A importância da tecnologia na otimização da sua empresa

 

 

 

É inegável que a tecnologia trouxe modificações relevantes para a vida das pessoas e empresas nos últimos anos. Com as inovações tecnológicas que surgem diariamente o fluxo de trabalho nas empresas mudou e com ele estabeleceu-se uma nova forma de relacionamento entre as pessoas e as empresas.

Em meio a essas mudanças de comportamento, uma cultura se transformou intensamente também, que foi a do empreendedorismo.

Antes abrir uma empresa era muito difícil, burocrático, exigia altos investimentos de dinheiro e tempo. Com a chegada da tecnologia até isso mudou.

Pequenas empresas surgiram das maneiras mais inusitadas, mas com muito profissionalismo e esses novos empresários têm acesso às bases importantes de gestão e administração, e cada vez mais buscam soluções para melhorar os resultados da empresa.

E nesse ponto a tecnologia inova a cada dia criando soluções melhores para problemas antigos e mostra um enorme potencial de aplicabilidade nas micro e pequenas empresas.

Os custos da tecnologia

Depois de um início caro e difícil, onde os benefícios só eram possíveis às grandes empresas, hoje a tecnologia é acessível a todos os tamanhos de negócios. E os empreendimentos também existem de diferentes tamanhos por causa da tecnologia, que permite a existência de empresas estabelecidas dentro de casa, e totalmente virtuais, sem a demanda de funcionários e grandes recursos.

A otimização dos processos empresariais está disponível para todos e isso aumentou a competitividade e a qualidade de atendimento do cliente, produtos e serviços.

Hoje existem ferramentas eficientes que auxiliam as empresas em diversos processos, antes inimagináveis, como: melhor alocação e recursos, redução de falhas e desperdício, identificação de riscos, automação de processos, aumento da produtividade, melhor gestão de pessoas e controle de estoques, monitoramento de cliente que permite conhecer seu comportamento e oferecer produtos adequados às necessidades, análises de gestão eficientes, maximização de resultados aumentando a lucratividade, entre muitos outros.

A tecnologia e as micro e pequenas empresas

Algumas das empresas pequenas ainda sofrem as consequências de uma gestão pouco tecnológica, pois seus gestores têm a falsa ideia de que tecnologia ainda é um serviço caro demais.

Os resultados são empreendimentos sobrecarregados com muitas demandas, relatórios que nem sempre são fieis à realidade e que acabam formando pilhas em cima da mesa, já cheia de outros papéis diversos, e o único recurso automatizado da empresa é uma planilha de Excel que demonstram, mais ou menos, o que está acontecendo com a empresa.

Mal sabe o empreendedor, que tudo pode ser diferente se a mentalidade for alterada e ele entender que tecnologia não é custo e sim investimento que retorna em produtividade e lucratividade durante todo o ciclo de vida do negócio.

Para vencer o atraso tecnológico e ganhar produtividade na sua empresa é necessário usar os recursos com foco estratégico e aproveitar todos os benefícios que a tecnologia pode agregar à sua gestão empresarial.

A tecnologia na gestão estratégica

Outro grande erro dos empreendedores que se perderam no tempo é acreditar que a tecnologia funciona apenas no suporte de operações.

Ao contrário, hoje a tecnologia é parte integrante de qualquer estratégia de negócio e ajuda muito a empresa nos mais diferentes aspectos como soluções de segurança da informação, controles de acesso, backup de dados, monitoramento de desempenho, e na gestão como um todo.

Existem ferramentas, como o ERP cloud, que é um sistema de gestão empresarial e interliga diferentes setores da empresa auxiliando desde o controle de estoque de produtos, passando pela emissão de notas fiscais e controle financeiro, chegando à emissão de relatórios que demonstram a real situação da empresa, auxiliando inclusive da tomada de decisões importantes como a alocação de novos investimentos.
GestãoClick - Sistema ERP Online
O investimento nesse tipo de ferramenta melhora a produtividade da sua equipe e controla de maneira mais realista a empresa de forma geral.

A tecnologia no relacionamento com o cliente

Outro ponto em que a tecnologia modificou completamente o comportamento tanto das empresas como dos clientes é o relacionamento.

A internet possibilitou o acesso a muito mais informação e os consumidores usam isso em favor próprio. Buscam, pesquisam a reputação a empresa, dos produtos, se informam das mais diferentes maneiras antes de efetivar uma compra, online ou mesmo em loja física.

Hoje é essencial estar presente na internet com um site institucional, blog, ou lojas virtuais onde é possível ter o contato direto com o cliente, sanar suas dúvidas, apresentar seus produtos.

Quem não tem presença virtual está perdendo uma enorme oportunidade de ser visto.

E, esse é outro ponto em que existem ainda muitos mitos que vêm da época em que construir um site era muito caro e poucos profissionais estavam disponíveis para realizar esse serviço.

Hoje existem muitas empresas que oferecem esse serviço de criação de sites e sistemas web com custo acessível e ajudam as pequenas empresas a serem vistas na internet.

Os sites são conectados com as redes sociais o que permite a criação de estratégias de marketing digital eficientes que ajudam as empresas a conquistar novos clientes.

Conclusão

A tecnologia é indispensável na gestão estratégica de uma empresa e pode ajudar muito as empresas em diversos aspectos como falamos.

Investir na criação de sites ou blogs, redes sociais, sistemas de gestão empresarial e organização administrativa são apenas alguns exemplos de um bom aproveitamento da tecnologia em favor do seu negócio.

Aproveite cada um deles e descubra os benefícios que essas ferramentas podem trazer para sua empresa.

Autora: Gabriela Vitória da Gestão Click

Elisangela Oliveira

Elisângela Oliveira tem formação superior em contabilidade, mas atua como blogueira e escritora. Se dedica a estudar muito sobre empreendedorismo, gestão e marketing digital e repassa seus conhecimentos pela internet desde 2014. Seus principais trabalhos estão nos sites Atitude e Negócios e Atine Empreenda.

Website: https://atitudeenegocios.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *