impedindo a eficiência dos resultados nas campanhas que elaborarem, gerando resultados negativos e frustrantes.

O que é preciso saber antes de elaborar um plano de marketing

Não dá para dizer com precisão qual a ferramenta certa ou errada para transformar o marketing em uma máquina de venda para uma empresa, porque existem muitas ferramentas que usadas de maneira correta e/ou em conjuntos que são muito eficazes.

Tudo depende de alguns fatores, como por exemplo, saber quem são as pessoas que o marketing vai atingir, quais são seus gostos, costumes, linguagem, também deve estar alinhado ao tipo de produto ou serviço prestado pela empresa e, claro a forma que é transmitida a mensagem.

O marketing deve ser usado como um canal de comunicação entre empresa e consumidor e para que seja eficiente, primeiramente o pequeno empresário precisa ter uma visão sistêmica do mercado consumidor e dos hábitos de seus clientes ou potenciais clientes.

Pode ser um erro a empresa querer atrair o maior número de clientes possível, dessa forma, amém de estar desperdiçando tempo e recursos a estudar múltiplos perfis de clientes, acaba gerando planos de marketing ineficientes ou pouco efetivos.

Veja abaixo algumas dicas.

  • Descubra o seu público alvo e pesquise

Definir o público é alvo é primeiro passo para poder montar uma estratégia de ação, descobrir qual a faixa etária dos clientes, os gostos, os desejos e suas necessidades, e de posse dessas informações a empresa pode começar a planejar um plano de ação.

  • Falar a linguagem do cliente

Para alcançar uma comunicação eficaz, a empresa precisa entender como sua mensagem poderá ser entendida por seu cliente alvo.

Só é possível fazer isso, após um estudo do mercado consumidor e por pesquisas. Por isso, é essencial pesquisar, identificar e conhecer profundamente seu púbico alvo.

Como fazer marketing com poucos recursos

Empresas que estão começando tendem a ter recursos mais limitados e seus investimentos em marketing precisam ter eficiência, para não haver prejuízos e poucos resultados nas campanhas que irão executar.

Uma alternativa que gera bons resultados é a utilização de algumas ferramentas que a internet disponibiliza.

  • Criar um Blog

O blog é algo que ajuda muito empresas a se tornarem conhecidas e criarem um relacionamento duradouro com clientes. Podendo ser usado como fonte de comunicação através de criação de conteúdos relevantes dos produtos e serviços disponibilizados, destacando suas vantagens e benefícios.

Com este tipo de ferramenta a empresa transmite seriedade e gera confiança no seu público ainda tendo como grande vantagem à possibilidade de um alcance ilimitado de pessoas, devido à internet ser um rede mundial de comunicação.

  • Usar White Papers

White Papers são conteúdos que as empresas utilizam para transmitir uma educação sobre um determinado assunto aos seus leitores, que podem auxiliar na tomada de suas decisões.

Exemplos de White Papers: Artigos científicos, pdfs e ebooks que dão a opção do usuário baixar no seu computador e realizar a leitura.

Recursos como estes permite a empresa oferecer mais valor ao usuário, que pode optar em se tornar cliente devido à credibilidade que a empresa demonstra.

  • Comunicar-se nas mídias sociais

As mídias sociais são lugares onde a empresa pode atingir muitos clientes.

As pessoas estão o tempo todo conectadas em mídias como facebook, por exemplo.

A criação páginas com notícias, atualizações e dicas tem se mostrado uma excelente estratégica de marketing.

Mas deve-se cuidar com o conteúdo disponibilizado nesses canais, é muito importante que tenha relevância, contudo, deve-se cuidar para que em nenhuma hipótese sejam criados spans (é uma prática proibida, que gera punições).

As formas listadas acima são maneiras de alcançar maior número de pessoas de maneira um pouco mais econômica para uma empresa.

Antes de iniciar, a empresa deve ter identificado o perfil de seu cliente e fazer uso da linguagem correta de comunicação.

A empresa precisa estar ciente dos riscos da internet, pois, nem sempre terá retornos positivos.

É preciso estar preparada para eventuais críticas e reclamações, mas, saber como lidar com estas questões de forma positiva potencializa sua credibilidade.

Evidente que, o marketing tradicional como publicidade, propaganda, veiculação em rádios e televisão, anúncios em jornais, revistas, criação de banners, panfletos entre outros, não deixam de serem menos eficazes, porém, como depende de desembolsos financeiros, o que muitas vezes dificulta pequenas empresas de elaborarem uma campanha de qualidade que resulte em bons resultados.

Com a internet é possível ter mais opções de se trabalhar o marketing, de forma econômica e com resultados rápidos e eficientes.  

Sendo uma ótima opção de atrair mais clientes e com a grande vantagem de poder utilizar recursos gratuitos para isso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *