O que é a Análise 360 de Ideia de Negócios?

Análise 360 de ideia de negócios é uma ferramenta auxiliar do planejamento estratégico para definir ou não a viabilidade de um negócio

Análise 360 de ideia de negócios é uma ferramenta para auxiliar o empreendedor na decisão de seguir em frente no desenvolvimento de uma ideia de produto ou negócio.

A análise 360 fornece uma visão fácil e objetiva da possibilidade de sucesso de sua ideia, isto é, se ela será lucrativa ou não.

Se divide em duas partes os aspectos internos, que consiste nas afinidades pessoais da ideia e os aspectos externos que é a relação com o mercado.

Análise 360 dos aspectos internos

Análise 360 dos aspectos internos, que são os aspectos pessoais, ou seja, o quanto sua ideia está ligada aos seus anseios e paixão.

Pois mesmo que sua ideia tenha uma pontuação alta nos aspectos externos, é preciso ter um equilíbrio entre os dois aspectos.

Sua análise deve responder a essas perguntas

  • Sua ideia faz parte de sua paixão? Ou seja, se faz parte de sua paixão, sua ideia não será apenas um produto, mas será parte de uma solução.
  • Sua ideia tem um desafio intelectual? Ou seja, ela o motivará a médio e longo prazo? Você deve entender que deverá continuar estudando o problema para evoluir constantemente seu produto
  • Seu negócio ou produto tem uma possível grande demanda? Ou seja, a demanda será suficiente para suprir sua expectativa de ganhos?

Planilha Grátis Análise 360 de Ideia de Negócios

Análise 360 dos aspectos externos

A análise 360 dos aspectos externos, consiste em identificar os problemas do mercado e como sua ideia impactará nesse universo de problemas.

Então, esse deve ser o norte de sua ideia, identificar o problema que sua ideia irá resolver e se as pessoas estão dispostas a pagar para receber essa solução.

Para isso, devemos responder algumas perguntas

  1. O cliente perceberá o benefício de seu produto? Isto é, o cliente irá enxergar de forma clara o benefício de seu negócio ou produto?
  2. Quantas pessoas estão dispostas a gastar com sua solução? Isto é, você atingirá um público local, regional, nacional…
  3. Qual a possibilidade de ganhos com seu negócio ou produto? A resposta desta pergunta está relacionada a questão anterior referente ao valor agregado de sua solução
  4. O quão diferenciado ou inovador é? Ou seja, seu produto é diferente do que existe no mercado? Ou é algo que ainda não existe, inovador.

Essa análise deve ser feita para cada ideia, e no infográfico abaixo você terá uma “pizza” com todos os aspectos a serem analisados na análise 360.

infográfico análise 360
Infográfico Fonte: Sebrae

                                                                                                      

Nesse infográfico, você deve marcar um ponto em cada um dos itens e ligá-los para formar um mapa perceptual, basicamente, quanto mais externa se formar a linha de ligação, maior é a chance de ser lucrativo seu produto ou negócio.

Para facilitar seu preenchimento, – pois isso deverá ser feito para cada ideia que você tiver-, criamos uma planilha em Excel, onde você irá preencher de 0 a 10 na tabela e ao lado, automaticamente, será criado o gráfico.

Leia também: Entenda de forma rápida o que é a ferramenta Business Model Canvas

O que é a Análise Swot?

Pontos que devem ser observados após o preenchimento

  • Tenha cautela em sua análise: a formação de uma linha mais na extremidade do infográfico indica uma chance maior de sucesso, mas tome cuidado, pois não é uma certeza, a análise 360 é apenas uma ferramenta dentre várias, então mesmo com uma linha perceptual aparentemente favorável, é sempre bom ter cautela ao prosseguir com seu projeto.
  • Refaça a análise 360: após terminar sua análise 360, reanálise cada ponto, pois ao chegar no final sua percepção geral de sua análise será diferente de sua percepção inicial, podem ter pontos que você subestimou e outros que superestimou, esse revisão pode mudar o resultado de sua análise.
  • A sua realização profissional vale mais: mesmo que a linha dos aspectos externos fique o mais distante do centro possível, não é sinal de sucesso pois se a sua análise dos aspectos internos ficar mais próximo do centro tem grande chance de ser um negócio de curto prazo, mesmo que tenha “sucesso”, pois a sua “paixão” não esta completa e sem isso sua felicidade sempre ficará pela metade
  • O resultado é 100% preciso? Infelizmente não, como já foi dito acima, essa é uma de muitas ferramentas, recomendamos a utilização de pelo menos duas ou três ferramentas de planejamento.

No Brasil, o índice de sucesso de pequenas empresas é muito baixo, cerca de 50% das novas empresas fecham em menos de dois anos, e cerca de 80% em até 5 anos.

Grande parte desse fechamento de novas empresas é devido a falta de planejamento, pois o brasileiro não tem a cultura de planejar suas ações.

Esperamos que com a utilização dessa ferramenta você tenha sucesso em seus negócios.

Se gostou do conteúdo, deixe um comentário para que possamos aprimorar nosso material.

Tags:

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.