Dia dos Trabalhadores: O que essa data significa para você?

Essa semana estamos comemorando o dia do trabalhador, ou dia dos trabalhadores. Você já parou para pensar o que esse dia de fato representa para cada pessoa que trabalha para você?

E para você, o que representa o dia primeiro de maio?

Breve Resumo da História do Dia dos Trabalhadores

Dia dos trabalhadores: 1917
Foto Divulgação Wikipédia

O dia do trabalho, é comemorado no Brasil e em muitos países do mundo. Trata-se de uma homenagem àqueles que são primordiais ao desenvolvimento das empresas e para o progresso de um país.

O dia 1º de maio passou a ser lembrado, depois de uma Greve ocorrida em Chicago, em 1886. Onde diversas pessoas, protestaram pela redução da jornada de trabalho.

Reivindicavam que houvesse uma diminuição na carga horária de trabalho diário: de 13 horas, passasse a ser de 8 horas.

Essa manifestação, terminou com a morte de diversas pessoas, durante um confronto entre policiais e manifestantes ocorrido quatro dias depois.

A partir daí, iniciou-se uma série de manifestações ao redor do mundo. Que ao final, rendeu aos manifestantes o respeito e a comprovação de ser uma classe forte e unida internacionalmente.

No Brasil, não foi diferente. O dia primeiro de maio passou a ser o dia do trabalho, após reivindicações, protestos e greves da classe trabalhadora.

Em 1917, aconteceu a primeira Greve Geral que parou a indústria e o comércio.

Mas somente, seis anos mais tarde que o então Presidente Artur Bernardes, decretou que o dia primeiro de maio seria feriado Nacional.

E durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas, o dia primeiro de maio foi utilizado para divulgar as melhorias e aumentos de salários dos trabalhadores. Foi então que o dia do trabalho se consolidou, como uma data importante para lembrar das lutas e conquistas que essa classe passou ao longo da história.

O Trabalho Transforma!

Dia dos trabalhadores: O que isso deveria significar na prática?

Acredito que seja importante, neste dia 1º de maio, você refletir um pouco sobre o quanto realmente se importa com as pessoas que trabalham na sua empresa. E o quanto, você tem contribuído efetivamente para o crescimento de cada uma delas.

Pense também, o quanto cada uma delas representa ou representou para o seu próprio crescimento.

Vejo, muitas pessoas sempre reclamando de seus gerentes ou dos donos das empresas que trabalham.

Mas o que não vejo é a situação inversa. Sabe por quê? Porque patrões ou gestores, na maioria das vezes, são de poucas palavras.

Se o funcionário não apresenta resultados satisfatórios ou está apresentando mau comportamento, não tem conversa, demissão é a solução!

E assim, vão repassando este problema para o mercado resolver. Logo, essa pessoa vai ser contratada por outra empresa e não será mais problema seu.

É verdade, o problema estará resolvido, pelo menos, momentaneamente. 

A empatia é algo que deveria ser mais praticada no dia a dia empresarial.

Sabe por quê?

No momento em que você demitir, independente da razão.

Mas, se acontecer de você não querer perder tempo para pensar em soluções ou aplicar algum teste que vise melhoria para o desenvolvimento e relacionamento com seu funcionário, nesse caso, você estará passando o problema para outro tentar resolver. Ou seja, você não está contribuindo para o crescimento daquele profissional. Logo, você deixa de crescer também, e não exerce em sua essência o papel de um bom líder.

Nesse dia primeiro de maio, deixo o convite para você pensar mais em como poderia contribuir para o crescimento das pessoas que trabalham com você.

Entenda que seu trabalho pode ir muito além de apenas trazer os resultados esperados por sua empresa. Você pode aproveitar para transformar cada oportunidade, em benefícios para crescerem mutuamente.

  • Elogiar
  • Mostrar que se importa com as dificuldades das etapas de execução das tarefas
  • Perceber a maneira que cada um tem de se comunicar, percebendo quando não estão em um dia bom
  • Estar presente, não apenas na hora de colocar pressão para cumprirem os prazos, mas quando estão em dias com demandas baixas também
  • Aproveitar para transmitir conhecimentos e estimular o crescimento de cada um como pessoa
  • Agir com transparência e sinceridade
  • Assumir a responsabilidade de seus erros, aproveitando para analisar o que pode ser aprendido com isso

Saber enxergar que dentro do sistema empresarial, existem outros subsistemas tão importantes quanto o sistema principal. Gerir com responsabilidade significa enxergar habilidades implícitas e valorizá-las, estimulando o crescimento coletivo.

Feliz Dia do Trabalho!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE