E-commerce afeta diretamente o comércio local, eles poderão se adaptar?

E-commerce afeta diretamente o comércio local

Com a chegada da pandemia, as vendas online dispararam a crescer no mercado de e-commerce, causando uma baixa nas vendas dos comércios

O isolamento social veio para proteger a vida dos cidadãos e consumidores, mas está causando uma grande dor de cabeça aos vendedores comerciais. Isso porque, isolados em casa, os brasileiros estão optando por realizar suas compras online, deixando de ir ao comércio. Isso afeta diretamente o comércio local. A dúvida é, eles poderão se adaptar?

Como o e-commerce afeta o comércio local?

As compras online deixaram de ser um hábito apenas da nova geração. Com o avanço da pandemia e o isolamento sendo cada vez mais rigoroso, comprar pela internet passou a ser algo comum entre todas as gerações.

Um momento favorável ao e-commerce já que lucram cada vez mais com as inúmeras vendas online realizadas por dia, e o empreendedorismo e negócios online se valorizam de forma imparável.

No entanto, isso afeta diretamente os comerciantes locais. Pois, sem clientes indo em suas lojas, as mercadorias não são vendidas.

A ausência de vendas dessas mercadorias gera um grande prejuízo aos comerciantes e, em muitos casos, até mesmo a falência desses estabelecimentos.

Em tempos de crise causado por um vírus, os brasileiros estão investindo cada vez mais na tecnologia para a realização de todas as suas tarefas.

Em tese, é muito mais fácil e mais seguro comprar de forma online através de um dispositivo com acesso a internet, do que se arriscar a ir em uma loja que fica a quilômetros de casa.

Os comércios que se mantém funcionando e com um fluxo reduzido de clientes, podem manter seu percentual de venda estável.

No entanto, muitos estabelecimentos tiveram que fechar completamente, tendo que ficar observando as lojas online oferecerem os seus mesmos produtos e lucrando cada vez mais.

Como o Pequeno Comércio pode estar se adaptando ao e-commerce?

Inúmeros comerciantes não querem sair no prejuízo por causa da crise ou da tecnologia.

Ao perceberem que seus clientes preferem comprar online ao irem na loja física, começaram a se adaptar às necessidades de seus clientes.

As lojas físicas que antes desconheciam o mercado de vendas online, passaram a criar seus próprios sites para venda de seus produtos.

Estão cada vez mais interessados em vender online e oferecer ótimos serviços de entrega para seus clientes.

Investir em tecnologia para otimização em uma empresa, foi uma das jogadas que os comerciantes aplicaram para manter e,ou, aumentar o percentual de venda de seus estabelecimentos.

Transformar a sua loja física em uma loja online pode salvar um negócio, e os brasileiros estão cada vez mais interessados nisso.

No entanto, para ter um ótimo rendimento ou qualquer tipo de rendimento com uma loja virtual, primeiro é necessário ter conhecimento para investir nessa nova forma de negócio.

Redes sociais, plataformas de e-commerce e até mesmo vlogs estão sendo usados como forma dos vendedores oferecerem seus produtos e serviços. Por outro lado, alguns preferem vender em forma de review como o Melhor Mania Site, Zoom, Sabia Compra Review, entre outros.

Outros, no entanto, preferem os MarketPlaces para divulgação de suas vendas. Por serem canais de vendas mais conhecidas e visitados é uma forma mais viável de divulgação de produtos.

Se adaptar ao mundo digital, principalmente ao mercado de e-commerce pode não ser uma tarefa difícil. Existem inúmeros caminhos que podem ser seguidos, tanto para comércios grandes quanto para pequenos negócios.

Tags: |

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Artigo bem importante. Estou preocupada com as minhas vendas. Não sei como fazer marketing para atrair clientes.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.