O Que São Indicadores de Desempenho?

Como você sabe se sua empresa está indo bem? Consegue identificar quais os processos que poderiam ser melhorados? A resposta para estas perguntas pode ser alcançada por meio de Indicadores de Desempenho.

Sabemos que a concorrência atual é bastante elevada e que o grau de exigência dos consumidores também cresce a cada dia, por isso, é importante que todas as empresas independentemente de seu tamanho e mercado de atuação concentrem esforços para melhorar a cada dia sua gestão, acompanhando seus processos e medindo os resultados que vem alcançando.

O que são Indicadores de desempenho?

Os Indicadores de desempenho são ferramentas utilizadas para mensurar o nível da performace que a empresa anda tendo, de modo que facilite a visualizar como os processos estão sendo executados e se seu o andamento está de acordo para cumprimento das metas estabelecidas. Por meio de informações e dados numéricos permite aos gestores identificar possíveis falhas nos processos, bem como, fazer ajustes que beneficiem a empresa para correta geração de lucro e retorno do capital investido.

Serve de instrumento preventivo, auxiliando na redução de custos e para processos de melhorias para que a empresa alcance maior eficiência nos processos internos e externos.

Indicadores de desempenho podem apresentar várias finalidades conforme ao que a empresa deseja alcançar, entre elas:

·         Acompanhar a desempenho empresarial;

·         Aumentar a motivação do quadro de colaboradores;

·         Diagnosticar da situação atual da empresa, seus processos, recursos, etc.:

·         Solucionar problemas;

·         Auxiliar no cumprimento de metas;

·         Medir as estratégias;

·         Alcançar o sucesso empresarial;

 

Através dos indicadores é possível medir a eficácia das estratégias ajudando os gestores a identificar ameaças e oportunidades de mercado. Já dizia Peter Drucker o que não é medido não pode ser gerenciado.

Também fornece informações importantes para tomada de decisão por meio dos diagnostico da situação atual da empresa, diminuindo o risco de erros que podem levar a perdas gerando fracasso empresarial.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *