A Importância de Liderar Motivando Pessoas

Diante das constantes mudanças do mercado, onde as empresas precisam investir em processos modernos de inovação para driblar a concorrência, e assim, alcançar sucesso em seus negócios e gerar maior lucratividade, não há dúvida que possuir uma equipe forte torna-se essencial, garantindo sua sustentabilidade e a qualidade de seus serviços/produtos. Neste contexto a importância de liderar vai além de apenas persuadir e comandar pessoas de modo à conquistar resultados estabelecidos pela administração empresarial, sem que para isso utilize meios forçados.

Ser um líder é ter a habilidade de influenciar seus colaboradores a pensarem e agirem de acordo com que se estabelece, alcançando êxito nos resultados. Faz parte da função de liderança conhecer as particularidades de cada colaborador e trabalhar questões motivacionais para mantê-los seriamente comprometidos com suas responsabilidades, de maneira que entendam sua real importância para o alcance dos resultados.

Estilos de Liderança 

 Liderança autocrática: é exercida sob o aspecto de autoridade suprema, as decisões são tomadas de maneira egoísta não havendo nenhuma possibilidade de participação dos colaboradores no processo decisório. O líder determina o que deve ser feito, quem deve fazer, causando por vezes certo desconforto e desmotivação.  É totalmente centralizador, cobra excessivamente por resultados, e dificilmente reconhece  talentos e habilidades de sua equipe, por vezes age na autodefesa, principalmente quando percebe que existe alguém que possui igual competência para assumir seu lugar.

Liderança participativa ou democrática: é o tipo de liderança onde o colaborador tem direito a dar opiniões, sugestões e críticas construtivas. As decisões são tomadas pelo líder levando em consideração a vontade de todos. O líder tem o hábito de incentivar as pessoas, ensinando pacientemente, delegando responsabilidades e não se limita a fazer elogios a sua equipe.

Liderança liberal: este estilo de liderança, os colaboradores possuem a liberdade de tomar decisões que envolvam suas tarefas, não necessitando da autorização do líder. O que ocorre muitas vezes é uma falta de liderança que pode causar descontentamentos por parte de alguns colaboradores, por sentirem-se abandonados, sem uma gestão ativa.

Liderança coaching: é aquela que instiga, desafia e treina seus colaboradores para desenvolver suas tarefas com seu melhor desempenho possível.  Tem foco nos resultados, por meio de conversas que convencem o colaborador a ter o máximo de comprometimento possível, identificando quais as ações que devem ser tomadas para alcançar o objetivo proposto.  A liderança coaching promove o desenvolvimento integral como pessoa, assim alcançando a excelência nos resultados. Destaca-se que o líder coaching sabe ouvir efetivamente, seja a comunicação verbal e não verbal de seus colaboradores, destacando as possibilidades da máxima capacidade de cada um e acompanha seu desenvolvimento por um período de tempo, ajudando com que as pessoas identifiquem seus talentos e sintam-se valorizados e capazes.

 Como Liderar Motivando os Colaboradores

 A importância de liderar motivando pessoas pode ser feita de diversas maneiras, entre elas pode-se destacar:

• Conhecer o perfil de cada colaborador, saber quais são suas potencialidades e incentivar para que o mesmo possa desenvolvê-las melhor.

  • Confiar nas habilidades de sua equipe e não temer na hora de delegar tarefas.
  • Elogiar e transmitir seu entusiasmo quando alcançado algum objetivo traçado pela administração, compartilhando a vitória com todos que fizeram parte da tarefa.
  • Mostrar-se interessado pelo desenvolvimento de cada colaborador, ensinando e aprendendo com seus resultados.
  • Investir em dinâmicas de grupo para que sempre haja interação em sua equipe, de modo que todos se sintam parte igual dum mesmo corpo, criando uma sinergia.
  •  Liderar pelo exemplo é ser um líder otimista, amigável, preocupado com o resultado individual de cada membro de sua equipe, mostrando-se um entusiasta e acima de tudo ter um uma conduta extremamente ética, que trabalhe com seriedade sem que para isso seja uma pessoa de difícil acesso. É o tipo de líder que inspira as pessoas.
  • Manter um feedback ativo, sempre que necessário conversar com seus colaboradores individualmente sobre questões mais agravantes se for o caso, mas sempre tentando estabelecer um equilíbrio nas relações, certo que é uma questão que requer muita paciência e empatia.
  • Ao tomar decisões deve-se agir com clareza, explanando sempre as causas, os efeitos, para manter o elo de confiança e credibilidade entre seus colaboradores.
  • Se o trabalho está difícil de ser concluído, o líder nunca hesitará de pegar junto, e na falta de algum colaborador se o mesmo tiver que executar aquela tarefa, certamente fará.
  • Saber respeitar e ouvir as opiniões, mesmo que sejam contrárias as suas, mas sempre mantendo controle da situação.
  • Compartilhar as vitórias com sua equipe, fazendo sentirem-se importantes nos resultados.
  • Se existir a possibilidade de parcerias com outras empresas, promova treinamentos esporádicos, para manter a capacitação técnica de sua equipe.

O mais importante para desenvolver a liderança motivacional está no fato de reconhecer que cada pessoa tem percepções diferentes, motivações diferentes, mas que todas são detentoras de habilidades e competências que se trabalhadas corretamente podem alcançar excelência nos resultados, ainda podendo se tornar grandes líderes de sucesso.

 

Elisangela Oliveira

Elisângela Oliveira tem formação superior em contabilidade, mas atua como blogueira e escritora. Se dedica a estudar muito sobre empreendedorismo, gestão e marketing digital e repassa seus conhecimentos pela internet desde 2014. Seus principais trabalhos estão nos sites Atitude e Negócios e Atine Empreenda.

Website: https://atitudeenegocios.com

3 Comentários

  1. Pingback: Como liderar uma equipe de vendas eficientemente

  2. Adorei as dicas! Parabéns pelas dicas, liderar é bem fundamental na gestão das pessoas.

    • Obrigada! Diego.

      Que bom que gostaste das dicas!
      Gestão de pessoas sem uma boa liderança não funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *