4 Estratégias para Reter Clientes

Se você possui um negócio e deseja que o mesmo perdure por muito tempo, saiba que reter clientes é a melhor maneira de estabilizar qualquer tipo de negócio.

A grande maioria dos empreendedores concentram seus esforços em adquirir clientes e esquecem dos clientes que já possuem. Isso pode ser muito prejudicial para a empresa.

Veja esse exemplo:

  • Empresa xxxxx possui 100 clientes
  • Após uma campanha de marketing digital a empresa adquiriu 20 novos clientes
  • Realizando um novo levantamento o número de clientes caiu para 90

O exemplo acima retrata precisamente o que acontece quando uma empresa não utiliza técnicas para reter seus clientes, ou seja, a mesma ganhou 20 clientes, mas 30 perderam o interesse pela empresa.

Se você não quer perder seus clientes ou está perdendo e não sabe o que fazer, não se preocupe, esse artigo irá ajudar você a reter seus clientes de forma eficiente.

1 – Conheça seus clientes

Se a empresa deseja criar uma estratégia séria de retenção de clientes, saiba que primeiro é preciso saber quem eles são.

Saber com que se está lidando é fundamental para que você possa montar uma estratégia que seja eficaz e funcione com o público que você quer, de fato, reter. Digo isso pois nem todos os clientes são bons ou interessantes, então é preciso separar enquanto é cedo.

Para conhecer o seu cliente, faça o seguinte:

  • Checklist

Fazer uma lista de checagem com os pontos focais do seu cliente é fundamental para que você possa criar um perfil do público que deseja trabalhar. Aqui você pode acrescentar toda informação relevante que imaginar, tais como:

  • Interesses do cliente

Primeiramente é preciso ver se o cliente possui interesses compatíveis com a proposta da empresa, afinal, não vale a pena gastar recursos com clientes que não irão trazer resultados.

  • Produto que o cliente adquiriu

Saber qual tipo de produto o cliente adquiriu é de extrema importância, pois dessa maneira é possível traçar um perfil de interesse do cliente.

Imagine que um cliente adquiriu uma esteira para treinar em casa, não seria interessante oferecer outros produtos relacionados com esse nicho?

  • Renda do cliente

Saber qual poder aquisitivo o cliente possui é algo primordial no ramo de negócios, pois, dessa forma podemos oferecer produtos compatíveis com a renda do cliente, aumentando assim as chances de venda.

Agora que você sabe o perfil do seu cliente e entende suas necessidades é hora de fazer um exercício de autocrítica a respeito da sua empresa.

2 – Entender a si próprio

Se você já vive no meio empresarial e fecha negócios com determinada frequência, já deve saber que o grande vilão, que pode manchar a sua imagem, é o cliente insatisfeito.

Entender por que o cliente se sente insatisfeito em relação a empresa é fundamental, pois, dessa maneira você poderá se antecipar e impedir um feedback negativo por parte do cliente.

Veja a seguir como identificar e resolver situações com clientes insatisfeitos:

  • Utilize pesquisa de satisfação

Uma simples pesquisa pode ajudar, e muito, a identificar clientes insatisfeitos. Para isso peça que o cliente avalie a experiência utilizando uma nota de 0 a 10.

Os clientes que colocaram uma nota de 0 a 6 são preocupantes, e é neles que você investirá seus esforços.

  • Procure saber o motivo da insatisfação

Antes de qualquer atitude você deve saber o motivo da insatisfação, muitas vezes pode ser apenas a forma como o cliente foi atendido e um pedido de desculpas ou bônus irão resolver o problema.

  • Entre em contato com o cliente

Após ter identificado o motivo da insatisfação, você deverá contatar o cliente, para que o mesmo veja o interesse da empresa em resolver o problema.

  • Procure uma solução pacífica

Procure solucionar o problema do cliente de forma pacífica e impassível, como dito anteriormente, muitas vezes, a solução é simples e rápida.

Agora que você viu os problemas internos da empresa e conhece seus problemas internos, é hora de se planejar para a fidelização de clientes.

3 – Retornar o contato com cliente de forma rápida e eficaz

Se você quer que seu cliente continue adquirindo seus produtos ou serviços, é preciso que o mesmo seja tratado com eficiência.

Diariamente, em pequenas e médias empresas, muitos clientes entram em contato para resolver problemas, adquirir novos produto e serviços.

É preciso que esses clientes tenham seus problemas solucionados de forma rápida, para que os mesmos não procurem a concorrência.

Para facilitar esse processo utilize métodos automatizados para filtrar o que cada cliente precisa, você pode fazer da seguinte forma:

  • Utilize uma página de contatos
  • Crie subcategorias, por exemplo:
    • O que você precisa?

Aqui o cliente irá selecionar qual tipo de serviço está buscando. Pode ser:

  • Suporte
  • Novos produtos
  • Sugestões

Ao criar esse tipo de serviço você pode filtrar os resultados em um banco de dados e agilizar o processo de retorno ao cliente, ou seja, você já estará retornando com uma possível solução para o problema.

4- Preste atenção no churn

Muitos empreendedores iniciantes ainda não conhecem esse termo e devem estar se perguntando o que o mesmo quer dizer. Para ajudar você, antes de entrar no assunto do tópico irei dar uma breve explicação sobre a taxa de churn de uma empresa, veja a seguir:

  • Taxa de churn

A taxa de churn nada mais é que o volume de quebra de contratos, devoluções de produtos ou cancelamentos de compras que uma empresa possui.

Estar atento a taxa do churn da sua empresa é muito importante, pois, dessa forma você poderá tomar novas medidas que evitem o aumento do churn.

Veja a seguir o que pode levar um cliente a desistir da empresa e suas possíveis soluções:

  • Concorrência

Estar à frente da concorrência é primordial para que seu negócio ande, então analise com cuidado se sua empresa está oferecendo produtos ou serviços de boa qualidade.

  • Produto ou serviço que não atende as expectativas

Muitas vezes o produto ou serviço não atende a expectativa do cliente, nesse momento é preciso rever os preços e qualidade do que se está oferecendo.

  • Dificuldades financeiras naquele momento

Quando algum cliente passa por um momento de dificuldade financeira, o mesmo tenta diminuir os gastos para se recuperar. Procurar entender o cliente e realizar uma negociação acessível é uma boa forma de manter o cliente fidelizado.

Agora que você entendeu os passos acima, está pronto para começar a reter e fidelizar clientes, lembre-se que essa estratégia é, muitas vezes, mais barata que a aquisição de novos clientes.

Se você gostou do conteúdo continue nos acompanhando, pois em breve voltaremos com mais novidades para você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *