Entenda as novas formas de fazer negócio durante a pandemia

É nítido que a pandemia trouxe uma série de problemas e complicações para os pequenos e grandes negócios. Contudo, essas mudanças repentinas impactaram drasticamente na maneira em que o consumidor passou a se comportar.

Sair de casa tornou-se uma opção para apenas extrema necessidade. Diante disso, o consumo passou a ser quase que inteiramente por plataformas digitais.

Com isso, os empresários se deparam com duas opções: fecharem suas portas ou encontrar uma maneira de digitalizar seu negócio.

Para alguns setores, a segunda opção era praticamente impossível, mas depois de estudos e testes, foi possível encontrar um meio termo. Como aconteceu no setor da saúde e com o surgimento das teleconsultas.

E, podemos encontrar em todos os setores uma maneira mesmo que parcial, de inovar a entrega do seu produto, principalmente, na maneira em alcançar novos clientes.

O segredo para o seu sucesso diante desse cenário tão complexo, está na inovação. Por isso, não tenha medo, estude, inove, teste, ajuste e repita o processo!

Tenha em mente, que uma excelente aliada nesse processo será a tecnologia.

Quer saber mais sobre as novas maneiras de fazer negócio? Confira!

As novas formas de fazer negócio durante a pandemia

# Agregue valor ao seu produto!

Diante de todo esse cenário, é preciso encontrar novas maneiras. E uma delas, que já gerava bons resultados para as empresas que as aplicavam, é agregar valor ao seu produto.

Por exemplo, caso você seja uma clínica odontológica, todas as vezes que uma pessoa pesquisar por implantes dentários ou lente de contato dental, você irá oferecer muito mais do que o serviço em si.

Para isso, tenha em mente que o seu produto está totalmente entrelaçado com a experiência que proporciona para o seu cliente, desde a pesquisa, até o recebimento do produto ou cumprimento do serviço.

No caso da clínica exemplificada, ela poderá agregar valor ao serviço disponibilizando um atendimento de qualidade, sendo referência de mercado ou apenas criando estratégias que demonstra o seu cuidado com o paciente.

Por exemplo, o disparo de e-mails antes a consulta e após, questionando como foi o atendimento, oferecendo dicas de como ter um resultado melhor ou até indicando um tratamento posterior.

Todas essas características impactam diretamente na performance do seu negócio. Quando o seu produto consegue superar positivamente as expectativas de um cliente, pode ter certeza de que esse cliente poderá te render no mínimo uma nova oportunidade.

Afinal, quer um motivo melhor para fechar negócio do que uma indicação?

# Digitalize o seu negócio!

Sabemos que, diante do atual cenário, os negócios precisam encontrar novas maneiras de fornecerem o seu produto, já que as portas físicas precisaram ser fechadas.

Essa ação prejudicou e muito, a performance financeira de diversos negócios, em quase todos os ramos.

O único setor que permaneceu mais estável foram o que estão relacionados a itens essenciais, como alimentação, higiene e medicamentos.

Ainda assim, os consumidores optaram pelos negócios digitais, por receio de saírem de suas casas.

Então, por mais que as pessoas continuam consumindo, a maneira como isso acontece mudou.

Não acompanhar essas mudanças é extremamente prejudicial para a sua marca.

Para conseguir fazer bons negócios durante esse período, é preciso pensar como o cliente, estar onde ele está e oferecer soluções que possam trazer conforto e segurança.

Temos ciência que para alguns setores essa tarefa pode ser ainda mais difícil, mas não impossível.

Por isso, não tenha medo de ousar. Observe, os exemplos das inovações que alguns segmentos adotaram na pandemia:

  • clínicas e consultórios conseguiram adotar as teleconsultas para suprir a necessidade de consultas eletivas (não emergenciais);
  • restaurantes e lanchonetes passaram a utilizar aplicativos e deliverys;
  • mercados passaram a investir em aplicativos e e-commerce; e
  • lojas de varejo que passaram a oferecer cursos para microempreendedores.

Tudo isso, nos leva ao que falamos anteriormente: Reinvente-se!

# Já passou da hora de investir em Marketing Digital

O Marketing Digital, tornou-se a principal maneira de empresas reinventarem seus negócios e continuarem tendo bons desempenhos, senão melhores.

Como já vimos nos tópicos anteriores, o digital tornou-se muito presente em nossas vidas.

As empresas que perceberam isso e passaram a centralizar seus investimentos em estratégias digitais, conseguiram grandes resultados nos últimos anos.

No entanto, com a pandemia o Marketing Digital chegou e seu auge, conseguindo em poucos meses resultados estimados para acontecerem anos. Surpreendente, não é?

Tenho certeza de que você não vai querer ficar de fora!

Caso ainda estejam com receio, tenha em mente de que o Marketing Digital tem como objetivo criar uma ponte entre o seu potencial cliente e a sua empresa.

Isso acontece por meio de diversas técnicas.

Um dos diversos objetivos, é ser encontrado quando uma pessoa pesquisar por termo ou um serviço específico, como por exemplo: implante dentário preço médio ou aparelho invisível preço.

Se a sua empresa for uma clínica odontológica, por exemplo, as chances de que seja a primeira a aparecer ao usuário, é bastante grande.

Por isso, é muito importante que você estude seu cliente para poder criar uma estratégia que o atraia para o seu negócio.

Hoje, é possível trabalhar com as redes sociais, plataformas simples de lojas online e aplicar algumas estratégias de Marketing Digital de forma gratuita, para que o seu site se destaque nos mecanismos de busca, como o Google.

E, quando uma pessoa pesquisar por “plano de saúde dental”- no caso a clínica odontológica, que já foi citada anteriormente – apareça em primeiro lugar, como resposta.

Porém, aplicar uma estratégia dessa, não é nada fácil, por isso, caso encontre dificuldades ou queira fazer uma estratégia mais elaborada, recomendamos que procure um profissional para que te apoie. 

# Invista em tecnologia!

Cada vez mais empresas têm percebido a necessidade de digitalizar seus negócios e encontrar novas possibilidades de negociação.

Diante disso, podemos ver que a concorrência está cada vez mais acirrada.

No entanto, quanto maior seu conhecimento sobre as novas tecnologias do mercado e identificar as formas aplicá-las em seu negócio, mais vantagens competitivas você terá.

Por isso, é fundamental estar antenado às novas possibilidades, mas principalmente, atento às mudanças de comportamento do consumidor.

Abrace as oportunidades que a tecnologia te oferece diante desse cenário tão conturbado.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Vue Odonto

 

Sobre a autora

Elisângela OliveiraElisângela Oliveira, é contadora, trabalha com consultoria empresarial e assessoria em serviços de Assistente Virtual. É também, editora do Atitude e Negócios. “Minha missão é ajudar empreendedores a terem mais atitude em seus negócios e alcançar seus objetivos.

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.