O que é Dropshipping? Conheça as Vantagens e Desvantagens

O que é dropshipping? Entenda como montar uma loja virtual no modelo dropshipping e quais as vantagens e desvantagens deste modelo de negócio.

O dropshipping é uma modalidade de loja virtual, que diferente do modelo tradicional, não precisa gerenciar e armazenar estoque de mercadoria.

Dropshipping na tradução literal tem significado de “largar a remessa”.

Você cadastra e divulga os produtos na sua loja, seus clientes compram e toda a logística de entrega é o seu fornecedor quem vai realizar.

Ou seja, é um modelo de negócio que utiliza estoque de terceiros para operacionalizar.

Depois que seu cliente realiza a compra, você só terá o trabalho de fazer a solicitação ao seu fornecedor, conforme os dados fornecidos no pedido de compra.

Grandes empresas como E-bay, Amazon, Mercado Livre, por exemplo, utilizam dropshipping.

Com certeza, é um segmento de negócio altamente lucrativo que tem chamado a atenção de muitos empreendedores pela simplicidade do modelo operacional e pelo baixo custo inicial de investimento.

 Quem Pode Trabalhar com Dropshipping

O dropshipping tem atraído muitos jovens empreendedores, talvez, porque seja uma modalidade de negócio relativamente econômica e que opera somente no online.

Inicialmente é preciso bons conhecimentos de informática e marketing digital para começar o negócio.

Mas engana-se quem pensa que basta abrir seu e-commerce e pronto, que os clientes vão chover na loja.

É preciso cautela, ter o cuidado para trabalhar com produtos de qualidades, saber onde encontrar e negociar com os melhores fornecedores.

Com isso, você percebeu que é necessário:

  • bom planejamento e estratégia de vendas
  • escolher bem os produtos a comercializar
  • estudar o perfil do público-alvo
  • encontrar os melhores fornecedores

Embora seja o modelo de negócio muito buscado por jovens empreendedores, pessoas de qualquer idade (desde que habilitada nos termos da lei) podem empreender.

Diferenças entre E-commerce e Dropshipping

Ter um e-commerce representa arcar com todo um custo de logística e operacionalização com a gestão de estoques próprios, entre outros. Além de gerenciar a qualidade de seus produtos, satisfação dos clientes, e sua marca no mercado, precisa batalhar para alcançar mais mercado consumidor.

Por outro lado, Dropshipping, não tem todas estas preocupações.

Nele, a grande responsabilidade do empreendedor, será encontrar bons produtos, alcançar mais mercado e intermediar a entrega entre fornecedor e cliente.

Vantagens 

  • Investimento baixo

O empreendedor só precisa de um computador, um domínio, uma hospedagem para começar a trabalhar.

  • Trabalho remoto

Possibilita maior e melhor gestão nas estratégias de vendas, tendo a chance de atrair milhares de pessoas, e facilitando a comunicação com seus fornecedores. Grande variedade de produtos.

Por ser on line, não precisa de gestão e armazenagem de estoque, é possível trabalhar com muitos produtos na sua vitrine, desde que haja fornecedor para entrega.

  • Controle de trabalho

O empreendedor tem maior liberdade de tempo, pois não precisa cumprir horários rígidos como trabalhando de carteira assinada. Trabalhando na sua casa.

Desvantagens

  • Muita concorrência

Por ser um negócio de baixo investimento e fácil de começar, é também muito concorrido.

  • Lucratividade mais baixa

A maioria dos fornecedores são estrangeiros, isso faz com que sua margem de lucro oscile de acordo com as alterações do câmbio.

  • Prazos e entregas

Se, por um lado, não precisa preocupar-se com a logística, por outro, não se tem domínio sobre os prazos de entrega que fica a critério do fornecedor e desembaraço na Receita Federal.

  • Dificuldade de manter o cadastro atualizado

Como todo o estoque é de responsabilidade do fornecedor, corre-se o risco de haver itens desatualizados. Pois não há como fazer uma sincronização entre os produtos disponíveis no catálogo da loja com o estoque do fornecedor.

  • Custos de envio elevados

Se o cliente comprar mercadorias de fornecedores diferentes, o custo de envio será de acordo com o número de fornecedores, o que onera a operação, podendo levar a desistência da compra.

  • Baixa atratividade

Como grande parte dos lojistas operam com fornecedores do exterior, principalmente da China, existe uma demora para chegar os produtos ao cliente destinatário. Isso acaba levando muitas pessoas não optarem pelo dropshipping.

Devoluções e trocas

Como o lojista não é responsável pela embalagem e envios, não tem como saber se o que está sendo enviado ao destinatário está de acordo com o pedido.

Como a possibilidade de recebimento de pedidos errados pelos seus clientes é grande, é preciso estar atento ao prazo de garantia e devoluções.

Vale a pena abrir um Dropshipping?

Na realidade depende de seu objetivo.

Esta modalidade possui muitos riscos, por isso é necessário estar ciente de toda a responsabilidade assumida.

Antes de começar, avalie todos os riscos, escolha bem os fornecedores e só dê o start com o mínimo de segurança.

Vale ressaltar a importância de legalizar sua empresa e, de fazer um plano de negócio antes de começar a operacionalização.

Se para que você busca estiver de acordo, pode ser sim uma boa opção de negócio.

Sobre a autora

Elisângela OliveiraElisângela Oliveira, é contadora e trabalha com consultoria empresarial, assessoria em serviços de Assistente Virtual, e BPO Financeiro. É editora do Atitude e Negócios, onde ajuda diversos empreendedores de várias partes do mundo. “Minha missão é ajudar empreendedores a terem mais atitude em seus negócios e alcançar seus objetivos.”

Tags: |

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

Baixe Gratuitamente o E-book Guia da Transformação Vencedora

18 Atitudes Para Alcançar Qualquer Objetivo

Não enviamos spam!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.