A Pandemia e seus Impactos para os Pequenos Negócios: Como podemos superar?

Impactos da Pandemia para os Pequenos Negócios: as condições atuais dos pequenos estabelecimentos de comércios, as dificuldades das escolas privadas e que os profissionais estão enfrentando, são alguns dos grandes impactos que o Coronavírus está causando. Em meio a isso tudo, que atitudes devemos tomar para sairmos o mais breve deste estado de caos, e, principalmente, como não deixar afetar ainda mais nossas receitas.

Os estados e municípios tem mobilizado ações na tentativa de preservar vidas reduzindo a propagação do vírus, como distanciamento físico, uso de máscaras descartáveis, além dos decretos que estabelecem quais tipos de empresas podem ou não operar, e as que podem são mantidas uma série de protocolos e critérios para poder desempenhar suas atividades.

Este cenário, tem causado muita preocupação, principalmente, aos comerciantes donos de pequenos negócios.

No último final de semana, fui até o centro da minha cidade. Moro em um município da Grande Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul.

Tamanha foi a minha tristeza, ao ver nas portas de diversos estabelecimentos: “em virtude do Decreto nº XXX, estamos encerrando nossas atividades temporariamente.”

Me chamou a atenção também, o fato de que algumas franquias de nome de destaque, estão ofertando e vendendo pelo WhatsApp.

Outras ainda, estão simplesmente ignorando o decreto e mantendo suas atividades em funcionamento.

Foi o caso, de uma empresa de material escolar, a qual fui comprar um caderno. Havia umas 3 ou 4 pessoas do lado de fora aguardando para serem atendidas, quando chegou a minha vez, a atendente, perguntou se era só o caderno que levaria, respondi que a princípio, tinha ideia de olhar alguns outros materiais, mas que voltaria outro dia. A vendedora, se explicou dizendo, que nem deveriam estar em funcionamento, conforme decreto municipal, mas que estavam se arriscando, pois do contrário, não poderiam sobreviver por muito tempo.

Ver toda aquela situação, me deixou muito pensativa.

  • O que será de todos estes estabelecimentos se continuarem fechados?
  • O que acontecerá com todos os empresários e empreendedores?

Muitos especialistas afirmam que, estas empresas encerrarão suas atividades, e que após isso os donos destes estabelecimentos, empreenderão em outro segmento ou atividade. Certamente, acabarão fazendo isso cedo ou tarde.

Ok! Mas eu me pergunto, e as dívidas dessa gente?

Fornecedores, distribuidores necessitam dos pagamentos derivados das receitas de vendas dessas empresas (que fecharão), para se manterem sustentáveis.

 Impactos da Pandemia para os Pequenos Negócios: um pouco mais agravante!

Muito se fala de home office como alternativa que veio e irá ficar e das vendas online.

Mas pouco se fala, sobre os pequenos negócios do varejo que não tem como operar home office, os pequenos restaurantes etc.

Profissionais que não tem facilidade com a tecnologia, que pouco entendem de marketing digital e como gerenciar uma plataforma de pagamentos on line.

As escolinhas, que cuidam de nossos filhos. São negócios que estão sendo muito impactados com esta crise. Sem contar, com as dificuldades que as mães – que costumavam deixar seus filhos nas creches, estão passando tendo que trabalhar e cuidar seus filhos, e aquelas que não tem como trabalhar pois não tem com quem deixar suas crianças.

Uma outra dificuldade que tenho notado, trata-se dos estudantes de famílias mais carentes. Muitas famílias que têm apenas um telefone celular para dividir, em muitos casos, entre dois e três filhos, para poderem estudar e fazer seus deveres escolares. Tendo vista que as escolas, aqui no Rio Grande do Sul estão funcionando na modalidade Ead.

Recursos tecnológicos que permite maior liberdade de gerenciar a rotina de estudo, se não fosse pelo entrave de que apenas 40% dos alunos das escolas públicas têm um computador em casa.

O que é mais preocupante?

Certamente, o que mais tem me deixado preocupada é:

  • O grande número de empresas sendo encerradas
  • O número crescente de desempregados
  • Agravamento da pobreza
  • O sentimento de frustração de profissionais
  • E claro, como frear este vírus terrível?

Leia também: Impactos da Covid-19: Como superar as dificuldades atuais nos negócios e na vida pessoal

Tem alguma coisa que podemos fazer?

Cuidar de nós mesmo, diante da situação que enfrentamos, significa também cuidar do outro.

E isso, parece pouco, mas é muito importante.

Também devemos manter a calma, pensar racionalmente, e agir de acordo com nossas condições.

Este é momento de avaliarmos aquilo que sabemos fazer bem e aplicar de forma inteligente gerando valor ao mercado.

E por que não, fazer de nossas habilidades e competência alternativas de geração de renda?

Todos nós temos inúmeros talentos, estes que podem ser aproveitados para criarmos fontes de rendas.

Se você tem conhecimento em alguma área, ou gosta de determinado assunto, analise se há como transformar isso em produto e divulgar entre seus círculos de amizades e dentro de seu bairro.

Não se aquiete, não se abata com toda a situação, todos estamos em mesmas condições. Mas permanecermos nela é opção de cada um.

Aproveite e tire um tempo para estudar.

Se você leu até aqui, certamente, tem condições de usar este dispositivo eletrônico (celular ou computador) para buscar mais aperfeiçoamento profissional.

E se você, não tiver noção ou ideias de como começar, entre em contato conosco, que nós podemos te ajudar.

Sucesso!

 

Sobre a autora

Elisângela Oliveira

Elisângela Oliveira, é contadora trabalha com consultoria empresarial, assessoria em serviços de Assistente Virtual, e BPO Financeiro. É também, editora do Atitude e Negócios. “Minha missão é ajudar empreendedores a terem mais atitude em seus negócios e alcançar seus objetivos.”

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.