Importância da Qualidade de Vida no Trabalho-QVT

QVT

Para entender um pouco sobre a Importância da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), precisamos primeiramente refletir sobre alguns conceitos, assim como, também entender o contexto em que as organizações estão inseridas.

Para se manter competitiva no mercado as empresas precisam de um engajamento bastante forte para estar sempre desenvolvendo novas estratégias de gestão, com objetivo de melhorar seus processos e tornarem-se empresas “referência de seu segmento”.

Os investimentos em tecnologia e marketing são cada vez mais importantes para ajudar a atingir sucesso em seus negócios.

Acompanhar as mudanças tecnológicas e capacitar de seus colaboradores para este processo é algo imprescindível.

E diante de tantas mudanças, cada dia mais as empresas estão investindo recursos em capital humano/intelectual, pois já perceberam a importância que este exerce em seus resultados.

Qualidade de Vida No Trabalho – QVT

 A QVT está diretamente ligada à motivação, quanto mais motivado a pessoa estiver, maior será o grau de sua autoestima, consequentemente terá mais saúde e muita vontade de gerar resultados positivos em seu trabalho.

O desafio das empresas é promover condições que atendam as necessidades das pessoas como, por exemplo, um ambiente de trabalho confortável e seguro para que seus colaboradores desempenhem suas atividades sem riscos para sua saúde e muito mais motivados.

De acordo com Maslow na Hierarquia das Necessidades, onde estabeleceu escalas de valores que os indivíduos buscam constantemente em suas vidas, desde as necessidades básicas até alcançar o topo da auto realização. Ressalta-se que para alcançar o grau seguinte dessa escala o individuo necessita ter total satisfação na escala que ele se encontra. Maslow destacou que o último grau da pirâmide é muito de difícil de ser alcançada.

Percebe-se através desta escala que as pessoas precisam estar plenamente satisfeitas e motivadas para seguir a próxima etapa. Não tem como obter QVT se não existir pessoas satisfeitas com aquilo que fazem, pois somente assim poderão dar o melhor de si para o trabalho.

Desenvolver atividades de descontração, onde os colaboradores tenham espaço de expor suas ideias, ajuda muito manter o ambiente de trabalho mais leve e dinâmico, que por sua vez ajuda diminuir o estresse emocional e a rotatividade de pessoal.

É importante destacar que as pessoas trabalham por várias razões, e cada uma tem uma percepção do porque precisa trabalhar.

Algumas pessoas pensam que razão de trabalhar é uma necessidade, que se justifica pela contraprestação financeira. Por outro lado, existem  pessoas que entendem o trabalho com necessidade de crescimento e realização pessoal.

Diante disso, as empresas precisam buscar permanentemente a satisfação das necessidades de seus colaboradores, para que possam obter resultados eficazes, gerando e/ou mantendo a qualidade de sua saúde física e psicológica.

 

6 Dicas de Qualidade de Vida aos Profissionais

Qualidade de Vida no Trabalho 1 – Não espere sua empresa desenvolver um programa de QVT, tome você mesmo algumas pequenas atitudes diárias, e perceberás melhorias em seu ritmo de trabalho e satisfação pessoal.

2 – No trabalho evite fofocas, se estiver em grupo que ocasionalmente esteja falando sobre algum colega, ou de chefias, procure afastar-se discretamente disso. Você pode dar a desculpa de que tem voltar para realizar uma tarefa com horário estipulado.

3 – Comprometa-se com seu trabalho, busque o alcance dos resultados esperados e se possível surpreenda sua chefia. Trabalhe com foco nos resultados, estabeleça metas e principalmente cumpra-as diariamente.

4 – Cultive bons relacionamentos e trabalhe em equipe, esteja sempre pronto para ajudar e se precisar auxílio em alguma tarefa não tenha vergonha em pedir ajuda.

5 – Cuide de sua saúde, dedique-se ao seu trabalho com comprometimento, mas não esqueça de dar atenção a seu corpo. Alimentar-se bem, dormir o necessário para estar disposto no outro dia, ajudam a desenvolver um trabalho bem feito.

6 – Tenha momentos de lazer, separe horas de seu dia para fazer aquilo que lhe proporcione prazer ou satisfação. Trabalhar até altas horas somente no caso de extrema urgência, analise se o que irá fazer não poderá ser feito no outro dia.

Todos buscamos a felicidade, auto realização e aceitação social, seja em nossa família, em nossos círculos de amizade e em no nosso trabalho, por isso devemos ter cuidado com nossa qualidade de vida e também preservar a Qualidade de Vida No Trabalho.

 

Referências

http://www.sobreadministracao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/

 Crédito das imagens: tigger11th/arztsamui  http://www.freedigitalphotos.net

 

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • importancia da qualidade de vida no trabalho
  • qualidade de vida no trabalho nas empresas
  • pirâmide de maslow no trabalho
  • qual é a importancia de qualidade de vida no trabalho
  • quais fatores contribuíram para a importância qualidade nos dias de hoje
  • ppr que auto estima é importante para a qualidade de vida no trabalho??
  • redação tema a qualidade de vida como negócio
  • piramide da qualidade de vida no trabalho
  • importancia da qvt nos dias atuais
  • como oferecer q v t as empresas

Um comentário no post “Importância da Qualidade de Vida no Trabalho-QVT

  1. cesaltina paulo Disse:

    ter o seu próprio negocio é uma boa atitude .para não depender de chefe


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *