5 Dicas para uma Comunicação Eficaz no Trabalho

Uma Comunicação Eficaz tem o poder de influenciar, conquistar e desenvolver competências. É a chave que proporcionou ao homem desde o início dos tempos todo conhecimento e, através de sua evolução é que vivemos hoje todo progresso econômico de nossa sociedade.

Comunicação eficaz no contexto empresarial acontece quando existe uma perfeita troca de informações, utilizando-se para isso, um conjunto de procedimentos e técnicas, estabelecendo um canal de interação para o alcance dos objetivos tanto entre os clientes internos quanto os clientes externos da organização.

Componentes que formam a comunicação

  • Emissor: quem envia a mensagem.
  • Receptor: aquele que recebe a mensagem.
  • Mensagem: o conjunto de informações transmitidas, utilizando-se de canais transmissores, tais como:
  • fala
  • telefone
  • e-mail
  • rede sociais
  • rádio
  • televisão
  • jornais etc.

 

Linguagem: são conjuntos de códigos utilizados pelos canais transmissores das informações, podendo ser:

  • Linguagem corporal
  • Linguagem textual
  • Linguagem falada
  • Linguagem escrita

A linguagem é formada por um sistema organizado comunicação. É a maneira que o indivíduo tem para expressar seus sentimentos, aprendizados, aquilo que deseja etc.

Vale destacar que toda forma que transmite alguma informação é considerado uma forma de linguagem.

Assim, podemos considerar como formas de linguagem, as artes, como a música, pintura, a dança, e até os primeiros balbuciares dos bebês são uma forma de comunicação.

A comunicação no trabalho

 

No dia a dia de trabalho utilizamos vários outros tipos de comunicação, como por exemplo, expressões corporais, por meio de gestos, olhares, sorrisos, respiração, que denominados de linguagem não verbal.

A comunicação empresarial é um elemento tão importante, que faz parte da estratégia empresarial.

O bom uso da comunicação ajuda nas rotinas de trabalho, fazendo com que equipes entendam o que a empresa espera delas e executam com maior eficiência.

Mas é preciso tomar cuidado, pois o contrário, pode levar empresas para péssimos níveis de desempenho.

Trazendo prejuízos não somente no relacionamento interno entre funcionários, como má eficiência e resultados abaixo do esperado.

Por isso prezar por uma comunicação assertiva dentro do ambiente de trabalho é o ideal para toda empresa que deseja manter ótimos níveis de desempenho, continuar sendo competitiva e ter uma cultura organizacional positiva.

5 dicas para uma Comunicação Eficaz

1 – Boa Dicção: o uso correto das palavras e sua pronúncia, faz com que o conteúdo da mensagem seja bem entendido pelo receptor.

2 – Saber evidenciar conhecimentos: é a projeção de uma personalidade forte e segura, com capacidade de se colocar no lugar do outro, e moldar sua comunicação para convencer e vender suas ideias.

3 – Ser bom ouvinte: para constituir uma comunicação eficaz, precisa haver perfeita troca de informações, por isso, saber ouvir é tão importante quanto saber falar.

4 – Cooperação: se o canal transmissor das informações for bem utilizado e seus receptores tiverem completo entendimento da mensagem, consequentemente, acaba surgindo um espírito de ajuda, ou seja, acabam comprando a ideia, tornando a comunicação assertiva.

5 –  Geração de bons relacionamentos: se o conteúdo de uma mensagem, for bem transmitido, certamente vai gerar menos conflitos pessoais, cultivando bons relacionamentos no dia a dia de trabalho.

Com tanta tecnologia e novas formas de nos comunicarmos, precisamos cada vez mais buscar maneiras para termos uma Comunicação Eficaz no meio empresarial. 

Este texto foi originalmente publicado por Atitude e Negócios em 02/05/2014 e atualizado em 21/01/2020

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.