Devo ou não investir em Treinamentos Corporativos na minha Empresa?

Muitas empresas já incluíram Treinamentos Corporativos como parte da estratégia empresarial. Isso porque, através deles, é possível capacitar seus colaboradores e melhorar suas performances, atingindo resultados mais eficazes em curto espaço de tempo.

Sua empresa para funcionar precisa de planejamento, organização e controle, para isso, conta com os departamentos, como: rh, comercial, faturamento, financeiro, contabilidade, marketing, etc. Todos esses setores trabalham com funções especificas, entretanto, possuem alguns objetivos em comum: manter o sistema empresarial em equilíbrio, seguir a cultura empresarial e tomar decisões baseadas no planejamento estratégico.

Planejamento, organização e controle são elementos indispensáveis para o bom funcionamento de uma empresa.

Hoje, todos os setores organizacionais são integrados através dos ERPS (Enterprise Resource Planning). A tecnologia possibilitou a automatização dos processos, reduzindo custos e desperdício de tempo nas etapas de gestão.

Possibilitando também, que os gestores possam investir em preparar e capacitar seus colaboradores para assumirem responsabilidades com maior habilidade, motivação e competência.

Devido à alta competitividade, torna-se indispensável, ter uma equipe bem qualificada, tornando-se um diferencial, para enfrentar as nuances do mercado.

Mas o que são e como realizar Treinamentos Corporativos?

Os treinamentos corporativos são ferramentas que devem fazer parte plano da empresa para alinhar os departamentos à estratégia organizacional.

Capacitando e tornando seus colaboradores muito mais preparados para exercer suas funções, além proporcionar maior habilidade, motivação, dedicação e confiança.

Criando uma atmosfera positiva entre os funcionários, pois eles percebem que a empresa se importa com seu desenvolvimento pessoal, uma vez que, os conhecimentos adquiridos, são bagagens que eles levarão para além da empresa.

Quais são os benefícios gerado ao negócio?

Empresas que promovem palestras ou cursos periódicos em sua equipe, possuem maior lucratividade, isso graças aos benefícios trazem para os negócios, tais como:

  • Redução de tempo na execução de processos
  • Aumento de produtividade
  • Melhoria na comunicação entre departamentos
  • Faz com que a cultura organizacional seja entendida e praticada todos colaboradores
  • Estimula a criatividade para sugestão de ideias de melhorias nos processos
  • Cria o senso de dono
  • Diminui o índice de rotatividade de pessoal
  • Melhora o atendimento ao cliente

Quais maneiras é possível treinar seus colaboradores?

Existem diversas maneiras de promover treinamentos entre os colaboradores, hoje o mais comum são as universidades corporativas ou empresarial, que promovem cursos técnicos de especialização via EAD, com o objetivo de atualizar e desenvolver novas práticas de trabalho, alinhadas à missão da organização.

Um outro recurso que vem sendo escolhido pelas empresas, são webinars.

Segundo pesquisa realizada pela Forrester Research, 75% dos colaboradores têm preferência em aprender por meio de vídeos ao invés de ler manuais ou livros didáticos.

A vantagem dos webnars, em relação ao EAD, é que os eventos acontecem ao vivo, permitindo aos colaboradores sua participação com perguntas e sugestões, isso causa um efeito muito positivo, de mais engajamento, participação e motivação em querer absorver os conteúdos.

Embora com tantos recursos tecnológicos, a clássica maneira de treinar na sala de aula, não deve ser excluída, pois é por meio dela que se pode enxergar o entusiasmo de cada funcionário, seus medos e angústias, nada substitui o olho no olho.

É recomendável reservar um dia na semana, nem seja, uma vez por mês, para se reunir com seus funcionários e discutir sobre as dificuldades gerais e compartilhar bons resultados.

Só assim, é possível mensurar as melhorias obtidas e aquilo que precisa ser ajustado para garantir ótimos resultados.

Mas vale ressaltar que antes de investir em programas de aperfeiçoamento é necessário realizar uma avaliação de todos os setores da empresa, perfis dos colaboradores e avaliar o custo x benefício.

É preciso fazer um planejamento bem estruturado, com base em um mapeamento das áreas, atividades e pessoas envolvidas, pois não adianta gastar em treinamentos sem antes, identificar os pontos críticos e mensurar os impactos que pode trazer para o seu negócio.

Realizar treinamentos corporativos são fundamentais para a estratégia de crescimento no seu negócio.

Pessoas bem treinadas tendem a vestir a camisa da empresa, porque entendem sua importância dentro do processo produtivo.

Empresas que investem em capacitação possuem equipes mais engajadas e comprometidas com os resultados que alcançam.

Além disso, possuem processos bem executados e departamentos bem alinhados à estratégia principal.

E você, investe em capacitação na sua empresa?

Deixe sua opinião nos comentários.

Invista em um Sistema de Gestão Empresarial.

Conheça o Egestor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *