O que Motiva o Empreendedorismo? Que atitudes um Empresário Deve ter?

Pode-se conceituar empreendedorismo como sendo a criação de uma ideia inovadora ou desafiadora transformada em realidade, através de investimentos de recursos, tempo de pesquisa, muito estudo e persistência, atendendo uma demanda ou necessidade de mercado, contribuindo no desenvolvimento econômico dempreendedorismoo país, e ainda que gerador lucratividade.

O processo de inovação, desenvolvimento e implantação de um negócio surgem a partir da necessidade e da criatividade do novo empresário em busca por novos meios de trabalho ou por oportunidade quando o empresário enxerga um processo, serviço ou produto inexistente, passível de demanda.

De acordo o Livro Empreendedorismo no Brasil, publicado IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) com base na pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), cerca 71,3% dos novos empreendedores no Brasil durante o ano de 2013, foram motivados pela oportunidade.

 

O que são Empreendedores por Oportunidade e Empreendedores por Necessidade?

  •  Empreendedor por oportunidade – são pessoas que enxergam um nicho de mercado em potencial e pouco explorado, ou que possuem a habilidade para desenvolver um novo produto ou nova tecnologia e decidem colocá-las em prática, independente de estarem em empregados ou não.
  • Empreendedor por necessidade – são aquelas pessoas que abrem uma empresa com objetivo de substituir o trabalho de carteira assinada. Realizando o desejo de ser dono de seu empreendimento e seu próprio chefe, ou por não encontrarem recolocação adequada às suas percepções de necessidades no mercado de trabalho. Assim, optam em abrir um negócio vislumbrando a satisfação pessoal, profissional e claro financeira.

Mas não importam as razões que levam a criação de um negócio, seja por necessidade ou por oportunidade, eles não garantem retorno ao investimento, lucratividade e sucesso da empresa.

O que irá definir o sucesso são ações diárias que surgem desde a concepção da ideia até o funcionamento de uma empresa, como por exemplo, organização, planejamento, gerenciamento etc.

Aliado ao uso de ferramentas estratégicas e o embasamento de um bom plano de negócio.

Também é fundamental o empreendedor possuir certas atitudes que tornarão mais consistentes suas estratégias.

 E por isso listamos 6 atitudes que um empresário deve ter:

1# Ter Disciplina e comprometimento

A disciplina e comprometimento são qualidades que todo empreendedor precisa para alcançar seus objetivos.

Não basta estipular um plano ou criar metas de como fazer, tem que a cada dia manter o foco, ou seja, estar comprometido, no que se deseja alcançar e operacionalizar criteriosamente ações que direcionam aos resultados.

Não importa se tiver que colocar a mão na massa.

Um bom empreendedor ajuda os colaboradores, não mede esforços para terminar uma tarefa e também está sempre em focado na satisfação de seu cliente.

2# Não teme desafios

Todo novo projeto sempre é um desafio a enfrentar, seja a constituição de uma nova empresa, o desenvolvimento de um produto ou tecnologia ou até mesmo a ampliação de estabelecimento e entrada em novos mercados, nada disso impendem o empreendedor de agir.

Os riscos estão sempre presentes no processo e analisar as alternativas viáveis para cada situação é uma constante diária na vida do empreendedor.

O desafio é um estimulante para aguçar sua vontade e criatividade de ultrapassar seus limites.

3# Busca constante de novos conhecimentos

Entende que o conhecimento é seu poderoso aliado, por isso, está sempre atrás por novos conhecimentos e antenado nas mudanças que acontecem ao seu redor, tanto na economia, na política de mercados, os benefícios fiscais para seu ramo de negócio.

Busca sempre conhecer o perfil de seus concorrentes, o perfil de seus clientes, de seus fornecedores, é um especialista em estudar novas estratégias de ação, visando melhor desempenho de seu negócio.

Entretanto, se tiver que buscar um conhecimento mais técnico não hesita em contratar um bom serviço de assessoria.

4# Ser um sonhador criativo e persistente

Todo empreendimento vem antes de um sonho, ou melhor, de uma ideia e consequentemente a ação em colocá-la em prática.

Mas, para executar um empreendimento, são necessários muito mais que criatividade e convicção da necessidade de mercado.

Deve-se primeiro conhecer todos os riscos de implantação e da viabilidade de um projeto, sobretudo, é preciso cautela, reconhecimento dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e das ameaças e os possíveis impactos no mercado.  

Ter persistência é uma virtude essencial para enfrentar obstáculos no caminho e ter certeza das decisões a serem tomadas, mantendo as estratégias iniciais ou tendo que ajustá-las de acordo com a situação.

5# Rápido em resolver problemas

O dinamismo do dia a dia empresarial exige dos empreendedores uma visão ampla de seu negócio, sem isso a capacidade de resolver problemas com rapidez torna-se uma tarefa difícil.

Não basta planejar, a revisão constante deve integrar na rotina de trabalho do empreendedor, analisar relatórios para usá-los de base para tomada de decisão, demonstra a sua independência e autoconfiança em administrar sua empresa com sucesso.

O empreendedor tem que ser um ícone capaz de resolver problemas administrativos mesmo que estes sejam delegados.

Só assim ele entenderá as razões dos porquês tais medidas foram tomadas por seus gestores, das causas de sucesso ou de insucesso temporário, etc.

6# Permanente cobrador de qualidade e eficácia

O bom empreendedor busca permanentemente ultrapassar os padrões da excelência em seus produtos ou serviços.

Para isso, está sempre buscando informações de sua equipe sobre o tempo de elaboração das tarefas, sobre os custos diretos e indiretos.

 Avaliando constantemente os padrões de qualidade.

Tem a obrigação de fazer mais e melhor, para satisfazer necessidades de seus clientes e manter seu diferencial perante a concorrência.

Referências:

http://ibqp.org.br/upload/tiny_mce/Download/GEM_2013_-_Relatorio_executivo_Empreendedorismo_no_Brasil.pdf



Pesquisas que levaram a este artigo:

  • atitudes no uso de rendimento
  • atitude no uso de rendimento
  • atitude no uso do tempo
  • atitude no uso de tempo
  • atitude no uso de rendimento(pdf)
  • atitudes no uso do rendimento
  • Atitudes de um empreendedor
  • atitude no uso do rendimento e do tempo
  • Empreendendorismo Atitude no uso de tempo
  • atitude no uso do rendimento

2 comentários no post “O que Motiva o Empreendedorismo? Que atitudes um Empresário Deve ter?

  1. Excelente artigo, parabéns… Concordo com a diferença do empreendedor por necessidade e oportunidade… Acredito sempre que com o trabalho sério/honesto e com a oportunidade certa, o sucesso é questão de tempo.


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *