10 erros cometidos por vendedores que impedem a fidelização de clientes

10 ERROS COMETIDOS POR VENDEDORES: QUE TRAZEM CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS PARA A ORGANIZAÇÃO

Vendedores são pessoas agradáveis de conversar, são educados, mostram-se interessados pelo problema de seu cliente buscando, incansavelmente, maneiras de superar as suas expectativas.

A realização de um vendedor ocorre quando consegue encantar e satisfazer de tal maneira, que o cliente nunca mais o abandona.

”A satisfação do cliente é um sentimento de prazer ou de decepção que resulta da comparação entre o desempenho (ou resultado) percebido de um produto e as expectativas do comprador. Se o desempenho não alcançar as expectativas, o cliente ficará insatisfeito. Se as alcançar, ele ficará satisfeito. Se o desempenho for além das expectativas, o cliente ficará altamente satisfeito ou encantado” (KOTLER; KELLER, 2012, p. 134).

Para uma empresa a expectativa final desta satisfação ou encantamento é a fidelização.

A empresa deve assumir o compromisso de treinar e capacitar sua equipe de vendedores continuamente, para que não haja erros na hora da negociação, porque fidelizar clientes é a prova que se prestou um serviço de qualidade.

Separamos 10 erros cometidos por vendedores que impedem a fidelização de clientes

Erro 1 # Não ouvir o cliente e falar demais

Muitas vezes, não ouvir com atenção e empatia o que o cliente está buscando, faz com que se perca tempo oferecendo alternativas que estão longe daquilo que ele está buscando. 

Fazendo com que ele perca paciência, não comprando nada e saindo da loja decidido nunca mais voltar. E se, algum dia este cliente, tiver que voltar, certamente, vai querer ser atendido por um vendedor diferente.

Para oferecer a solução correta, é preciso ouvir o cliente.

O bom vendedor dedica-se muito a ouvir seu cliente.

Segundo pesquisas, 70% do tempo de uma negociação, é dedicado a ouvir seu cliente, os outros 30% são dedicados a criar questionamentos que levam o cliente a falar sobre suas necessidades e anseios.

Perguntas abertas como por exemplo, ”por que você não gosta disso?’’ ”Como assim? ‘” ,”Como poderia te ajudar nisso?’’ , ”Qual seria a melhor forma para você?’’

Possibilita conhecer melhor o perfil do cliente e identificar o que ele está buscando resolver, com isso oferecer opções assertivas.

Falar demais, é outro erro. Existe clientes que não se importam em perder longo períodos de seu dia conversando com vendedor. Pessoas assim são exceções.

O que acontece é que as pessoas têm uma vida corrida, cheias de compromissos e a última coisa que irão querer gastar é seu tempo ouvindo o vendedor que fala demais e não atende a sua expectativa.

Por isso, ouvir é importante para identificar o perfil do cliente e personalizar o atendimento, conversando para resolver o problema, fidelizar e construir o marketing de relacionamento.

Erro 2 # Mostrar -se desinteressado

A desmotivação, por vezes, é a razão de existir atendimentos péssimos, com vendedor apático, sem paciência, não demostrando a mínima vontade de executar o trabalho. Descontando suas frustrações no cliente.

Quem perde com isso é a empresa, que é obrigada a ver ser clientes dando as costas, buscando soluções na concorrência e perdendo credibilidade. E, em tempos de redes sociais, tornou-se comum os clientes reclamarem caso sintam-se mal atendidos.

É importante a empresa observar comportamentos que não condizem com o esperado e buscar alternativas de solucionar o problema. Seja através de programas de motivação, treinamentos ou se não houver mais condições, considerar a opção pela troca do quadro de funcionários.

Erro 3 # Insistir na venda

O cliente decide não efetuar a compra, mas o vendedor fica insistindo pois não quer deixar de vender, porque precisa bater sua meta e ganhar sua comissão.

Hoje, as empresas têm cada vez mais se preocupado com a experiência do consumidor. Então, o principal é focar no valor percebido pelo cliente e deixá-lo tomar as próprias decisões.

vendedores

Isso não quer dizer que você deva deixá-lo ir embora, mas, criar meios que o faça pensar: hoje não encontrei o que queria, mas quem sabe na semana que vem eu encontro.

É importante identificar se o vendedor não está focando apenas em fechar vendas a todo custo, deixando de lado o compromisso de realizar um excelente atendimento.

Erro 4 # Mentir em relação aos prazos e a qualidade do produto

A mentira é o pior dos erros cometidos por um vendedor e quando descoberta perde-se a confiança, e a confiança uma vez quebrada, jamais será restabelecida.

Nunca mais a empresa ou o vendedor terão credibilidade perante aquele cliente.

Por isso diga a verdade, somente a verdade.

Erro 5 # Mostrar-se pessimista

O vendedor pessimista contamina o ambiente e dificilmente consegue fazer fechamentos.

Exemplos de atendimento pessimista existem muitos por aí. Por exemplo, aquele vendedor que só coloca defeitos nos produtos escolhidos pelo comprador.

O vendedor pessimista pode ser uma mescla do perfil desinteressado com o mentiroso.

É importante a empresa estar atenta para que possa solucionar estes problemas antes que acabe perdendo muitos clientes.

Erro 6 # Responder antes de ouvir a pergunta

Não existe nada mais chato do que se começar uma frase e ser interrompido antes de terminá-la.

Clientes que passam por esta experiência, tem para si próprios que será a última vez!

Comportamento típico de vendedores ansiosos, preocupados, que desejam finalizar depressa a venda ou de pessoa sem perfil de negociador, que segue um roteiro decorado, que qualquer questionamento diferente fica perdido, deixando o cliente irritado.

Erro 7 # Abandonar o cliente para atender outro

Se o vendedor está atendendo um cliente, logo, se espera que seu atendimento seja concluído pelo mesmo vendedor. As pessoas amam se sentir importantes, de ter um atendimento personalizado e a pior sensação que o cliente pode experimentar é ser abandonado pelo seu vendedor.

Erro 8 # Conversar sobre outros assuntos com outras pessoas na hora do atendimento

É semelhante a abandonar o cliente para atender outro, mostra falta de profissionalismo.

Nenhum cliente voltará para ser atendido por um vendedor que não lhe deu atenção devida.

Erro 9 # Demonstrar apenas conhecimento técnico

Geralmente, ocorre por vendedores com muito tempo de atuação na mesma função e empresa, que não possuem a preocupação de se atualizarem sobre novas técnicas, tendências e mudanças no seu segmento.

Consequência disso, é que acabam perdendo a sensibilidade de lidar com pessoas.

Erro 10 # Falar mal de clientes já atendidos

Antiético, antiprofissional, feio e desrespeitoso são apenas alguns dos adjetivos para essa prática.

O cliente certamente ficará receoso e pouco à vontade diante de um vendedor assim.

O cliente fica com aquela impressão: se fala dele para mim, certamente falará de mim para ele.

É uma atitude que faz o cliente fugir e nunca mais voltar.

Conclusão

Selecionamos 10 erros cometidos por vendedores e que infelizmente comprometem o fechamento de vendas e fidelização de clientes. Sabemos que existem muitos outros, se você conhece ou já passou por situações semelhantes, deixe aqui nos comentários.

Sua Equipe precisa de um treinamento de vendas?

Envie um e-mail para treinamentos@atitudeenegocios.com

Ou entre em contato através do nosso WhatsApp: (51) 993450255

Referências

KOTLER,  Philip; KELLER,  Kevin. Administração de Marketing – Página 134 – 14 ed.  Ed. Person

 

Tags: | |

Inscreva-se em nossa newsletter

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *