Qual o Segredo para Implantar uma Cultura Organizacional Saudável?

Cultura Organizacional pode ser o segredo do sucesso para sua empresa

A cultura organizacional, pode ser comparada a anatomia do corpo humano. Assim como, na anatomia o foco de estudo é o corpo, suas funcionalidades, suas interações, localização interna e externa. Com o objetivo de entender seu funcionamento, diagnosticando e estudando alternativas de cura para as funções que apresentam problemas.

No ambiente organizacional, a cultura é o reflexo estrutural do corpo de uma empresa, do seu funcionamento, das interações entre os participantes, da maneira como reagem aos estímulos internos e externos e, da forma com que buscam seus objetivos para fazerem a máquina funcionar em equilíbrio.

Através da identificação correta da cultura organizacional é possível mapear seu DNA e buscar alternativas que possam melhorar (se necessário) essas interações para que os resultados caminhem de acordo com objetivos esperados.

O que é Cultura Organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de padrões que toda a empresa tende a seguir.

É tudo aquilo que não está formalmente expresso em manuais, mas que orientam as atitudes e hábitos de cada integrante dentro de sua função, direcionando suas ações para alcançar o objetivo geral da empresa.

Você já deve ter percebido, que a cultura organizacional é resultado do comportamento organizacional de cada membro de uma empresa. Ela é a fotografia do mindset predominante na empresa.

Como nasce a Cultura Organizacional?

A cultura organizacional surge a partir da personalidade de seus fundadores.

É inspirada através da visão e missão que os fundadores têm sobre o negócio inicial, vem lá da seção de APRESENTAÇÃO do business plan, em que se destaca a missão visão e valores do negócio. É a idealização daquilo que esperam que a empresa venha se formar.

Esse conjunto (missão, visão e valores) é transmitida aos seus primeiros funcionários, que vão imitando e repassando aos novos colegas na medida em que a empresa vai aumentando.

Porém, na medida em que a empresa vai crescendo e acrescentando mais pessoas em seu quadro, a cultura, por sua vez, vai se moldando as diferentes experiências, formas de pensar e de agir dessas pessoas, até que enfim, ela começa a ser enraizada.

As principais características de uma Cultura Organizacional

A maneira com que a empresa reage as situações de seu ambiente é reflexo de sua cultura.

Existem diversas características de identificação de uma cultura organizacional, algumas delas, são:

Normas

São os padrões de comportamentos, as atitudes, hábitos, costumes, etc.

São os manuais que ensinam como executar as tarefas.

Comunicação

A cultura organizacional cria um modelo de comunicação própria de seus membros. A partir da comunicação, surgem termologias próprias e linguagens corporal que vão se mantendo com o tempo.

Valores

Os valores são os princípios da empresa, sua identidade pessoal, suas crenças, os critérios que assume em prol de seu objetivo, é o pilar de sustentação para todas as decisões.

Os valores de uma empresa se assemelham aos valores pessoais, como por exemplo, ética, comprometimento, responsabilidade, transparência, melhoria contínua etc.

Regras

São os manuais que descrevem o comportamento da empresa. Novos membros são aceitos somente se observarem e seguirem estes manuais.

Clima organizacional

O clima organizacional é o termômetro que mede o grau de satisfação dos colaboradores para às práticas e condutas dentro da empresa, com seus colegas e clientes.

É possível mudar uma Cultura Organizacional?

Você deve ter em mente que depois que uma cultura é enraizada é muito difícil de mudar.

Se a cultura nasce da personalidade dos fundadores, dentro daquilo que eles sonharam e traçaram como objetivo para a empresa, a menos que estes sejam trocados é que a cultura organizacional poderá ser mudada.

O que acontece na prática são melhorias dentro do ambiente de trabalho, substituição de funcionários, treinamentos motivacionais para que os funcionários se sintam parte dos propósitos da empresa.

Quando a Cultura Organizacional pode ser considerada uma ameaça para a empresa?

A partir do momento, em que existem conflitos que não são resolvidos, que vão se arrastando ao longo do tempo, afetando a cultura organizacional, isso pode ser considerado uma ameaça à sobrevivência sadia da empresa.

As condutas negativas como: falta de honestidade, ética e inobservância da missão, visão e valores também fazem com que a cultura seja uma ameaça.

E, uma cultura organizacional pode ser considerada uma ameaça quando não está alinhada com o que a empresa se autodenomina.

Por exemplo, uma organização que declara em seus manuais como sendo uma empresa que incentiva a participação e inovação para o crescimento em conjunto com seus colaboradores, mas que na prática adota um sistema autoritário, centralizador e coercitivo.

As consequências são seríssimas, porque isso pode ocasionar em confusão na cabeça dos funcionários e aumentando a rotatividade.  Além de criar uma imagem negativa na empresa.

Vale destacar que em meio a tantos meios de informação e redes sociais, uma empresa que não segue a bandeira que defende, não consegue se firmar muito tempo no mercado em que as pessoas estão cada vez mais exigentes.

Como fortalecer a Cultura Organizacional?

Para ter uma cultura organizacional bem-sucedida é preciso haver o engajamento de toda a equipe.

É preciso que a cultura seja clara e respeitada por todos.

Para se alcançar isso, é necessário fazer com que todos vistam a camiseta, que sejam apaixonados pelo propósito e que tenham a cara da empresa.

Através de treinamentos, de palestras motivacionais, reuniões produtivas, contratando profissionais com perfis alinhados e comprometidos com resultados.

Uma cultura organizacional só se torna forte quando representada por pessoas que entendem sua importância no contexto da organização e dedicam-se a alcançar e superar resultados.

Referência:

Idalberto Chavienato: Comportamento Organizacional

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *