As novas Profissões após o Covid-19, Conheça a Nova Realidade

Durante a pandemia, com a quarentena prolongada, diminuição do consumo e serviços presenciais, provocou desemprego e reduziu faturamento de milhares de empresas, assim apontam os números de entidades que representam os setores econômicos do país. No entanto, abriu-se espaço para o surgimento de novas profissões. 

Empresas foram fechando, funcionários foram sendo dispensados de seus trabalhos ou os salários foram reduzidos a  pandemia e seus impactos para os pequenos negócios realmente foi percebido em escala. 

Essa foi uma das realidades causadas após o covid-19. Entretanto, a falta de emprego deu oportunidade para o surgimento de novas profissões e de novas realidades de trabalho após a pandemia. 

Por que houve o surgimento de novas profissões após o covid-19? 

O coronavírus veio pegando a todos de surpresa, assim como o decreto de isolamento e fechamento de muitos comércios. 

As empresas tiveram de encontrar novas formas de se manter funcionando e lucrando para não ter de fechar as portas. 

Funcionários que acabaram perdendo seus empregos, tiveram de encontrar novas formas de trabalho para se sustentar e sustentar as famílias. 

Durante o isolamento houve um grande aumento de vendedores da procura por marketing digital e trabalhadores autônomos no Brasil e no mundo. 

Mas essa não foi uma das únicas profissões que passaram a surgir em alta nessa nova realidade que estamos vivendo. 

Inúmeras outras profissões surgiram e a cada momento que passa, muitas outras são criadas como uma forma de se manterem trabalhando e ganhando uma renda. 

O mercado de trabalho e de venda que mais cresceu nesse período de crise, foi o e-commerce e freelancer. 

Quais as novas profissões que surgiram após covid-19?

As profissões do futuro, assim como são chamadas as novas profissões que surgiram após o covid-19 estão, em sua maioria, voltadas para o mercado digital. As novas profissões que tem crescido e ganhado destaque na nova realidade são:

  • Assistente de mídias sociais 

Assistentes de mídias sociais são os profissionais responsáveis por realizar pesquisas de mercados e marcas competitivas. Também executam campanhas em sites e redes sociais de clientes.

Com o aumento da criação de sites de vendas e anúncios, os assistentes de mídias sociais estão sendo cada vez mais requisitados. É uma das novas profissões que mais vem se desenvolvendo após o covid-19. 

  • Analista de Customer Experience 

Um analista de Customer Experience é responsável por buscar novos canais de comunicação para consumidores. 

Durante a pandemia, houve um aumento considerável nas vendas e criações de sites e-commerce, além do surgimento de pequenas Startups como a Buser, Imoble portal, Pin People, Neoway, etc. 

Pessoas com e sem experiência buscam formas de aumentar seus canais de comunicação com os clientes. 

E por isso, contratam cada vez mais profissionais da área de Customer Experience. 

  • Motorista e Motoboy 

A profissão de motoristas e motoboys foi uma das que mais cresceram durante o período de isolamento. Pois com tantas pessoas em casa, não é de se estranhar que o cenário seria esse.

De acordo uma pesquisa realizada pela startup Mobills, analisou cerca de 170 mil usuários e constatou que o setor cresceu em até 94%,  uso de aplicativos como  (Rappi, Ifood e Uber Eats) cresceram muito no período. Além de aplicativos diversos como entregas e coletas de exames e entregas de bens e produtos variados.  

Isso porque com o fechamento do comércio aumentou o número de entregas para atender às necessidades dos clientes.  Logo a profissão de entregadores delivery ficou em alta em meio à pandemia da Covid-19, se tornando uma nova jornada para muitos autônomos e autorizados.

Existem outras novas profissões? 

Sim, tanto novas profissões quanto outras profissões que apenas se aperfeiçoaram e migraram para a área digital. Veja a lista completa das novas e modernas profissões da nova realidade:

  • Designer Digital 
  • Gerente de Tecnologia da Informação (TI) 
  • Gestor de Mídias Sociais 
  • Profissionais de Cibersegurança 
  • Web Psicólogos e Psiquiatras 
  • Instrutores de Yoga Online 
  • Biotecnologias 
  • Consultor Financeiro 
  • Profissionais de Recursos Humanos 
  • Especialista em Sustentabilidade 
  • Especialistas da Área de Saúde Online 

A vida mudará após essa pandemia de maneiras imprevisíveis. Quantos de nós trabalharemos em casa para sempre? Aplicativos como Zoom substituirá as reuniões presenciais? Estudos e palestras na faculdade serão online? As novas amizades serão online? Será este o fim do mundo que conhecemos? 

“Eu costumava ir na padaria ao lado da minha rua, e tomar café todas as manhãs no caminho para o meu trabalho, era rotina. Eu não faço mais isso, e realmente me acostumei com minha nova rotina em casa”, disse Marcos Viana. 

As tendências de empregos ao longo prazo, novos concursos, novas Startups, novos empregos continuarão, prevê o Governo Federal. A mudança para cadeias de suprimentos mais curtas e menos globais pode oferecer oportunidades em logística e gerenciamento incorporando mudanças mais amplas na estrutura da sociedade e economia do país.

A verdade é que ainda não sabemos, e estamos diante de grandes incógnitas do futuro, porque é muito cedo para saber se as pessoas vão voltar aos seus padrões antigos ou travar seu comportamento diante do novo coronavírus. 

 

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.