Como fazer Marketing Pessoal da Maneira Correta?

como fazer marketing pessoal
6 minutos para ler

 

Marketing nas empresas tem o foco de tornar seus produtos ou serviços conhecidos, de maneira que haja aceitação por seus clientes de forma apreciável, gerando o desejo ou reconhecendo a necessidade de comprá-los. Ele é tão importante para o andamento dos negócios e por isso existem os setores que cuidam exclusivamente do marketing dos produtos, avaliando a aceitação e solidificação da marca no mercado, utilizando de várias ferramentas de gestão para acompanhar e criar estratégias de marketing por meio de processos tecnológicos.
Tudo para vencer a concorrência, aumentar a aceitação e gerar melhores resultados econômicos ou para mantê-los. Assim como o marketing é muito importante para empresas, ele deve ser também para você, por meio do marketing pessoal.

O marketing Pessoal não é difícil de construir, entretanto, muitos profissionais esquecem-se da importância dele.

Diante de um mundo repleto de selfies, memes, vídeos, postagens opinativas, do politicamente correto etc., o cuidado com o marketing pessoal, muitas vezes, é negligenciado, através das redes sociais.

 Lembre-se sempre que, o marketing pessoal é um hábito do indivíduo, capaz de lhe proporcionar grandes ganhos como credibilidade e confiança, desde que utilizado da maneira certa.

Quem desenvolve um bom marketing pessoal, possui a característica de autenticidade que gera admiração no meio corporativo.

Como fazer Marketing Pessoal da maneira correta?

Boa aparência: ter uma boa aparência é exatamente o que muitas pessoas pensam: de ser magro, ter padrões de beleza x ou y, ou ainda, usar roupas das melhores marcas.

Mas simplesmente, saber vestir-se e comporta-se conforme a ocasião exige, por exemplo, ter corte de cabelo adequado, unhas limpas e bem-feitas e ter postura correta diante das situações do dia a dia de trabalho.

# Humildade: o profissional humilde sabe admitir seus erros, não tem medo de assumir suas falhas, tem noção que pode aprender com resultados negativos e tem convicção que da próxima vez fará melhor.

# Boa dicção: uma boa dicção ajuda muito na hora de expor seus argumentos.

 A comunicação é um fator chave para um bom andamento dos assuntos pessoais e profissionais.

# Liderança: ser um líder é ter a capacidade de influenciar pessoas a pensarem do seu modo, de forma natural, conquistando admiração e confiança. Respeitando as opiniões e incentivando habilidades.

Leia Também: Liderança: Conheça 3 Erros comportamentais de liderança

É muito difícil alguém se tornar um líder se não tiver um ótimo trabalho de seu marketing pessoal.

# Espírito de Equipe: atitudes de ajuda sejam a quem for, e sem esperar nada em troca, isso significa ter espírito de equipe, muitas vezes o comodismo e a desmotivação inibem atos de ajuda. Preste atenção aos seus sentimentos, nem sempre o que queremos fazer é o correto a ser feito.

Pensar Positivo: o otimismo faz crescer a motivação, não desanime em frente aos obstáculos que aparecerem ao seu caminho.

# Estudar: para aprimorar seu marketing é fundamental que esteja sempre atualizado dos assuntos relacionados à sua área de atuação.

Procure nunca parar de estudar, se tens um curso de idioma, busque outro. E desenvolva o hábito da leitura, pois ajuda muito a estimular seu cérebro para estar sempre aprendendo e buscando novos conhecimentos.

# Resiliência: estar preparado para mudanças e adversidades contingenciais e ultrapassá-las com grande energia significa ser resiliente.

Tenha foco nas suas tarefas e acredite em sua capacidade, e ganhe forças para vencer as adversidades do meio empresarial, é importante, para colher bons resultados.

# Atitudes corretas: trabalhe com integridade sem querer prejudicar ninguém.  

Tenha o entendimento completo de suas atividades e compartilhe ideias e sugestões para aquilo que você acredita melhorar nos processos em que está inserido.

Trabalhe atingindo aquilo que é esperado por você, com eficiência, dedicação, empatia e tenha paciência com seus colegas e com você mesmo.

Lembre-se tudo tem um tempo certo para acontecer e atinja eficácia em seus objetivos.

Marketing Pessoal nas Redes Sociais

Como disse antes, devido a tantas notícias e informações nas redes sociais, as pessoas acabam negligenciando seu marketing pessoal.

Esquecem-se que, a maioria das vezes, somos julgados e taxados devido ao tipo de publicações, comentários, compartilhamentos e curtidas que fazemos.

Isso pode-se tornar negativo, quando se está em busca de uma recolocação profissional, ou em busca de novos clientes.

Então, se você quer construir uma boa imagem, avalie bem a postura que tem assumido nas redes.

Segue algumas dicas para utilizar, a partir de agora.

 

  •  Defina seus objetivos profissionais e trace uma estratégia para alcançá-los

Por meio das redes sociais, você pode se destacar criando uma imagem séria, comprometida e muito profissional.

Calma, não significa que deva ter um perfil totalmente formal e frio, não…

Você pode ser divertido e passar uma imagem profissional ao mesmo tempo.

Só precisa ter bom senso.

Palavras de baixo calão, fazer brincadeiras com os problemas e dificuldades das pessoas, depreciar a imagem dos outros, comentários que demonstram ódio, incitação a violência, entre outros, – são totalmente reprováveis, e ninguém que está em busca de oportunidades ou fechamentos de negócios aprecia e aprova isso.

  • É importante, nunca falar demais sobre especificidades de outras empresas

Detalhes de clientes, assuntos sigilosos, situações difíceis enfrentadas pela empresa, não devem ser divulgadas, a menos que sejam permitidas.

Não fale mal de ex-colegas, ex-clientes e ex-chefes. Isso é muito antiprofissional.

  • Defina a Rede Social que vai atuar

Você pode construir uma imagem profissional, em qualquer rede social; Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn.

Para isso, basta entender bem o seu objetivo e postar assuntos pertinentes a cada rede social.

O importante, é reconhecer que, o que você posta reflete à sua maneira de pensar, e que de alguma forma pode ser útil para seus amigos e seguidores.

  • Atualize-se constantemente

Não importa qual seja seu objetivo, busque sempre atualizações sobre sua área.

  • Interaja, comunique-se e faça networking

É importante utilizar as redes sociais para estabelecer uma boa rede de relacionamentos.

Busque por pessoas e grupos que se assemelham a você, ou seja, que tenham interesses e objetivos parecidos, que trabalham ou trabalharam na empresa que você deseja fazer negócios ou ingressar como colaborador.

Mantenha-se ativo, e busque se comunicar trocando ideias e experiências.

Seguindo todas estas dicas, aposto que você vai melhorar muito seu marketing pessoal.

Como você avalia seu marketing pessoal?

Deixe suas sugestões, dúvidas e comentários no espaço abaixo.

 

 

7 Dicas para Montar um Negócio Online de Sucesso

Entenda o que é Marketing de Relacionamento e como utilizar na sua Empresa

Como fazer Marketing com Poucos Recursos?

 

Compartilhe!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

shares