Como melhorar o Engajamento dos Colaboradores e aumentar a Produtividade de sua Empresa?

Melhorar o Engajamento dos Colaboradores é uma missão cada vez mais constante no dia a dia das empresas.

E se você é um empresário ou gestor deve reconhecer que lidar com pessoas é muito fácil apenas na teoria. Na prática envolve muitas questões que nem sempre são tão visíveis, mesmo seguindo direitinho os padrões ensinados pelos mais renomados teóricos de liderança e gestão.

Ainda que, sua empresa esteja alcançando resultados satisfatórios é sempre bom avaliar como anda a motivação e o comprometimento de seus funcionários.

Isso é importante para garantir a sustentabilidade em longo prazo e manter sua cultura organizacional de acordo com a missão, visão e valores de sua empresa.

Neste artigo eu assumo o compromisso de compartilhar algumas estratégias e conceitos que você poderá aplicar hoje mesmo em sua empresa.

Mas é importante que primeiro você faça uma análise e consiga identificar em que patamar anda o engajamento de seu time com o objetivo de sua empresa.

Vamos analisar um pouco mais.

A Produtividade e o Engajamento

Nem sempre alcançar bons resultados significa ter em mãos colaboradores engajados com a missão de uma empresa. Pois muitas vezes, as razões que se consegue isso pode ser através de meios coercitivos ou por mecanismos de pressão.

Pode acontecer casos em que o funcionário executa uma tarefa não porque queira executá-la e por acreditar que seja correta, mas sim, por medo de perder o emprego, por perder credibilidade perante seus colegas e superiores, ou ainda, por medo de não atingir suas expectativas de crescimento de carreira. Ele pode estar olhando apenas para si próprio, e com certeza isso não é nada bom.

Casos assim, são prejudiciais tanto para o funcionário quanto para empresa, pois fica claro que não existe uma sintonia de propósitos e inexistência de engajamento que colabora muito para os baixos índices de produtividade.

Para reverter este quadro, é preciso ter pessoas entusiasmadas e motivadas nas funções que exercem. Pessoas com sentimento de pertencimento e comprometidas a alcançar muito mais daquilo que se esperam delas.

O engajamento só é conquistado através de boas práticas de gestão, que permite seus colaboradores acreditarem que estão fazendo certo por ser o certo a fazer, e por se identificarem com objetivo estratégico de sua empresa.

Então, produtividade é executar em menos tempo e com maior eficiência, garantindo qualidade no resultado esperado.

Você só conseguirá isso em sua empresa se sua equipe estiver engajada.

Engajamento é o grau de envolvimento que seu time exerce na empresa. Tem haver com paixão pelo que faz. É ter ao seu lado pessoas que trabalham com propósito maior, afinado com o objetivo de crescimento para ambas as partes.

E, para existir paixão é preciso preparar a casa e organizar as peças em seus devidos lugares.

Principais Prejuízos que a Falta de Engajamento Provoca dentro do Ambiente de Trabalho

Pode acreditar, falta de engajamento traz muitos prejuízos para sua companhia, tais como:

  • Falta de confiança
  • Funcionários desestimulados
  • Alto índice de absenteísmo
  • Qualidade abaixo do ideal
  • Conflitos de interesses
  • Falta de criatividade
  • Depressão
  • Alta rotatividade
  • Falta de inovação
  • Péssimo atendimento
  • Perdas de clientes
  • Prejuízos financeiros

Corrigir essas questões é vital para garantir que sua empresa se mantenha forte e bem vista tanto por seus clientes quanto por seus funcionários.

O papel do líder é identificar estas questões, caso elas existam em sua empresa, e buscar formas inteligentes que corrijam os problemas antes que eles tornem -se ainda piores.

Você não quer que sua empresa tenha uma reputação negativa no mercado, certo?

Então reveja o quanto antes a estratégia que sua empresa está assumindo.

Considere analisar o que não está correto e criar soluções para trazer a motivação e engajamento em sua equipe, antes que seja tarde demais.

Como melhorar o engajamento dos colaboradores e provocar mudanças nos resultados?

Para melhorar o engajamento dos colaboradores, como disse antes, é preciso primeiramente, analisar como as coisas estão acontecendo.

Parta do início, separe um tempo em sua agenda e caminhe silenciosamente pelos corredores e veja como as pessoas se comportam.

Procure não se envolver ou querer saber como eles executam determinada função ou atividade. Apenas observe, tendo o cuidado de não causar um sentimento de que estão sendo vigiados.

Faça isso de forma amistosa e natural.

Tome um café e converse com o gerente, faça um comentário com algum funcionário sobre assuntos não relacionados ao trabalho durante este momento. Assim causará a impressão de que está apenas tirando um tempo de pausa de seus compromissos.

Após ter feito isso, faça um apontamento de tudo que observou e a partir daí parta para parte executável.

Crie um plano de mudanças.

Veja algumas sugestões de como melhorar o engajamento dos colaboradores e aumentar a produtividade de sua empresa.

1 – Faça reuniões e reuniões de Brainstorming

Estabeleça um dia da semana ou do mês e junte sua equipe para discutir os desafios de sua empresa.

Dê espaço para que todos exponham suas ideias, sugestões e opiniões.

É importante que essas reuniões comecem com uma pauta específica e que tenham um moderador responsável pelos os objetivos, o tempo que cada um terá para expor seus argumentos e que conduzirá a reunião para o fim determinado.

2 – Evite discutir os problemas específicos de cada um na frente de todos

Se você percebeu que determinado colaborador apresenta um rendimento abaixo do esperado, chame-o em particular e converse com ele na tentativa de descobrir o porquê do baixo desempenho e faça com que ele enxergue o que tem feito de errado.

Tenha uma postura neutra, dê conselhos de maneira amigável e aguarde, se os resultados não melhorarem daí talvez, seja a hora de repensar se deve ou não continuar com este colaborador.

3 –  A transparência da Política de Meritocracia

Se sua empresa tem uma política de meritocracia, faça com esta seja apresentada de maneira transparente, que todos visualizem na prática como funciona, sentindo-se motivados para alcançar objetivos maiores.

4 –  Entenda as expectativas de seus colaboradores

Participar ativamente da rotina de seus funcionários pode não ser o suficiente para se ter um time forte e engajado.

É preciso conversar individualmente e entender as expectativas de cada um, identificar suas frustações seus medos e seus objetivos. Muitas vezes, temos ao nosso lado pessoas que não estão alinhadas com o objetivo estratégico, mas como estão fazendo um bom trabalho deixamos para lá.

Mas é fundamental trabalharmos com pessoas que acrescentem que sem medo. E que acima de tudo tenham um envolvimento maior com aquilo que esperamos dela.

Converse mais pois é conversando que a gente se entende.

5 –  Valorize sem criar falsa expectativas

Crie um ambiente de trabalho motivador e por que não criar uma política de incentivos por resultados?

Porém, analise a real situação de sua empresa e veja se é possível implantar uma política de ganhos por resultados por equipe.

Considere essa ideia apenas se sua empresa poderá cumprir o que for estabelecido. Tenha cuidado para não criar falsas expectativas e desanimar ainda mais seus funcionários.

6 – Avalie o Desempenho

Para avaliar o desempenho de seus colaboradores tenha em mãos ferramentas eficientes de gestão e uma estratégia bem elaborada para a implantação.

Existem muitas ferramentas de avaliação de desempenho no mercado. Muitas empresas optam pela avaliação 360°, onde as pessoas costumam identificar seus pontos fortes e pontos fracos. Mas procure uma que se adapta a sua realidade, mas cuide para:

o   Estabelecer as competências que serão analisadas

o   Estipular um prazo para aplicar a medição

o    Avaliar os resultados e estabeleça o plano de ação com base nas análises feitas

Time forte e comprometido

Com tudo que foi mencionado acima, você já deve ter concluído a importância de melhorar o engajamento dos colaboradores.

Para se ter maiores benefícios você precisa identificar quais pontos que precisam de ajustes e avaliar a estratégia que irá implantar para alcançar melhores resultados.

Estabelecendo princípios praticados por determinado tempo você colherá resultados surpreendentes.

Principalmente, você verá que a produtividade de sua empresa vai aumentar qualitivamente com baixo custo, sim pois tendo o time certo nos lugares certos e, com o grau de envolvimento certo, sua empresa terá grandes resultados.

Não temos dúvida que investir na sua equipe pode aumentar a lucratividade de sua empresa.

E você, quais ações está tomando para construir um time forte e engajado?

Deixe seus comentários abaixo. Terei o prazer de saber!

Se gostou, compartilhe!

2 Comentários

  1. dokukino

    Obaaa. Muito obrigado pela dica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *