Gestão Financeira: 5 Dicas para um Bom  Gerenciamento

A gestão financeira tem a função de melhorar os resultados financeiros, aumentando o valor do patrimônio por meio do lucro, permitindo ao seu gestor identificar os diversos pontos críticos de áreas da empresa e também otimizar processos, melhorar a alocação de recursos, criando estratégias para curto e longo prazo.

O volume de informações empresarial no dia a dia é imenso e saber lidar com isso é primordial para o bom andamento dos negócios. Gerenciar o fluxo de informações, na maioria das vezes, é uma tarefa complicada, e torna-se mais difícil se não houver um a boa gestão financeira, planejamento e controle.

Na prática, existem muitas empresas com dificuldades financeiras, e, na maioria das vezes, são causados por problemas de gerenciamento do fluxo de caixa ou então pela falta de planejamento financeiro.

Veja alguns erros comuns:

Desconhecimento a origem dos recebimentos e pagamentos: existem muitas empresas que não elaboram o fluxo de caixa e por isso não sabem o quanto recebem e quanto gastam, muito menos sabem o quanto de lucro estão gerando e não possuem a menor noção de quando  e quanto podem reinvestir em outras áreas da empresa.

Preço de venda desajustado: um agravante que coloca em grande risco o lucro da empresa, ocorre na maioria das vezes pela falta de conhecimento dos custos e despesas.

Fazer retiradas desenfreadas: pensar que porque a empresa é sua lhe dá o direito de retirar dinheiro do caixa sempre que achar necessário é um grande erro e que acontece frequentemente em muitas empresas.

Falta de planejamento entre o contas a pagar e o contas a receber: o equilíbrio financeiro de caixa de uma empresa acontece quando estes dois setores trabalham em sintonia, é um erro não fazer a programação devida entre eles.

Uma coisa que também acontece frequentemente é fechar compras com fornecedores para pagamento no mesmo dia de pagamento de salários, gerando grandes estresses para levantar recursos na hora de pagar.

Ausência de sistemas de informações: grande parte das micro e pequenas empresas são especialistas em apagar incêndios, mas não percebem aonde a primeira faísca de fogo começou. E é justificável, na hora do desespero não dá tempo de analisar, e ainda mais sem um sistema de informações organizado.

Organização de documentos: sabe aquela nota fiscal de mercadoria de três dias atrás? Se não souber onde ela se encontra, cuidado! Pode ser sinal de que está tendo sérios problemas de organização.

Algumas dicas simples para fazer uma boa gestão financeira

 Estipule um pró-labore fixo e alinhado com a realidade de sua empresa.

  • Antes de formular o preço de venda, estude, pesquise e peça conselhos de seu contador para formular um preço adequado ao mercado e que gere retorno ao seu capital.
  • Planeje adequadamente, criando sistemas de informações que permitam avaliar, medir, controlar e executar ações que melhorem os resultados, mas não esqueça de sempre realizar um acompanhamento nos processos e resultados, caso necessite mudá-los ou ajustá-los.
  • Tenha tudo registrado, não importa o meio utilizado, seja através de um sistema informatizado, através de planilhas ou até mesmo em um papel. É fundamental ter todos os registros escritos de maneira organizada e, além disso, sempre avaliar os dados, prever os acontecimentos, trabalhar formas de reduzir riscos e obter melhores resultados.
  • Guarde todos os documentos em locais adequados e envie-os periodicamente ao seu contador, para que o registo contábil aconteça no momento certo que deve acontecer e para sua contabilidade estar em dia.

Conclusão

É indispensável o planejamento financeiro e execução de uma gestão financeira eficiente para evitar erros que na maioria das vezes coloca em risco a continuidade empresarial.

Cabe ao empreendedor a constante busca de informações para garantir a prática de uma boa gestão financeira e a evolução de seus negócios.

Sobre a autora

Elisângela OliveiraElisângela Oliveira, trabalha com consultoria empresarial, assessoria em serviços de Assistente Virtual, e BPO Financeiro. É editora do Atitude e Negócios, onde ajuda diversos empreendedores de várias partes do mundo. “Minha missão é ajudar empreendedores a terem mais atitude em seus negócios e alcançar seus objetivos.”

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. todas as \dicas que aqui tive o prazer de ler, sao na verdade ferramentas indespensav’el para uma boa gestao.
    mas gostaria de saber como posso saber gerir dividas contraidas fora da empresa que agora tenho de pagar com os lucros da empresa. sera que ‘e salutar?

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.