AgroEmpreender: Como iniciar o plantio de alimentos saudáveis

Como iniciar o plantio de alimentos saudáveis

Os plantios iniciais de alimentos para consumo imediato, utilizando espaços domésticos, caseiros, existentes em casas ou apartamentos – para produção em menor espaço de tempo – são, em princípio, os desta listagem – que podem ser colhidos a partir de 25, 40, 45, 50 dias. Neste texto selecionei algumas plantas, as suas respectivas épocas de plantio por Região, o espaçamento e o tempo até a Colheita.

Utilizando dados da EMBRAPA HORTALIÇAS, gerados no Centro Nacional de Pesquisas em Hortaliças, localizado no Distrito Federal, na área do Brasil Central.

As hortaliças são produzidas no Brasil inteiro há muitos anos e praticamente em todos os Estados foram elaborados documentos com a orientações técnicas. Trata-se de uma pesquisa longa e complexa. Ao invés de sugerir os links decidi pesquisar e disponibilizar a todos, a informação com uma linguagem mais simples e direta.

Começar logo, para ter produção em poucos dias

Existem muitos textos já publicados sobre a Produção de Hortaliças, elaborados por equipes da Pesquisa e da Assistência Técnica e Extensão Rural. Fiz um primeiro apanhado de recomendações básicas de produção de hortaliças para as condições domésticas, as conhecidas ‘hortas de apartamentos’, que vem fazendo bastante sucesso em todo o Brasil nos últimos tempos.

Considerando a ideia da produção orgânica, sem a utilização de fertilizantes, inseticidas e outros produtos químicos, propomos que as populações trabalhadoras e empreendedoras – ameaçadas pela crise da Pandemia do Coronavírus, desempregadas, sem salário, sem renda, iniciem imediatamente a produção caseira de alimentos básicos para suas famílias.

Nos próximos dias, publicaremos, aqui no site Atitude & Negócios, informações sobre como dar partida nas produções caseiras: onde plantar as espécies preferidas, como organizar o solo para os plantios, como estruturar a localização criativa dos ‘canteiros’, a disposição dos vasos, dos potes, das caixas e outros vasilhames reaproveitados das atividades da residência.

Além de alimentar a família, pode ser um bom Negócio

Nossa intenção é estimular a formação de plantios para alimentar a família – mas é possível articular produções maiores, semi-comerciais, fornecendo, sob encomenda, alimentos naturais, isentos de produtos químicos, alcançando vizinhos, amigos, parentes e conhecidos. Como já afirmei nos primeiros textos, vejo a produção de alimentos caseiros, domésticos, como uma alternativa inteligente e oportuna de geração de renda, através de parcerias entre famílias que foram surpreendidas pela Covid-19 e ficaram sem perspectivas de voltar a vida plena, passada a crise – que está se acentuando fortemente – afetando famílias de Empreendedores, de Trabalhadores e Trabalhadoras que ficaram sem nenhuma garantia de renda para sobrevivência.

Classificação das hortaliças

As hortaliças, segundo a EMBRAPA, compreendem mais de 70 espécies e podem ser agrupadas de acordo com a parte comestível em:

– Hortaliças-folhosas: alface, almeirão, agrião, espinafre, couve, cebolinha, salsa, rúcula; acelga, alfavaca, cebolinha, chicória, coentro, hortelã, manjericão, mostarda, ora-pro-nobis, repolho, rúcula, salsa;

– Hortaliças-flores: couve-flor, couve brócolos;

– Hortaliças-frutos: berinjela, jiló, abóbora, quiabo, chuchu, tomate, pimentão, pepino;

– Hortaliças-tubérculos: batata; cará;

– Hortaliças-raízes: cenoura, beterraba, rabanete, nabo, batata-doce;

– Hortaliças-bulbos: cebola, alho;

– Hortaliças-rizomas: inhame;

– Hortaliças-hastes: aspargo, aipo ou salsão;

– Hortaliças-condimentos: cebolinha, coentro, pimenta, salsa, manjericão, hortelã.

Plantios de Produção Rápida

  • Abobrinha

Épocas de Plantio: no Sul, de setembro a maio. No Sudeste, de agosto a maio. No Nordeste, de março a outubro. No Centro Oeste, o ano todo. No Norte, de abril a agosto. O Espaçamento é de 1,50 metro x 1,00 metro. O Plantio é Direto na Cova e a Colheita é em 45 a 60 dias do plantio.

  • Rabanete

Épocas de Plantio: no Sul, de março a agosto. No Sudeste, de março a agosto. No Nordeste, de março a julho. No Centro-Oeste, de agosto a março. No Norte, de agosto a março. Espaçamento é de 0,25 cm x 0,05 cm, o sistema de plantio é Semeadura Direta no Canteiro e a Colheita entre 25 a 30 dias do plantio.

  • Alface de Verão

 Épocas de Plantio: Pode ser plantada no Sul, no Sudeste, no Nordeste, no Centro Oeste e no Norte, ano todo. O Espaçamento é de 0,25 cm x 0,25 cm, o plantio é feito através de Mudas no Canteiro e a Colheita é entre 50 a 70 dias.

  • Alface de inverno

 Épocas de Plantiono Sul, de fevereiro a outubro. No Sudeste de fevereiro a julho. No Nordeste de março a setembro. No Centro-Oeste, de março a setembro. No Norte de março a julho. O Espaçamento é de 0,25 cm x 0,25 cm e o plantio é por Muda no Canteiro e a Colheita é entre 60 a 80 dias do plantio.

  • Abóbora

Épocas de Plantio: no Sul, de outubro a fevereiro. No Sudeste, de setembro a março. No Nordeste, de março a outubro. No Centro-Oeste, o Ano Todo. No Norte, de abril a agosto. O Espaçamento é de 2,50 m x 2,50 m. O plantio é Direto, na Cova. A colheita é entre 90 a 120 dias do plantio.

  • Pepino

 Épocas de Plantio: no Sul, de setembro a fevereiro. No Sudeste também de setembro a fevereiro. No Nordeste, o Ano Todo. No Centro-Oeste, de julho a novembro. No Norte, de abril a setembro. O Espaçamento é 1,00 m x 0,50 cm. O plantio é direto, Mudas na CovaA colheita é entre 45 a 60 dias.

  • Rúcula

Épocas de Plantio:No Sul, de março a agosto. No Sudeste, de março a agosto. No Nordeste, de março a julho. No Centro-Oeste, de março a julho, também. No Norte, não recomendável. O Espaçamento é 0,20 cm x 0,15 cm, Semeadura Direta, na Linha. A Colheita será entre 40 a 60 dias do plantio.

  • Acelga

Épocas de Plantio: no Sul, de fevereiro a julho. No Sudeste, de fevereiro a julho. No Nordeste e Centro-Oeste, restrições na recomendação, de fevereiro a julho. O Espaçamento é de 0,40 cm x 0,30 cm, e o plantio deve ser com Mudas no Canteiro. A Colheita é entre 60 e 70 dias.

  • Agrião

Épocas de Plantio: No Sul, de fevereiro a outubro. No Sudeste, de fevereiro a julho. No Nordeste, de março a setembro. No Centro-Oeste, de março a julho.  No Norte, de abril a julho. O Espaçamentoserá de 0,10 cm x 0,20 cm. O plantio será por Mudas na Cova. A Colheita é entre 60 e 70 dias.

  • Almeirão

Épocas de Plantio: no Sul, de fevereiro a outubro. No Sudeste, de fevereiro a agosto. No Nordeste, de fevereiro a agosto. No Centro-Oeste, de fevereiro a agosto. No Norte, de abril a agosto. O Espaçamento deve ser de 0,25 cm x 0,25 cm. O plantio deve ser feito por Mudas, no Canteiro. A Colheita, será entre 60 – 70 dias.

  • Bertalha

Épocas de Plantio:No Sul, de setembro a fevereiro. No Sudeste, de setembro a fevereiro. No Nordeste, de setembro a fevereiro. No Centro-Oeste, durante Ano Todo. No Norte, também durante Ano Todo. O Espaçamento será de 1,00 m x 0,40 cm e o plantio por Mudas na Cova. A Colheita será entre 60 – 70 dias.

  • Beterraba

 Épocas de Plantio: no Sul, durante Ano Todo. No Sudeste, da mesma forma, durante Ano Todo. No Nordeste, de abril a agosto. No Norte também de abril a agosto. (Não recomendável). O Espaçamento será de 0,20 cm x 0,10 cm, e o plantio por Semeadura Direta no Canteiro. A Colheita será de 60 – 70 dias do plantio.

  • Chicória

 Épocas de Plantio: No Sul, de fevereiro a julho. No Sudeste, de fevereiro a julho. No Nordeste, de fevereiro a julho. No Centro-Oeste de fevereiro a julho.  No Norte, de fevereiro a agosto. O Espaçamentoserá de 0,25 cm x 0,25 cm por Muda no Canteiro. A Colheita será entre 60 – 70 dias do plantio.

  • Coentro

Épocas de Plantio: no Sul, de setembro a janeiro. No Sudeste, de Agosto a Fevereiro. No Nordeste, o Ano Todo. No Centro-Oeste, agosto a abril. No Norte de abril a outubro. O Espaçamento será de 0,25 cm x 0,10 cm. O plantio será por Semeaduras Direta no Canteiro e a Colheita será entre 50 a 60 dias.

  • Couve-chinesa

 Épocas de Plantio: no Sul durante Ano Todo. No Sudeste, também Ano Todo. No Nordeste, de março a maio. No Centro-Oeste também de março a maio. E no Norte não recomendável. O Espaçamento será de 0,50 cm x 0,40 cm e o plantio deverá ser Muda na Cova. A Colheita pode ser de 60 a 70 dias.

  • Couve

Épocas de Plantio: no Sul, de fevereiro a julho. No Sudeste, também de fevereiro a julho. No Nordeste, de abril a agosto. No Centro-Oeste entre fevereiro e julho. E no Norte, de abril a julho. O Espaçamento deve ser de 0,90 cm x 0,50 cm. O plantio é pela Muda na Cova. A Colheita deve ser entre 80 a 90 dias.

  • Ervilha grão

 Épocas de Plantio: na região Sul, deve ser entre abril e maio. No Sudeste, também em abril e maio. No Nordeste, não aconselhável. No Centro-Oeste entre Abril e Maio. No Norte, não aconselhável. O Espaçamento deve ser de 0,25 cm x 0,07 cm, por Semeadura direta no sulco. E a colheita será entre 60 a 70 dias do plantio.

  • Ervilha torta

Épocas de Plantio: No Sul, de março a setembro. No Sudeste, de abril a agosto. No Nordeste de maio a julho. No Centro-Oeste, de maio a julho. Na região Norte, de maio a julho.  O Espaçamento será de 0,80 cm x a 0,60 cm. O plantio é perla Semeadura Direta, na Cova. A Colheita deve ser entre 70 – 100 dias. A planta se chama ‘ERVILHA TORTA’ e pode ser consumida como grão e como folhagem, ainda verde.

  • Espinafre

Épocas de Plantio: na região Sul, de fevereiro a setembro. No Sudeste, também de fevereiro a setembro. Já no Nordeste, o ideal é plantar espinafre de março a agosto. No Centro-Oeste também de março a agosto. E na região Norte, de março a maio. O Espaçamento deve ser de 0,25 cm x 0,10 cm, por Semeadura Direta, no Canteiro e a Colheita pode ser entre 60 e 80 dias.

  • Feijão-vagem

Épocas de Plantio:  na região Sul, de setembro a março. No Sudeste, de agosto a março. E no Nordeste, o Ano Todo. Na região Centro-Oeste, de março a agosto. No Norte de abril a julho. O Espaçamento será de 1,00 m x 0,50 cm, em Semeadura Direta, na Cova; e a Colheita depois de 60 a 70 dias.

  • Maxixe

Épocas de Plantio: na região Sul, de setembro a fevereiro. No Sudeste, também de setembro a fevereiro. E na região Nordeste, ainda de setembro a fevereiro. No Centro-Oeste e na região Norte, durante Ano Todo. O Espaçamento deve ser de 1,00 m x 0,50-0,70 cm, dependendo da irrigação, em Semeadura Direta na Cova. A Colheita será em 60 a 70 dias.

  • Salsa

Épocas de Plantio: no Sul e no Sudeste, entre março e setembro. No Centro-Oeste e no Nordeste, entre março e agosto – e no Norte,  sem recomendação. O Espaçamento será de 0,25 cm x 0,10 cm Semeadura Direta, ou por Mudas, na Linha. A Colheita será com 60 a 70 dias.

  • Quiabo

 Época de Plantio: na região Sul, de outubro a dezembro. No Sudeste, de agosto a março. Na região Nordeste, durante o Ano todo. No Centro-Oeste, de agosto a fevereiro. E na região Norte, durante o Ano Todo. O Espaçamento será de 1,00 m x 0,40 cm, plantio em Semeadura Direta ou mudas na Cova. A Colheita será entre 70 e 80 dias. 

  • Repolho de inverno

 Épocas de Plantio: Na região Sul, de fevereiro a setembro. No Sudeste, de fevereiro a julho. E no Centro-Oeste e Norte, também de fevereiro a julho. Para a Região Norte, o Repolho de Inverno é ‘não recomendável’. O Espaçamento é de 0,80 cm x 0,40 cm e é plantado em Mudas na Cova. A Colheita será entre 90 – 110 dias. 

  • Repolho de verão

 Épocas de Plantio: já o Repolho de verão é plantado, na região Sul de novembro a janeiro. No Sudeste, planta-se de outubro a fevereiro. Mas no Nordeste, pode ser plantado Ano Todo. Na região Centro-Oeste planta-se de outubro a fevereiro e no Norte de março a setembro.  O Espaçamento será de 0,80 cm 0,40 cm, com Mudas na Cova. A Colheita será entre 90 – 110 dias.

  • Tomate de mesa

Épocas de Plantio: é plantado, nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte, o Ano Todo. O Espaçamento deve ser de 1,00 m x 0,50 cm, com Mudas no Sulco. A Colheita será entre 100 – 120 dias, resultando de 5,0 a 10 kg de tomates deste plantio.

  • Batata

Épocas de Plantio: batatas são plantas que gostam de clima mais suave, quase frio. No Sul, os plantios são feitos entre outubro, novembro e dezembro. No Sudeste e no Centro-Oeste entre abril e maio. No Nordeste e Norte, entre abril, maio e junho. O Espaçamento deve ser de até 0,90 cm entre as linhas e 0,30 cm entre as plantas. A Semeadura Direta das Mudas (ou batata-semente) deve ser no sulco. A Colheita deve ser entre 90 – 120 dias.

  • Batata-doce

Épocas de Plantio: Nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste os plantios vão de outubro a dezembro. Na região Norte não é aconselhável a batata-doce. O Espaçamento deve ser de 0,90 cm entre linhas e 0,30 entre plantas. O método é a Semeadura Direta em leiras. A Colheita deve ocorrer entre 120 e 150 dias.

  • Cenoura de inverno

Épocas de Plantio: na região Sul, o plantio de Cenoura de Inverno é entre fevereiro e agosto. Já na região Sudeste deve ser de março a julho. Na região Nordeste não é aconselhável. No Norte, o período ideal é de abril a julho. O Espaçamento é de 0,20 cm a 0,05 cm, em Semeadura Direta, no canteiro. A Colheita será entre 90 e 110 dias.

  • Cenoura de verão

Épocas de Plantio: No Sul, de novembro a janeiro. Mas no Sudeste, no Nordeste, no Centro-Oeste e no Norte, os plantios de Cenoura de Verão devem ocorrer de outubro a março.  O Espaçamento será de 20, 0 cm x 0,05 cm por Semeadura Direta, no canteiro. A Colheita pode ser feita de 85 a 100 dias.

Consultoria diária, permanente à disposição!

Estou inteiramente à disposição para prestar informações sobre plantios de hortaliças, produção de alimentos em casa, organização de parcerias, contatos com Prefeituras e outras organizações sociais – contribuindo para que organizem projetos eficientes, que possam garantir alimentos básicos para as famílias prejudicadas pela Pandemia, talvez mudando a vida e o negócio dos Empreendedores, tornando-os independentes e autônomos – tanto dos recursos públicos quanto da dependência de uma agricultura agrotóxica. Temos uma quantidade gigantesca de informações de utilidade, que vão servir para aliviar as dificuldades de sobrevivência com saúde – até que haja uma recuperação ou uma mudança social e econômica no país. 

”Queremos ajudar na conquista da sua independência”

Sou Renato Moreira, criador do Globo Rural, do Pequenas Empresas Grandes Negócios, (na Rede Globo), do Projeto Terra Viva (na Rede Bandeirantes) revistas, jornais e suplementos de informação prática para melhorar a vida de trabalhadores e empreendedores.

Elisângela Oliveira, quem criou o site Atitude & Negócios, é contadora e tem uma larga experiência com Empreendimentos Empresariais e gestão administrativa. Você pode enviar perguntas ou sugestões por e-mail para webradiotv@gmail.com ou para elisangelaspo@gmail.com . Ou através dos telefones (049) 3329 1109 para conversar direto comigo ou pelo WhatsApp: (051) 9 9345 0255 do A& N.

Em breve, vamos trazer Roteiros para realmente começar a PRODUZIR ALIMENTOS PARA SUA FAMÍLIA.

 

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.