Relacionamento interpessoal no trabalho

Um grande alicerce para vivermos em sociedade sem dúvida são os nossos relacionamentos, como nossa família e nossos amigos e colegas de trabalho, de curso, vizinhos, conhecidos, etc. Escolhemos as nossas amizades, mas o mesmo não ocorre com nossos colegas de trabalho, uma vez, que é a empresa quem contrata usando critérios como de experiência profissional, de competência e de habilidades e nem sempre as pessoas escolhidas são as mais simpáticas, amigáveis ou as mais fáceis de nos relacionarmos. Mas precisamos entender que para manter um ambiente de trabalho saudável é necessário desenvolvermos bons relacionamentos com nossos colegas, clientes, fornecedores e chefia. Nesse contexto ter um bom relacionamento interpessoal em nosso trabalho é fundamental.

 O sucesso em se tratando de relacionamentos interpessoais dentre outros fatores, pode ser conquistado através do respeito, da educação, do profissionalismo, da humildade, da empatia e valorização do individuo.

 Entender que cada um possui uma história de vida, valores individuais e pontos de vistas diferentes é primeiro passo.  Ninguém é igual a ninguém, cada um é um ser diferente do outro, com reações e percepções diferentes. Mas no ambiente empresarial esta para somar e o que a empresa espera de cada um é a formação de um time onde atinjam os mesmos objetivos, a eficácia no trabalho.

 O respeito deve ser sempre a chave das relações, por isso, procurar compreender esses aspectos deve ser algo diário e constante no ambiente de trabalho, já que passamos tantas horas de nosso dia trabalhando.

 Diversas vezes nos deparamos com situações onde temos que tratar assuntos com colegas mal humorados, clientes insatisfeitos, fornecedores complicados, chefes autoritários, e nem sempre estamos dispostos a ouvir o que eles têm a nos dizer ou estamos com paciência o bastante para o diálogo. Quem já não procrastinou diante de tais situações, mudando as prioridades de suas tarefas ou então tentou sozinho encontrar soluções para a tarefa, ou ainda, em casos mais graves acabou não realizando o que deveria fazer.

 O profissionalismo não pode ser burlado nem esquecido, deve-se agir sempre com paciência e educação, não importa se o cliente está gritando no outro lado da linha com você, temos que ouvi-lo pacientemente e tentar buscar a melhor maneira de atender suas necessidades.  

E saber separar questões profissionais com pessoais é uma habilidade importantíssima. 

 Compreender que não é você que está sendo xingado, por vezes é sua empresa., exatamente por essa razão que a solução deve ser alcançada de maneira eficiente, boa para os dois lados, cliente e empresa.

 Colocar-se no lugar do outro, tentar sentir seus desejos, compreender suas atitudes e suas percepções significa ter empatia. Para desenvolver bons relacionamentos a empatia deve estar presente o tempo todo.

 Devemos evitar julgamentos precoces das pessoas e tentar adivinhar o que o estão pensando, muitas vezes, atitudes assim são capazes de criar grandes conflitos no dia a dia do trabalho, como diz aquele ditado popular “criar uma tempestade em um copo da água”.

 Ter humildade acima de tudo, não querer passar por cima de ninguém, saber admitir seus erros e reconhecer os talentos de seus colegas e de sua chefia. Claro, não significa que tem que deixar os outros pisarem em você, mas sim, saber valorizar a importância das pessoas, entendendo que resultado de seu trabalho, impacta no trabalho de seu colega e assim sucessivamente.

 Também devemos entender que o relacionamento interpessoal no trabalho não depende somente de nós, pois é formado por um conjunto de pessoas, com personalidades diferentes e que nem sempre estarão dispostas a apoiarem nossas ideias. Por isso, devemos agir com profissionalismo, buscar sempre o  entendimento e agir sempre com gentileza, não importa a quem nos reportamos, o que importa é maneira de como nos comportamos no ambiente de trabalho.

Crédito da imagem:  Stuart Miles de FreeDigitalPhotos.net

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • relacionamento interpessoal no trabalho
  • relações interpessoais no trabalho
  • como deve ser o relacionamento interpessoal no trabalho
  • relacionamento interpessoal
  • relação interpessoal no trabalho
  • problemas interpessoais no trabalho
  • relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho
  • redação sobre relação interpessoal no ambiente de trabalho
  • o que e diferente e mim no ambiente de trabalho
  • disserte a importancia do bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

2 Comentários

  1. Pingback: 5 Pilares para uma Comunicação Eficaz

  2. joel da silva bueno

    relacionamento interpessoal e peça chave para o bom funcionamento da empresa pois vejo tecnologia de ponta sem pessoas não funciona a produtividade aumenta se estamos com auto-estima elevada somos peças separadas que precisam ser juntadas e compreendidas de maneira saudavel e sincera deixando a pessoa com vontade de trabalhar e produzir sem uso de autoridade .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *