Qual a Importância de Controlar na Ponta do Lápis suas Finanças Pessoais?

Já escrevi um artigo que trata sobre como a mudança de hábito financeiro pode salvar suas finanças (se você ainda não leu Clique Aqui), nele falei do valor que damos ao dinheiro, dos conceitos errados adquiridos ao longo de nossas vidas sobre riqueza e sucesso e também como nossos hábitos são moldados a partir de nossos conceitos. Mas sinto que não deixei claro quais as maneiras existentes para fazer isso e ainda não enumerei os benefícios que pode lhe trazer para sua vida se você souber a Importância de Controlar na ponta do lápis suas finanças pessoais.

 

Primeiramente, é importante destacar que se a maioria das pessoas não compreendem a importância de fazer o controle de todos os seus gastos pessoais, parte disso é devido pela ineficiência do ensino brasileiro

A nossa cultura é não tratar desses assuntos com crianças, que por sua vez, crescem na maioria das vezes, sem entendimento básico sobre taxa de juros, rendimentos, diferenças e os principais tipos de aplicações financeiras.

Na verdade, a maioria das pessoas se quer sabem o quanto rende seu próprio FGTS.

Na minha opinião, seria uma função das escolas prepararem seus alunos para lidarem melhor com a vida financeira no futuro.

Mas o que acontece, é que grande parte das pessoas chegam à vida adulta sem preparo para se administrar financeiramente, sem uma estrutura psicológica, sem conhecimento algum sobre economia e finanças.

Aprendem, quando aprendem, na prática cotidiana da vida através de erros seja, contraindo empréstimos sem analisar condições e prazos, comprando sem pesquisar direito, sendo lesadas por juros exorbitantes, enfim, é uma infinidade de problemas que elas enfrentam ao longo da vida.

Grande parte das pessoas passam boa parte de suas vidas sem paz financeira, consequentemente, sem qualidade de vida também.

A boa notícia, é que nunca é tarde para estudar finanças e começar a viver com mais organização alcançando objetivos e ter mais qualidade de vida.

Mas qual a maneira certa de controlar as finanças pessoais?

Existem diversas maneiras para ter uma vida financeira equilibrada, mas nenhuma delas será eficiente ou trará resultados se você não entender a importância que existe em controlar seus gastos e principalmente, enxergar onde estão os erros cometidos.

Trata-se mesmo de um exercício de autoconhecimento, identificando e conscientizando-se da forma de que como você vem lidando com o dinheiro ao longo de sua vida e o porquê disso.

Vamos começar devagar, na próxima vez em que pensar em comprar algo, primeiro se pergunte:

Eu preciso de verdade comprar isto? Por que eu preciso?

Vamos ver um exemplo prático: Ana foi a um shopping almoçar com seu marido. Enquanto aguardava ele chegar, passeava observando algumas vitrines, foi quando parou na frente de uma loja de sapatos e viu um modelo ao qual se apaixonou, decidindo-se imediatamente pela compra.

Quando estavam almoçando ela contente mostrou a novidade ao seu marido. E ele que trabalha com investimentos olhou e comentou: Outro sapato amor, você precisava mesmo ter mais um, você já tem mais de 20 pares de sapato e este é o terceiro que você compra somente neste mês. Ana não conseguiu esconder a frustração que teve ao ouvir aquilo de seu marido, mas não era a primeira vez que isso acontecia e então, começou a refletir, concluindo que realmente não tinha necessidade de comprar aquele sapato,  que poderia ter investido em algo de maior necessidade ou ainda ter poupado para investimentos futuros, já que o casal estava planejando a compra um apartamento no final do ano e ter um filho. Decidiu para si mesma que precisava mudar e iria começar sempre se questionando antes de gastar da real necessidade e o motivo. 

Percebeu? Ana entendeu que a compra do sapato não era importante e necessária naquele momento.

Acabou decidindo para si mesma, que antes de querer comprar alguma coisa iria se perguntar se de fato está precisando.

Podemos concluir que questionamentos são muito importantes e principalmente se você tiver um objetivo de futuro.

Assim como no exemplo da Ana, o primeiro passo é você também começar a se questionar antes da decisão de uma compra.

Identificando as possibilidades existentes e as consequências por tal decisão.

Antes de comprar, tenha claro qual a sua real necessidade, e se você tem fluxo financeiro para adquirir com desconto, e ainda, anote tudo que comprar daqui pra frente.

Não se deixe levar pelas emoções!

Assim você estará sempre agindo de forma inteligente, correndo menos risco de gastar o que não deve e poupando para investimentos futuros.

O segundo passo é você anotar tudo o que gasta, de maneira simples, mas completa.

Pode ser em um caderno ou uma planilha, o importante é você começar a criar o hábito de fazer os registros e depois de algum tempo analisar para onde foi destinado o seu dinheiro do mês.

Na internet existem diversos modelos de planilhas prontas que você pode baixar e adaptar para sua rotina.

Ou você pode criar em um Excel, um modelo de acordo com suas necessidades, levando em consideração os tipos de gastos que você costuma realizar.

Quais os benefícios de controlar na ponta do lápis suas finanças pessoais?

Percebemos através do exemplo da Ana que se questionar é fundamental. Podendo trazer benefícios a curto, médio e longo prazo, tais como:

==> Enxergar para onde vai seu dinheiro;

==> Não correr risco de inadimplência;

==> Se programar para pagamentos e despesas futuras ou até antecipações de parcelas;

==> Poder poupar para investimentos de longo prazo, como a compra de imóvel, carro, etc.

==> A possibilidade de usar o dinheiro poupado em investimentos em caderneta de poupança, ações, fundos de investimento, títulos do tesouro direto, previdência privada.

Organizar as finanças pessoais é muito importante e não é nada fácil para quem nunca se preocupou com isso.

Exige muita disciplina e dedicação, mas sem ações efetivas não chega a nenhum lugar.

É preciso se conhecer e identificar seus hábitos financeiros negativos e se preparar para ir mudando aos poucos um dia de cada vez.

 Boa sorte neste caminho!

>>>APRENDA A DOMINAR SEUS HÁBITOS FINANCEIROS E LIBERTE-SE  DO CONSUMISMO!

 Clique na Imagem Abaixo e Descubra O Poder de Adquirir Bons Hábitos Financeiros!

 

 

Elisangela Oliveira

Elisângela Oliveira tem formação superior em contabilidade, mas atua como blogueira e escritora. Se dedica a estudar muito sobre empreendedorismo, gestão e marketing digital e repassa seus conhecimentos pela internet desde 2014. Seus principais trabalhos estão nos sites Atitude e Negócios e Atine Empreenda.

Website: https://atitudeenegocios.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *