10 Dicas para fazer um excelente Planejamento Estratégico de Vendas  

A venda é um instrumento de comunicação com o mercado que depende de estratégias eficientes, profissionalismo, treinamento, produtos, preços e sistemas promocionais. Se você tem uma empresa conhece o quanto isso representa e sabe que trabalhar com um excelente planejamento estratégico de vendas é fundamental para que sua empresa ande nos trilhos alcançando o faturamento ideal para que garanta a sobrevivência do negócio.

Algumas empresas são um pouco negligentes a alguns aspectos que envolvem o setor de vendas, por exemplo, dão atenção somente a produtos que vendem mais ou ainda vendem indiscriminadamente sem ter um controle de estoque que ocasiona muitas vezes em atrasos na entrega.

Muitos erros seriam evitados se houvesse um bom plano de vendas, que fosse capaz de organizar todas as etapas que envolvem o setor comercial interligando com as demais áreas da empresa.

Para alcançar um bom o fluxo financeiro é necessário que existam vendas, entretanto não basta vender por vender, é preciso que haja uma identificação clara do perfil do cliente, preços competitivos, boa qualidade e principalmente cumprir o que se promete.

Perfil do Profissional de Vendas

O vendedor é uma figura de muito destaque e relevância dentro de uma empresa, pois é através dele que se forma o canal de comunicação entre empresa e cliente. É um profissional proativo com diversas habilidades, entre elas:

  • Poder de persuasão;

  • Liderança;

  •  Conhecimento de mercado;

  • Conhecimento da empresa;

  • Conhecimento da concorrência;

  • Conhecimento do produto ou serviço; e

  • Conhecimento de técnicas de vendas.

Além disso, é preciso ter muito resiliência, saber trabalhar com objeções aplicando técnicas de marketing pessoal e profissional na hora de apresentar-se ao cliente e, sobretudo ter inteligência emocional e uma atitude positiva.

Seu objetivo é sempre bater suas metas, cultivando bons relacionamentos e conseguir a fidelização do cliente.

Vale destacar, que no momento atual de constantes mudanças em que vivemos este profissional deve estar em busca constante de aprimoramento e conhecimentos para conseguir se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

A importância do Plano Comercial e do Treinamento em Vendas

A atividade de vendas deve estar alinhada com o propósito principal da organização e dentro disso podemos dizer que para você ter um time forte de vendedores é preciso boa dose de organização, planejamento e treinamento de equipes. Só desta forma é possível conseguir o objetivo de atrair, conquistar e manter clientes.

Diante disto, elaborar um plano comercial ou uma estratégia é fundamental para vencer a competição do mercado, através de um plano de ação com a definição dos objetivos e práticas comerciais que alcancem melhores resultados com foco e atenção no cliente e alinhados a missão, visão e valores da empresa.

Através do plano comercial você conseguirá estabelecer a política de vendas: as comissões, prêmios e outros incentivos que poderá pagar a sua equipe de vendedores e as estratégias de divulgação dos produtos e serviços ao mercado, ou seja, toda a operacionalização do plano de marketing.

Em relação ao treinamento é preciso que seja constante, e, além disso, é fundamental saber identificar os pontos fortes e pontos fracos de cada vendedor ou da equipe de vendas e elaborar o treinamento de acordo com as necessidades específicas.

O ideal seria programar um dia da semana ou uma vez por mês para discutir estratégias e resultados alcançados e ainda trabalhar a motivação da equipe de vendas, pois um vendedor sem motivação é sinônimo de poucas vendas.

 Capturar

10 Dicas para um excelente planejamento estratégico de vendas

O Planejamento de vendas tem como objetivo principal aumentar o volume de vendas de uma empresa e para conseguir isso, separei 10 dicas que te ajudarão a construir um plano de ação focado em melhores resultados em vendas.

# 1. Foco no Cliente

Você deve ter claramente a definição de seu avatar (público alvo), conhecimento suas necessidades, seus anseios, suas dores e desenvolver um plano que possa resolver a solução que ele precisa por meio de um atendimento personalizado que o faça se sentir único e especial.

# 2. Dizer a verdade somente a verdade

Identificado a necessidade de seu cliente é preciso criar maneiras convincentes de atraí-los, de conquistá-los, para isso, é preciso o uso de boas técnicas de persuasão. Mas em hipótese alguma, deve-se mentir ou omitir alguma informação de seu produto e serviço. Lembre-se a transparência é a chave de relacionamentos duradouros

# 3. Preço Justo

Para que se tenha boas vendas é preciso ter atenção no preço de venda que deve ser competitivo  e de acordo com a qualidade do produto ou serviço vendido.

# 4. Comissionamento e Bonificação

Comissionamento na prática é uma política organizacional variável que se paga um percentual toda vez que o vendedor fecha uma venda e bonificação é um valor fixo que pode ser pago por alcance de metas. É preciso determinar em qual dessas duas formas a empresa irá trabalhar podendo escolher as duas formas, mas é muito importante deixar claro na hora de formular o planejamento estratégico de vendas.

# 5. Custos Fixos e Custos Variáveis

Na hora de montar sua estratégia de vendas leve em consideração os custos fixos e custos variáveis que devem ser reconhecidos e inseridos na formulação do preço de venda. Cuide também para que seu preço de venda tenha capacidade para cobrir comissionamento que é uma despesa variável também.

# 6. Entrega dentro dos Parâmetros Prometidos

O prazo de entrega deve ser plausível com a capacidade de estocagem da empresa, por isso, se deve ter atenção na hora de fechar uma venda, se a empresa será capaz de cumprir com o prazo prometido. Cuide também para que tudo que foi estabelecido no contrato de venda seja cumprido. Cliente satisfeito tem grandes chances de ser um cliente leal e sinônimo de empresa de sucesso.

# 7. Qualidade

A qualidade é um fator muito importante na hora de elaborar um plano de ação de vendas, sendo um diferencial a ser destacado na hora de apresentar ao cliente seu produto. Zele pela qualidade sempre.

# 8. Metas

Trabalhar com metas é melhor forma de conquistar objetivos dentro de uma empresa. Boas equipes de vendas gostam e se sentem entusiasmadas a trabalhar com metas. Crie metas de vendas para curto, médio e longo prazo, acompanhando e avaliando sempre os resultados atingidos. Mas cuide para que seja algo tangível dentro da realidade da empresa e do mercado.

1428633_15243517# 9. Indicadores de Vendas

Para acompanhar suas vendas é necessária a utilização de indicadores de vendas. São eles que irão que lhe informar como andam o desempenho de sua equipe de vendas e se os resultados que estão sendo alcançados são de acordo com as metas estabelecidas.

Exemplos de indicadores de vendas: quantidades de clientes perdidos, quantidades de vendas canceladas, quantidades de contratos fechados por período, total de carteira de clientes, satisfação dos clientes, reclamações, devoluções, etc.

 Através dos indicadores é possível verificar se a estratégia montada está sendo eficiente, e você pode ainda, ajustar pontos falhos e visualizar o que está dando certo para sua empresa.

# 10. Pós – vendas

Se você não realiza o pós-vendas em sua empresa comece imediatamente, porque o pós-venda é uma etapa primordial para contatos futuros com o mesmo cliente, para fortalecer sua marca no coração do cliente demonstrando a ele o quanto é especial e importante para sua empresa.

Além de poder medir a satisfação que seu produto deu ao cliente isso fortifica a possibilidade de uma nova negociação futura.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • planejamento estrategico de vendas
  • plano de ação para vendas
  • plano de acao de vendas
  • plano de ação de vendas exemplo
  • plano de ação de vendas pronto
  • plano de vendas
  • objetivo de vendas
  • objetivo de vendas dicas
  • estrategico de vendas
  • exemplos de ações de vendas

13 Comentários

  1. Pingback: Como liderar uma equipe de vendas eficientemente

  2. claudio samo

    Gostei das dicas,

  3. Marcos Galvano

    Excelentes “dicas” gostei da maneira resumida e clara que os topicos foram apresentados.

  4. Joao Maboia

    Gostei muiroda dicas peco para me mandar no meu endereco electronico

  5. Andrea eliane david

    Gostaria de receber dicas e sugestões sobre cursos gratuitos e palestras de vendas e estratégia

  6. Osvaldo Coelho

    Material com muito aproveitamento.

  7. gerilandia gomes

    Muito bom , dicas que podemos usar no dia-a-dia

  8. Natânia

    OLA…BOA NOITE!!!
    GOSTARIA DE SABER EM QUE ANO FOI POSTADA ESSA PUBLICAÇÃO???
    OBRIGADO

  9. Rose Camilo

    boa tarde, por gentileza, qual o ano da postagem deste artigo?

  10. Pingback: Quais técnicas de negociação você precisa saber para ter sucesso em vendas

  11. Percival Tavares

    Material de excelente qualidade.
    Parabéns aos envolvidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *