Comunicação: Fator que Define o Sucesso ou Fracasso de uma Empresa

 

 A comunicação é a peça chave de qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno, independente do ramo de atuação, já está mais do que comprovado que não é possível sobreviver no mercado atual sem uma comunicação bem desenvolvida e inteligente.

A comunicação inteligente é também estratégica. Em meios a tantos recursos tecnológicos pensar e avaliar o modo de como são transmitidos os dados e informações faz toda a diferença tanto em aspectos de produtividade como de eficiência.

Um ambiente de trabalho onde a comunicação é unilateral torna os colaboradores omissos, desmotivados e sem o sentimento de pertencimento.

Por isso deve ser gerida, mas principalmente, integrada.

As empresas precisam adotar práticas que visam a colaboração de todos.

A equipe precisa se sentir motivada a participar e sentir que suas ideias, opiniões são relevantes para empresa e seus gestores.

Esse é o primeiro passo para uma comunicação assertiva.

O que é comunicação assertiva?

 

Comunicação assertiva ocorre quando se expressa suas opiniões, ideias ou sugestões sem negar o direito do outro de se expressar da mesma forma.

É quando se cumpre o objetivo esperado pelas partes.

 

A comunicação é responsável por agilizar e facilitar o trabalho de todos, presente atualmente em dezenas de meios, principalmente na internet.

É preciso estar atento ao desenvolvimento da comunicação por meio das ferramentas tecnológicas, das quais as empresas e pessoas não podem mais viver.

  • WhatsApp
  • Telegram
  • Facebook
  • Instagram etc.

Mas, é claro que não podemos descartar o telefone ou muito menos o bom e velho boca a boca.

A comunicação traz precisão e velocidade.

A utilização correta de todos os meios e ferramentas devem fazer parte da estratégia, e consequentemente, devem ser gerenciadas, avaliadas e mensuradas.

E não é só com os clientes internos que deve-se ter atenção. Também é preciso que haja a preocupação com os clientes externos, como:

  • Fornecedores
  • Consumidores
  • Concorrentes
  • Órgãos Governamentais
  • Imprensa

Pois do contrário as empresas perderão competitividade.

A boa imagem da marca e a reputação de uma empresa perante o mercado, tem muita relação com a maneira de que é feita a comunicação.

A comunicação deve ser precisa, clara e abrangente. Para ser eficaz precisa ser completa, funcionando em uma via de mão dupla, ou seja, acontecer nos dois sentidos.

Além disso, há de se ter o cuidado com a linguagem utilizada, pois cada veículo ou receptor tem sua maneira de compreensão, por isso, a comunicação tem que estar de acordo com a sistemática que se vai comunicar, para melhor alcance dos objetivos.

Metodologias para uma Boa Gestão da Comunicação Empresarial

Metodologias são ferramentas ou recursos tecnológicos que ajudam na execução de tarefas, controle de gestão e análises.

Ferramentas como:

São auxiliares para ajudar na inovação e execução das tarefas do dia a dia, permitindo que a comunicação seja mais eficiente.

Além das metodologias que auxiliam na tomada de decisão com a participação dos colaboradores, também fazem parte dos meios de comunicação empresarial os relatórios gerenciais gerados através de softwares de gestão ou ERPs (Enterprise Resource Planning) e os CRMs (Customer Relationship Management).

Por meio dos recursos tecnológicos é que se faz o gerenciamento dos dados para gerar informações úteis e relevantes para a tomada de decisão e consequentemente, para manter informados seus clientes internos e externos.

Todos os tipos de comunicação são importantes para embasar decisões, ajudar na melhoria contínua, dos processos, fabricação de produtos e melhor alcance dos objetivos estratégicos.

Conclusão

Para uma empresa,se comunicar vai muito além da troca de informações internas entre seus funcionários e clientes. Também é parte da estratégia de marketing de qualquer empresa.

Entender o seu público e desenvolver formas de interação para que fique alinhado com as preferências dos interessados, tudo isso faz parte da comunicação, responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa.

É importante para todo empreendedor, aprender sobre isso e se adaptar as mais recentes mudanças, conseguindo manter sempre uma boa relação com seu público.

 

 

 

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.