Métodos para deixar os departamentos do seu negócio mais integrados

Os departamentos integrados podem contribuir muito mais com o dia a dia do trabalho na sua empresa. Organização, objetivos conjuntos e sinergia são características fundamentais de uma companhia de destaque. Nesse post, você conhecerá 5 formas para tornar sua empresa e/ou departamento, muito mais integrados. Vamos conferir!

O que significa um departamento ser integrado?

A integração de um departamento é quando todos os colaboradores, independentemente de suas funções ou cargos, progridem de maneira conjunta em busca do objetivo único da área. Significa que todos buscam formas para se manter conectados e, em constante vínculo.

Não é uma tarefa fácil, mas é possível aplicar mecanismos de integração a uma infinidade de departamentos. Vamos a eles:

 

1- Mesma Linguagem

Uma forma de manter a comunicação entre todos os profissionais do departamento equilibrada e consequentemente mais integrada, é todos concordarem com termos e nomenclaturas.

Cada processo no fluxo de entrega do produto/serviço precisa ser integrado e correlacionado, só assim a esteira de entrega alcançará o objetivo de qualidade. Por isso a comunicação é tão importante. Se todos os “termos” ou “códigos” forem padronizados, qualquer membro da equipe poderá atender fornecedores e clientes.

Todos tendo o conhecimento de termos e nomes específicos, que devem ou não devem ser utilizados, a comunicação se torna mais eficiente.

 

2- Metas Conjuntas

Se os departamentos tiverem como objetivo, uma meta conjunta, todos os colaboradores precisarão trabalhar juntos para alcançá-la e garantir o sucesso do negócio como um todo.

A meta conjunta possibilita não só uma maior integração, mas também uma maior visão estratégica as ações do dia-a-dia que estarão sempre correlacionadas aos objetivos táticos da empresa.

Isto é importante para assegurar não só a organização como também a produtividade de todo o departamento.

 

3- Automação de processos

Uma forma de integrar todos os processos de um departamento é automatizá-los. Os sistemas e softwares que permitem a automação podem integrar tudo o que diz respeito a sua área.

Quanto maior for o trâmite do processo no fluxo, maior é a chance de informação malpassada, erro humano ou até perda de dados acontecer. Para evitar problemas e ter departamentos ainda mais integrados é fundamental desenhar o processo já pensando como ferramentas e softwares podem auxiliar em toda esteira.

Com a tecnologia fica mais fácil integrar os dados e informações de time para time e dentro do departamento, além de auxiliar na entrega do produto ou serviço com maior qualidade e velocidade.

 

4- Crie grupos

Um método de integração entre os colaboradores é criar duplas ou grupos de atuação. Montar pequenas equipes para solucionar problemas específicos dentro do departamento permite a integração de pessoas que desempenham funções iguais ou diferentes.

Afinal, times multidisciplinares, quando bem trabalhados, potencializam a integração, sempre complementando conhecimentos, técnicas e habilidades, estimulando todos a um crescimento. Essa técnica de integração é muito utilizada por startups e agências e tem se mostrado muito eficiente.

 

5- Fluxo de Comunicação Constante

Quanto mais canais de comunicação, maior a oportunidade de alinhamento entre as equipes e os profissionais que atuam no mesmo departamento. Quanto mais elas estiverem alinhadas, maior a oportunidade de auxílio e participação de uma com a outra.

Estimule esse diálogo, essa troca de informação, e dê mecanismos para facilitar e tornar esse processo cada vez mais orgânicos. Softwares de comunicação corporativa, compartilhador de arquivos e muitas outras opções podem impulsionar a comunicação, e consequentemente a integração do departamento e do negócio.

 

Departamentos mais integrados aumentam a produtividade?

Essa é uma pergunta que o seu próprio departamento responderá. Perfil da equipe, atividades que ela executa, objetivos, gestão… Existem muitas variáveis que diferenciam um departamento do outro e consequentemente os resultados que integrá-lo trará.

O certo é que, com essa aproximação entre equipes e internamente nos departamentos, quando há sinergia e integração, é muito mais natural os processos de mudança, solicitações e entregas. A tendência é, sem dúvida, de ganhar desempenho.

Essas são algumas formas de tornar os departamentos integrados e aumentar a produtividade como um todo. É importante adaptar as dicas as realidades da sua empresa e com os objetivos do período.

O que achou? Existem outros métodos não mencionados? Escreva aqui embaixo e deixe o seu comentário!

Artigo produzido pelo Blog Documentos Jurídicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *