8 Benefícios do Design Thinking para Pequenas Empresas

O design thinking é um método que utiliza várias ferramentas para encontrar soluções à problemas complexos.

No artigo anterior, escrevi a respeito do que significa design thinking e destaquei um pouco dos benefícios que esta abordagem pode trazer quando o assunto é inovação.

Sim, porque o principal objetivo que faz as empresas a usarem o modelo DT são as várias perspectivas que determinado problema pode ser resolvido.

Mas não é apenas isso que o design thinking pode proporcionar.

Trazendo para o universo das pequenas empresas, pode apresentar muitos benefícios, vejamos alguns:

Benefícios do Design Thinking para Pequenas Empresas

Benefícios do DesignThinking

# As pessoas se sentem importantes

O design thinking para funcionar da forma correta é necessário a participação colaborativa. Então, quando pensamos em uma pequena empresa, onde uma das maiores dificuldades dos gestores e líderes é a gestão de pessoas. Incentivar a colaboração da equipe, torna o clima mais saudável e, faz as pessoas se sentirem importantes, pois nada mais eleva a moral do que o sentimento de pertencimento. Sem dúvida, isso acontece quando se chama elas para pensarem em conjunto e proporem soluções a determinados desafios.

# Fortalece a relação líder e liderado

O líder que consegue trabalhar com sua equipe para solução em conjunto de problemas propostos, inspirando-a, dando o exemplo de compromisso com resultado, e ainda, mostrando a importância de cada um dentro do contexto geral, torna-se um líder mais influente, pois pratica o conceito de liderança servidora.

# Obriga empresa seguir e compartilhar seu planejamento

Muitas empresas não costumam dividir com seu time o planejamento de curto ou longo prazo, simplesmente porque não creem ser importante que seus funcionários saibam os rumos que o negócio pretende seguir.

 Muitas tendem a se desviar ou mesmo deixar de lado o planejamento estratégico diante das adversidades do cotidiano empresarial.

Mas utilizando, o método colaborativo que a abordagem design thinking oferece, essa cultura tende a não permanecer. Facilitando para a empresa a seguir dentro do propósito estabelecido em seu plano de ação, contando com a conscientização e participação de sua equipe.

Criando uma cultura de ganha-ganha para todos os envolvidos, ajudando a melhorar os resultados e realizar o planejamento estratégico como ele deve ser.

# Melhora a comunicação diminuindo ruídos

Quem trabalha sabe que um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas é a comunicação.

Mesmo sendo uma empresa pequena, ainda sim, ocorrem muitas falhas por haver uma comunicação ruim ou péssima.

Mas se a empresa implantar em sua cultura o design thinking, trabalhando suas etapas de maneira correta, contando com o envolvimento e a colaboração de seus funcionários, a comunicação passa a ser desempenhada de maneira eficiente, pois para que o design thinking seja bem feito, é indispensável que haja a comunicação clara sobre os desafios enfrentados e a solução a encontrar.

# Redução de custos

Pequenas empresas têm seus orçamentos muito apertados, por isso contratar consultores externos torna-se inviável.

Mas, chamando sua equipe para participar da resolução de problemas, pode ser uma alternativa barata e  vantajosa para a empresa que sai ganhando em dois lados: pois incentiva e traz seu colaborador para perto de si, motivando e dando a oportunidade de crescimento, uma vez, que o incentiva a pensar como dono do negócio, e têm condições de inovar ou resolver situações que dependeria de alto desembolso financeiro.

# Fortalece seu time e ganha em atendimento e qualidade

Com certeza, incentivando sua equipe a olhar junto e tentar encontrar formas diferentes de resolver situações ou problemas, como disse antes, eleva a moral dos colaboradores, construindo um time forte e motivado, comprometido com o resultado da empresa. Consequentemente, isso gera mais qualidade que reflete num bom atendimento e em clientes satisfeitos.

# A empresa conhece a necessidade de seu cliente

Através do DT a empresa assume o comprometimento em entender seu cliente, suas necessidades e expectativas, gerando a empatia, tão necessário para formação de relacionamentos duráveis.

# Inovação que faz crescer

O design thinking é uma solução que visa a inovação, por meio da participação, levantamento de dados, análises e testes, possibilitando a visualização sob vários pontos de vista, que ao final, gera inovação.

Uma nova maneira de fazer, economicamente barata e de resultado, que leva a empresa a crescer financeiramente.

Considerações finais sobre os 8 benefícios do design thinking

O design thinking quando entendido e aplicado corretamente é muito eficiente e ajuda a enfrentar os desafios que as pequenas empresas encaram diariamente.

Apesar disso, não é algo fácil de se aplicar, pois é necessária uma mudança organizacional.

As empresas precisam ser flexíveis às mudanças, o que sabemos que na prática não ocorre com facilidade, principalmente, se tratando de pequenas empresas.

Se você gostou, compartilhe!

 

1 Comentário

  1. Pingback: O que é Design Thinking? Entenda o conceito e sua importância?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *