O que é Terceirização de Serviços?

TerceirizaçãoTerceirizaçãoTerceirização Terceirização Uma maneira de redução de custos bastante utilizada pelas empresas é a terceirização ou outsourcing de serviços, pois permitem que as mesmas foquem mais em suas atividades principais, fortalecendo suas estratégias e otimização de recursos.

Terceirizar é transferir o gerenciamento de uma atividade meio para uma empresa contratada, a qual se responsabilizará pela execução dos serviços, atendendo as expectativas da empresa contratante, desempenhando uma espécie de parceria nos negócios, mas cumprindo apenas as cláusulas contratuais.

Muitas empresas contratam serviços de consultoria, de contabilidade, call centers, alimentação, folha de pagamento, etc., objetivando um serviço que seja mais eficiente e que tenha menor custo se a mesma fosse desenvolver sozinha.

A legislação não permite terceirizar serviços relacionados à atividade principal da empresa, e deve-se cuidar para que a empresa conTerceirizaçãotratada seja idônea e que possua especialização no serviço que irá prestar, já que também é considerada uma prática ilegal a prestação de serviços sem habilitação técnica.

Os funcionários terceirizados não são subordinados a empresa contratante, e por isso não podem executar tarefas relacionadas ao objetivo social da empresa, cabendo unicamente cumprir atividades descritas no contrato de trabalho com a empresa contratada.

Sabe-se que em uma ação judicial trabalhista a empresa contratante é considerada co-responsável pela  mão-de-obra terceirizada.

Vantagens da Terceirização

A redução de custos é uma das maiores vantagens para empresas realizarem a terceirização de serviços, pois assim podem investir recursos em outras áreas e obtenção de maior qualidade em seus processos de elaboração de produtos e consequentemente aumentarão sua lucratividade.

Outra vantagem da terceirização é a transformação dos custos fixos em custos variáveis, já que transferem as obrigações da atividade à outra empresa, a empresa contratante fica livre de custos como, por exemplo, no caso de contratação de mão de obra terceirizada para execução de serviços fora do espaço físico da empresa, se eximindo de obrigações trabalhistas, gastos com treinamento, alimentação, telefones, de maneira que podem concentrar esforços e usar a estrutura para desenvolver outros processos e aumentar a qualidade de seu produto.

A terceirização também abre o processo para criação de novas empresas, gerando mais arrecadação de impostos e criação de mais empregos.

 

 Elisângela Pereira

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • terceirizar servicos
  • terceirização de serviços
  • o que significa terceirização de serviços
  • serviço terceirizado
  • como terceirizar serviços
  • tercerizar
  • o que é terceirização?E quais são suas transformaçoes?
  • o que é serviço terceirizado
  • oq é terceirização de serviços
  • terceirização dos serviços

Um comentário no post “O que é Terceirização de Serviços?

  1. ivandro massingue Disse:

    muito interesante vou seguir as dicas e a credito que terei melhores resultados nas minhas vendas


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *