7 Segredos de Como Liderar uma Equipe de Vendas Eficientemente

Entender como liderar uma equipe de vendas com eficiência é fundamental para todas as organizações, pois assim as empresas conseguem ampliar mercados, alcançar lucratividade, colaborar para o crescimento de sua equipe e para seus negócios.

Mas não basta apenas contratar ótimos vendedores e esperar que estes façam milagres.  Apesar de possuir um perfil seguro, flexível e saber lidar com metas e cobranças, um vendedor sozinho não fará milagres, ainda mais em tempos de mudanças no perfil de compra dos consumidores e grande concorrência do mercado.

É preciso saber e dominar todos os  segredos de como liderar uma equipe de vendas de maneira eficaz.

O bom vendedor

O bom vendedor é aquela pessoa que tem muita curiosidade para desvendar todas as particularidades de seu cliente, produto e as técnicas de vendas que terá que aplicar. Também carrega consigo excelentes armas de persuasão, sim, porque o vendedor é uma pessoa extremamente comunicativa, observadora e com isso, tem facilidade de captar e fidelizar clientes, porque consegue identificar as necessidades deles e apresentar de maneira criativa soluções que os farão decidir pela compra.

Por outro lado, o profissional de vendas por saber que possui metas com prazos para realizar, tende ser uma pessoa bastante individualista e, por esta razão, é necessário que haja um líder que lhe inspire confiança e motive sempre a alcançar mais que o esperado.

A tarefa fica mais difícil quando a empresa começa a expandir e tem necessidade de aumentar sua equipe de vendas, neste caso, é necessário ter a frente um gestor que gerencie e organize toda parte burocrática e humana, mostrando e apontando o caminho que cada vendedor deve seguir, além de acompanhar todo o processo de evolução.

Podemos concluir que é um grande desafio para as empresas, estabelecerem uma força de vendas e manter a motivação em seu time de vendedores. 

Como Liderar uma Equipe de Vendas de Sucesso?

Liderar uma equipe de vendas de sucesso é tarefa que o gestor/líder deve conhecer perfeitamente.

Nada mais é do que exercer uma liderança por meio do exemplo e não somente pela autoridade hierárquica.

Somente assim, que o líder conquista credibilidade para convencer seu time de vendedores que o caminho apontado pode ser melhor a ser seguido.

E de maneira alguma, isso deve ser colocado de maneira autoritária, pois líderes autoritários tendem a exterminar a capacidade e vontade dos vendedores em usar sua criatividade para inovar em suas estratégias de vendas, além de perderem o compromisso em sugerir melhorias que poderiam ser muito úteis para toda a equipe.

  Mas então vejamos abaixo 7 Segredos de como liderar uma equipe de vendedores

  # 1. Inspirar confiança 

O respeito e a credibilidade de um bom líder são conseguidos por meio da confiança. Aquilo se prega deve estar alinhado ao seu comportamento.  O velho ditado: ‘faça o que eu digo e não o que eu faço’, não funciona na prática de gestão de vendas. O correto deveria ser “faça o que eu digo, porque é o que eu faço”.

O líder deve provar por meios de fatos que o que diz está de acordo com a realidade, só assim ganhará respeito e confiança.

 # 2.  Dedicar tempo suficiente as pessoas

Liderar uma equipe é preciso dispor de tempo para atender as necessidades e responder a dúvidas coletivas e individuais.

Também é preciso saber ouvir as dificuldades que cada um enfrenta e avaliar outras formas de resolver problemas, instigando nos vendedores a visualizar  outras possibilidades, colaborando para possam acabar propondo soluções úteis para cada situação.

#  3.  Motivar e transformar

Liderança está relacionada com motivação. O papel do líder de vendas quando se refere a gestão humana, é motivar sempre seu time para se chegar aos resultados esperados.

Mas, além disso, o bom líder é aquele que lidera motivando para que haja a transformação. Em outras palavras o líder deve  se preocupar com o desenvolvimento humano de sua equipe.

Ele lidera para que sua equipe aprenda com os resultados e enxerguem que estão desenvolvendo cada vez mais suas habilidades práticas, tornando-se melhores.

#  4. Ajudar na superação de metas

Ajudar a superar as metas não significa ter que colocar a mão na massa e sair vendendo, não, esta não é a principal tarefa de um gestor de vendas. Embora que, as vezes, quando os prazos estão se esgotando é impossível não fazer nada para impulsionar os resultados.

Nessa hora que o líder precisa fazer o trabalho duplo: motivar sua equipe da importância das metas, da capacidade que cada um tem para conseguir o que foi proposto e,  também de vender para ajudar a empresa a atingir os resultados.

Fazendo com que cada membro da equipe não somente consiga bater sua meta individual, mas também dar o máximo de si para ultrapassar as expectativas.

Leia também: 10 Dicas para fazer um excelente Planejamento Estratégico de Vendas  

# 5. Estipular metas dentro da realidade

Uma equipe de vendas tem suas metas e a tarefa do líder é definir e orientar para que todas sejam atingidas no prazo estabelecido.

É ele também o responsável pela criação das metas, que devem ser viáveis, estando dentro da realidade do mercado, das condições que a equipe de vendas tem para alcançar e também das necessidades da empresa.

Percebe-se que o líder de vendas tem um papel muito importante, por isso, para exercer uma excelente gestão é necessário coordenar todas as necessidades de sua equipe gerenciando de acordo com aquilo que a empresa espera dele.

(Link de Afiliado)

# 6.  Dar feedback

Além de motivar e orientar a equipe (o que deve ser feito e como deve ser feito) o líder/gestor de uma equipe de vendas tem a responsabilidade de gerenciar dados, extraídos do desempenho geral e individual de cada vendedor.

Mensurar e avaliar estes dados são fundamentais para eficácia das estratégias de vendas de uma empresa.

Mas é preciso também, dar feedback sobre as informações de como cada vendedor está performando.

Analisando os resultados, ouvindo o que cada um tem a dizer e usando este momento para incentivar e parabenizar, deixando clara a importância que a empresa e o líder tem por ele.

 # 7. Bom relacionamento

Bem o segredo número 7 é a chave de sucesso de toda a liderança.

Ter um bom relacionamento com sua equipe e com cada membro individual é indispensável para o desenvolvimento de todas as atribuições e responsabilidade que um líder e gestor de venda precisa para alcançar o sucesso.

 Conclusão

O segredo de liderar está em planejar, controlar, treinar, integrar e agir, sem estas atribuições não existe sucesso em liderança de vendas.

E você, como faz a gestão de vendas em sua empresa?

Deixe nos comentários a sua opinião.

E se inscreva no Blog para receber nossas atualizações.

Pesquisas que levaram a este artigo:

  • como liderar uma equipe de vendas
  • como liderar uma equipe
  • como gerenciar uma equipe de vendas de seguro

6 Comentários

  1. Pingback: Planejamento Estratégico de Vendas: 10 Dicas Excelentes

  2. Antonia lucimaria silva albano

    Muito bom poder aprender a liderar uma equipe com conhecimento gostei muito parabens vou por em pratica. Pra obter sucesso

  3. Fernando Martins

    Ótimo artigo. Senti falta apenas do uso de uma ferramenta online para controle de tarefas. Acredito que a equipe fica mais integrada e colaborativa para atingir os resultados da empresa.

    Usamos aqui na empresa a Ferramenta da Nuubes. Acredito que pode agregar muito valor na gestão de um líder. http://nuubes.com/nuubes-task-gestao-de-tarefas

    Sucesso a todos!

  4. Parabéns pelas dicas! Uma empresa começa por bons líderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *