Gestão Empresarial: 7 dicas para melhorar o fluxo do seu negócio

Uma gestão empresarial bem realizada facilita a tomada de decisão, pois uma empresa com processos bem organizados tende alcançar melhores resultados.

A gestão de um negócio é o que determina o sucesso ou fracasso a curto, médio e longo prazo. Em outras palavras, definir objetivos e traçar estratégias para atingi-los é fundamental, e sem isso nada é possível.

A gestão tem como intuito a administração dos recursos de uma empresa para que ela alcance metas e objetivos, minimize erros e mantenha-se em crescimento de modo efetivo, eficaz e eficiente.

Sendo assim, acompanhe agora 7 dicas para melhorar o fluxo do seu negócio por meio de uma gestão competente.

1 – Fluxo de caixa

A primeira dica da lista é uma das mais importantes, pois as finanças de um negócio representam sua saúde.

O controle financeiro é o principal fator que leva uma empresa ao sucesso. Afinal, o segredo de empresas que lucram nada mais está na correta administração de recursos que entram e saem.

Ou seja, nele consta todos os valores que entram e saem dos caixas, por exemplo: imagine que seu negócio é um consultório odontológico e você realiza procedimentos de clareamento dental, nesse caso todos os equipamentos que você precisa comprar entra nas “saídas” e ao realizar o procedimento em seus pacientes, o valor que será cobrado vai para “entradas”.

Assim, é possível você analisar qual o seu lucro real, se o valor que está cobrando compensa o serviço e até mesmo o que vale mais a pena. 

O fluxo de caixa refere-se ao dinheiro que a empresa tem em seus cofres e aos valores recolhidos (com vendas, por exemplo) em determinados períodos.

Ter esse controle é fundamental para assegurar que a empresa não finalize o mês no vermelho e consiga usufruir de todos os seus recursos.

2 – Planejamento estratégico

Negócios que sabem aonde querem chegar têm certeza de onde estão, simples assim.

Isso significa que uma empresa saudável tem metas de curto, médio e longo prazo. Alguns exemplos são: aumento do número de clientes e vendas no período, contratações para os setores e expansão e crescimento como novas unidades.

Planejar aonde se quer chegar não é bastante, além disso é importante contar com KPIs e relatório para identificar se será possível e como está o andamento das tarefas.

KPI ou Key Indicator Performance são indicadores de performance das estratégias adotadas e com o seu acompanhamento é possível visualizar como estão as coisas.

Já relatórios periódicos servem para saber o que vem sendo feito errado e como otimizar isso.

3 – Treinamento da equipe

O treinamento da equipe é fundamental para um negócio ter sucesso, até porque são pessoas que alcançam objetivos.

Gerir pessoas e treiná-las significa dar todo o amparo e recursos para que elas exerçam seu trabalho de forma digna, ética e tenham todas as informações necessárias.

Equipes qualificadas têm embasamento para tomar boas decisões e costumam errar menos, assim o crescimento do negócio é consequência.

Quer um exemplo? Bom, imagina uma clínica odontológica, a equipe deve ser treinada para saber informar os pacientes sobre procedimentos e tratamentos como extração dente.

4 – Formar e treinar líderes

Formar e qualificar líderes dentro de um negócio é fundamental para o seu crescimento.

Assim como uma equipe preparada, a liderança deve estar apta a ponto de repassar conhecimento e estimular o crescimento de todos visando as metas e objetivos da empresa.

Gerir pessoas é um dos grandes desafios das empresas, pois é preciso compreender as particularidades dos trabalhadores e designar tarefas em que eles se sintam bem e desempenhem conforme o esperado.

Para líderes qualificados algumas dicas úteis são:

  • treinamentos;
  • Estimule os feedbacks;
  • Dê autonomia;
  • Apoie ideias e tomadas de decisão.

5 – Otimize processos

Empresas grandes são pouco burocráticas e visam a otimização de seus processos internos, isso ajuda nas tomadas de decisão e minimizam erros dentro da organização.

A gestão horizontal, por exemplo, é baseada em uma estrutura não hierárquica em que as pessoas têm autonomia para tomar decisões em situações de crise.

6 – Estude a concorrência

O que seus maiores concorrentes fazem de certo ou errado? Baseie-se nisso!

Se determinada empresa é sua concorrente, ela atua no mesmo segmento e tem interesse nos mesmos clientes que você.

Portanto, saiba o que ela faz tanto em organização interna como em seus posicionamentos no mercado. 

A ideia aqui não é copiar, mas sim se basear para evitar erros ou otimizar processos que já existem e dão certo em sua maioria.

7 – Marketing Digital

Se o objetivo é melhorar o fluxo do seu negócio a promoção dos serviços é essencial, certo?

Diante disso, o Marketing Digital é uma estratégia que visa vender mais, conquistar autoridade e visibilidade por meio dos relacionamentos com os clientes.

Por exemplo, você pode conter um site com blog e desenvolver conteúdos que sane as dúvidas e interesse de seu público-alvo, além disso é possível identificar as palavras-chave que seu público costumam buscar, como “clareamento dental valor” ou “clareamento a laser valor”. 

Dessa forma, você consegue um direcionamento maior no momento de desenvolver os conteúdos para suas redes sociais e artigos, além de que ao utilizar as palavras-chave e linkagens, seu posicionamento nos monitoramentos de busca e alcance será maior. 

Uma estratégia digital é importante para gerir o relacionamento com clientes e posicionamento da empresa em relação ao mercado, existem diversas táticas que podem inserir no seu planejamento. 

Por fim, a gestão é quem vai definir o tamanho do sucesso do seu negócio, então invista nela e adapte as dicas deste conteúdo para a sua realidade.

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal

Sobre a autora do Blog

Elisângela Oliveira

Elisângela Oliveira, trabalha com consultoria empresarial, assessoria em serviços de Assistente Virtual, e BPO Financeiro. É editora do Atitude e Negócios, onde ajuda diversos empreendedores de várias partes do mundo. “Minha missão é ajudar empreendedores a terem mais atitude em seus negócios e alcançar seus objetivos.”

 

Tags: | | |

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.