Positividade no ambiente de trabalho: como desenvolver uma atitude positiva?

Autor convidado 

Você já deve ter participado de uma daquelas reuniões de trabalho em que têm o cara do contra. Aquele que ao ouvir uma ideia sempre diz “Isso não vai dar certo” sem sequer apresentar uma solução alternativa. Se você é esse cara, repense seu comportamento pois essa atitude negativa pode jogar contra você.

Atitudes negativas criam um ambiente de mal-estar entre colegas.

As equipes de trabalho gostam de pessoas que se concentram em buscar soluções e procuram apresentar alternativas em vez de focar em apontar as dificuldades.

De problemas todos já estão cheios. As pessoas querem soluções.

Essa não é a única forma de agir negativamente no trabalho.

Por exemplo, você pode estar agindo de forma negativa em relação a sua própria carreira.

Vamos dizer que você esteja almejando uma outra posição na sua empresa.

Você olha para colegas que já estão desempenhando a função do seu interesse e começa a se questionar se você realmente têm capacidade de agir como eles. Então entra num espiral negativa de achar que você não é bom o suficiente para aquilo e acaba desistindo do que você queria. Por consequência fica frustrado, desmotivado e infeliz.

Mas como mudar atitudes como essas?

Adotando uma atitude positiva frente aos seus desafios profissionais.

Isso começa por perceber quando você está sendo negativo. Tomar consciência desse comportamento no momento em que ele ocorre é o primeiro passo. Uma vez percebendo-o você pode começar a trabalhar numa mudança de mindset. Ali, na hora.

Então, nesse momento, traga uma perspectiva diferente para a situação fazendo-se perguntas como: Quais as possibilidades nessa situação? Como posso contribuir para melhorar as coisas? O que posso fazer para ajudar a equipe? Como posso me desenvolver para me preparar para à posição que almejo na empresa?

Perguntas como essas irão mudar a sua linha de raciocínio para o lado positivo da situação levando-o a tomar as atitudes necessárias para evoluir em direção ao seus objetivos.

Uma outra coisa que você pode fazer é procurar alguém com mais experiência naquilo que você está buscando e pedir orientação. Esse processo é também conhecido como mentoring.

Manter-se positivo não só no ambiente de trabalho mas na vida como um todo é uma decisão pessoal. Primeiro você precisa querer e depois colocar em prática.

O pensamento positivo ajuda você a ter uma perspectiva mais ampla sobre as oportunidades que se apresentam na sua carreira. Por consequência, reflete nas suas atitudes no dia a dia no ambiente de trabalho e ajuda você a conquistar as pessoas. Afinal, quem quer ficar perto de alguém que puxa o astral para baixo? Por outro lado, um ambiente de trabalho positivo estimula a criatividade e inspira à equipe a melhorar sua produtividade e dar o melhor de si. Por consequência acaba sendo o tipo de ambiente mais valorizado pelas empresas.

Pare para observar e veja quem são as pessoas que atraem mais outras pessoas no ambiente de trabalho. Provavelmente você verá que são aquelas que apresentam um comportamento positivo e otimista. São as pessoas que transmitem energia positiva.

Por essas e outras, escolha a positividade. Ela trará mais bem estar no seu dia a dia no trabalho e será o melhor caminho para o seu desenvolvimento profissional.

Sobre o autor: Juan O’Keeffe é empreendedor, mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog EvoluçãoPessoal.com.br.

18 Atitudes essenciais para você ter melhores resultados nos Negócios!

Baixe o E-book e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *