fbpx
Como Vencer o Medo de Liderar

Como vencer o medo de liderar? O medo é algo intrínseco ao ser humano, e cada pessoa tem medo de alguma coisa.

Mesmo aqueles que aparentam ser muito destemidos, tem medo de algo, seja físico, sensorial ou até mesmo algo criado por sua mente.

O conceito de medo é: ansiedade irracional ou fundamentada, receio, apreensão em relação a algo.

E o medo de liderar compreende todos esses conceitos, pois ao ser chamado para liderar gera uma grande ansiedade.

Também gera um receio, pois se trata de algo novo e não se sabe como será sua reação frente a isso.

Esse desafio gera uma grande apreensão, pela incerteza se os objetivos serão alcançados, se será capaz de liderar de forma eficaz.

Muitos nascem com o perfil de líder, e esses medos são menores.

Mas essa habilidade pode ser desenvolvida com o devido preparo.

Nesse artigo vamos dar 4 dicas para que você se prepare para enfrentar os medos de liderar. Na liderança de uma equipe os principais medos são:

  • não saber delegar as tarefas,
  • medo de ser autoritário,
  • medo de falar para muitas pessoas.

Todos sentimos medo, a diferença é o quanto de medo que cada um sente.

Uma certa dose de medo é saudável e lhe ajuda a tomar decisões mais assertivas.

Treinamentos personalizados

Mas o medo em excesso, normalmente, causa um bloqueio que lhe impede de agir e tomar decisões importante e que precisam de certa agilidade.

Vamos as dicas para superar os medos e liderar sua equipe com confiança.

4 Dicas de Como vencer o Medo de Liderar

1.      Treine para falar em público

Falar em público é sempre um desafio, mesmo para os mais desinibidos e confiantes, então não se amedronte e enfrente as pessoas.

A melhor maneira para fazer isso é treinar, fale com o espelho, grave sua voz, quando se sentir mais confiante fale para a família.

Podem parecer coisas banais, mas irão lhe ajudar a ganhar a confiança necessária para falar na frente de várias pessoas.

Quando for participar de uma reunião ou apresentação defina e organize o que vai falar, isso ajudará muito.

Depois de ter as pautas definidas, ensaie sozinho(a) mesmo, isso fará seu cérebro assimilar o assunto, mesmo que você não decore, estará em seu subconsciente.

2.      Não tenha medo de errar

Todos querem atingir a perfeição, mas todos nós somos falhos. Então não deixe de buscar a perfeição, mas permita-se errar.

Junto com o medo de errar tem o medo da rejeição, que causa uma paralisia muito grande. Tenha em mente que é impossível agradar a todos e que sempre haverá críticas.

Esse é outro ponto, devemos aceitar as críticas, mas apenas absorver as que fazem sentido e se abster daquelas que vem apenas para tentar lhe causar uma dor.

Conseguir ter a serenidade para receber críticas de todos os tipos é uma tarefa um tanto difícil, mas é essencial que se esforce para isso.

Conseguindo lidar com as críticas você terá mais confiança ou menos medo de tomar decisões, falar com as pessoas, negociar, delegar tarefas, etc.

3.      “Arme-se” para os desafios

 Imagine a seguinte situação, você em uma floresta caminhando e aparece um urso, com toda certeza você terá muito medo e não saberá o que fazer, pois não tem nada para se defender.

Agora imagine a mesma situação, porém, agora você está em um veículo blindado, você pode se assustar ao avistar o urso, mas terá tranquilidade para desviar e seguir seu caminho.

Quando se está liderando uma equipe, uma reunião ou algo que exija tomadas de decisões repentinas, o preparo é essencial.

Se está liderando uma equipe, você tem que estar sempre um passo à frente, saber o que seus liderados devem e como fazer determinada tarefa.

E como se chega a isso? você deve aprender cada processo que é executado por sua equipe, pois isso lhe dará confiança, para delegar as tarefas de forma eficiente.

No caso de uma reunião, estude as pautas que lhe interessam, tente prever possíveis perguntas, treine suas falas.

Isso lhe dará mais confiança em sua apresentação, logo, mais confiança menos medo.

4.      Procure ajuda

Para nos aperfeiçoarmos precisamos conversar com pessoas mais experientes, que já passaram pelas coisas que estamos passando no momento.

Conversar com pessoas mais experientes pode lhe trazer mais confiança para liderar.

Procurar cursos ou palestras sobre motivação e liderança podem lhe trazer uma visão mais ampla sobre como liderar.

E quanto mais conhecimento mais confiança e menos temor terá, e isso com o passar do tempo, se tornará algo natural para você.

Conclusão

Liderar uma equipe não é uma tarefa fácil, e muitas vezes é ingrata, mas é muito prazerosa.

Principalmente, ver seu esforço realizado em forma de um produto ou em um resultado positivo para a equipe superar as adversidades.

Então quando receber a oportunidade de liderar e tiver medo, lidere com medo mesmo. Siga essas dicas e tenho certeza de que superará seus desafios.

Se você quiser desenvolver muito mais sua capacidade de liderar.

Fazer com que seus liderados se inspire através de seu estilo de liderança, e cresçam profissionalmente, alinhando seu propósito pessoal ao de sua empresa e alcançar melhores resultados!

Envie um e-mail para treinamentos@atitudeenegocios.com que entraremos em contato com você ou sua empresa.

Tags: | |

Se inscreva em nossa Newsletter!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *