Autoconhecimento: 7 Dicas para você se conhecer melhor

Autoconhecimento exige o esforço de olhar para o nosso eu interno e, conseguir enxergar quais são as nossas qualidades, nossos defeitos e tudo que nos torna forte ou nos enfraquece.


autoconhecimento

Tanto o sucesso quanto o fracasso dos empreendimentos que realizamos em nossas vidas é o resultado de nossos pensamentos, escolhas e atitudes. Se fizermos uma análise crítica de nossas conquistas, seja em qualquer área, pessoal, familiar ou profissional – não importa – ao final, teremos uma definição daquilo que somos de verdade.

Por essa razão, autoconhecimento pode gerar fontes de motivação para executar mudanças em nossas vidas, contribuindo para trazer à tona, questões desconhecidas de nossa personalidade.

Todos os dias milhares de pessoas procuram ajuda com psicanalistas e psicólogos, para terem respostas dos seus sentimentos de frustração, medo, culpa, entre outros.

Na realidade, o que elas querem é desvendar a razão pela qual, sentem-se angustiadas, buscam se autoconhecerem, e saber como enfrentar essas questões de suas vidas pode ajudá-las a serem mais felizes.

Leia também: Se inspire com o exemplo de superação de Nick Vujicic

É mais que comprovado que quanto mais a gente se conhece mais controle e segurança temos sobre as situações que ocorrem no dia a dia, ajudando a tomar decisões mais racionais que emocionais, contribuindo para manter a autoestima, satisfação pessoal, nossa felicidade e independência.

O processo de auto avaliar-se é simples, mas também pode ser trabalhoso, isso porque exige de nós muita disciplina e força de vontade.

Mas é importante seguir algumas dicas:

7 Exercícios para alcançar o autoconhecimento

# 1. Exercício de relembrar

Relembre de três situações que você viveu nos últimos 3 meses. Coisas que você fez e que te deixaram feliz, após, anote tudo. Depois procure se lembrar o porquê essas lembranças lhe fazem tão bem. Isso é importante, pois, fará com que você veja suas habilidades, qualidades específicas e ajudará a enxergar questões que não são muito claras aos seus olhos. Também ajudará a valorizar mais as coisas e pessoas que estão à sua volta, você se sentirá grato por tudo aquilo que possui e gratidão é um sentimento nobre que proporciona felicidade.

# 2. Desenhe

Desenhe em um papel duas colunas, de um lado anote seus pontos fortes e no outro seus pontos fracos, pelo menos 10 de cada um, observe-os bem, reflita sobre eles.

Tente relembrar situações que te beneficiaram ou que tenham atrapalhado em algum momento de sua vida.

Este exercício é importante para gerar segurança em você.

Tendo conhecimento de suas qualidades e seus pontos a desenvolver, te ajudarão a ter controle sobre suas decisões, levando-o a fazer boas escolhas.

# 3. Leia livros de autoajuda e de desenvolvimento pessoal

Parece bobagem, mas muitas vezes, eles podem ajudar a descobrir muitos porquês de situações passadas, e a ter mais foco em seus objetivos de vida.

# 4. Integre-se em grupos de discussão sobre o tema

Compartilhar experiências permite não somente a ter autoconhecimento, como a enxergar que você não está sozinho, que existem muitas pessoas que passam por situações, difíceis e todas podem ajudar umas às outras.

#5. Aprenda mais sobre você mesmo descobrindo mais sobre o outro (empatia)

Tenha interesse por histórias de vida de outras pessoas, é impossível alguém se conhecer, se não conhecer o próximo, este exercício facilita a melhorar habilidades, competências e no senso de benevolência.

# 6.  Evite sentimento de culpa

A culpa é um sentimento emocional onde o indivíduo passa por um processo de ficar relembrando situações, que julga ter agido de forma errada, ou injusta. Liberte-se dela, a dica aqui é focalize seus pensamentos em algo que lhe de prazer ou satisfação, como por exemplo, assistir um filme, ouvir a música que você mais gosta, etc..

# 7.  Autoavaliação

De tempos em tempos é necessário fazer este exercício. Por exemplo, lembra-se da lista de pontos fortes e pontos fracos, pois bem, é importante que você releia a cada duas semanas, ou tempo que achar melhor, e procure identificar o que apresentou melhorias e o que ainda é preciso trabalhar mais para melhorar.

Estas dicas não possuem data para iniciar e nem para terminar.  O autoconhecimento é algo que devemos trabalhar em todas as fases da vida, pois é sabido que o mundo muda, as pessoas mudam, e nós inevitavelmente sofreremos mudanças de todo tipo em nossas vidas.

Se gostou, compartilhe!

Leia também:

13 Surpreendentes Maneiras para se Destacar nos Negócios

Positividade no ambiente de trabalho: como desenvolver uma atitude positiva?

10 Dicas para criar mudanças de hábitos financeiros e se libertar das dívidas

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • autoconhecimento
  • achar autoconhecimento conhecimento habilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *