O que é uma Startup?

Você sabe o que é uma Startup?

Conhecida como um modelo repetível e escalável. Uma solução nunca desenvolvida ou criada para competir em segmentos de empresas atuantes, que não estão atendendo de maneira eficiente à uma demanda de mercado.

Quando pensamos em Startups sempre imaginamos que seja uma empresa criada por jovens empreendedores que desenvolveram uma ideia de negócio inovadora com grandes possibilidades de expansão.

Startup é um conceito que está voltado a inovação.

É uma solução nunca desenvolvida ou criada para concorrer em segmentos em que as empresas atuantes não estão atendendo de maneira eficiente à uma demanda de mercado.

As startups são reconhecidas como um modelo de negócio repetível e escalável, criadas por empreendedores que investem seu tempo e capital para criar soluções inovadoras e com grandes expectativas de crescimento, porém assumindo o risco da incerteza, pois não tem evidências de que sua proposta de fato é sustentável ao longo do tempo.

Para desenvolver uma startup é necessária uma grande força empreendedora, pois o começo não é fácil, muitas vezes, pode levar anos para começar a gerar receita.

Existe muitos cases de startups que apresentavam grandes expectativas de crescimento que na prática provaram-se inviáveis.

Um exemplo que podemos citar: foi da empresa americana, localizada em São Francisco, Califórnia, a Leap Transit, que oferecia um serviço de transporte semelhante ao Uber, só que se tratava de um ônibus luxuoso privado. Inserido no mercado para competir com as empresas de transporte urbano. Embora, em um primeiro momento, o modelo de negócio aparentar ser bastante promissor; seus altos custos, problemas com a regulamentação do serviço, e além da forte crítica negativa, terminou com a Leap Transit decretando falência no ano de seu relançamento.

Por meio deste exemplo, dá para entender o quanto é importante, que os criadores de uma ‘boa ideia’, tenham absoluta certeza de que sua ideia ou empresa apresenta um diferencial competitivo. E ainda, reconhecer os riscos que envolvem e se estão preparados para assumir as responsabilidades/dificuldades que terão no caminho.

E entender que nem sempre uma ótima ideia pode representar uma ideia de fato aplicável no mercado, é fundamental!

Startup: Onde e quando tudo começou?

O avanço tecnológico, ampliação à acessibilidade tecnológica e a explosão da Bolha da Internet

Você já deve ter ouvido falar nas grandes empresas do Vale do Silício? Certo, é de lá que surgiram as grandes e as primeiras gigantes empresas de tecnologia do mundo, como Google, Microsoft, Amazon, Apple, etc, .

O Vale do Silício é considerado o um grande polo tecnológico. Situado na baía de São Francisco, Califórnia, abriga duas das melhores universidades do mundo: a Stanford (onde estudou o fundador da Nike – Phil Knight) e a Universidade da Califórnia em Berkeley (onde estudou cofundador da Apple- Steve Wozniak).

A região do Vale do Silício possui uma cultura empreendedora muito forte, lá foi palco do nascimento de grandes empresas de tecnologia que possibilitaram o grande avanço tecnológico que vivemos atualmente.

E, lá também abrigou muitas empresas que fizeram parte da chamada Bolha da Internet, um acontecimento histórico ocorrido entre 1990 e 2000. Neste período, ocorreu uma super-expansão das empresas de tecnologia, e uma forte crença de que o mercado era muito promissor. Com isso, surgiram inúmeras novas empresas, acarretando numa supervalorização das ações negociadas na bolsa de valores Nasdaq, naquele período. Que mais tarde, culminou com a explosão e grande declínio dos papéis comercializados, por volta do ano de 2000 – daí o nome de Bolha da Internet.

Muitas das empresas desta época, encerraram as atividades pouco tempo depois, entretanto, poucas permaneceram e, este fato colaborou para que surgissem muitas empresas inovadoras, que possibilitaram a ampliação tecnológica que vivemos hoje.

Foi neste cenário que surgiu o conceito de startup que conhecemos hoje, cujo, os alicerces são amparados pela INOVAÇÃO.

Lei também:

Entenda de forma rápida o que é a ferramenta Business Model Canvas

Entenda o Passo a Passo para Criar um Pitch Para Investidores

18 Atitudes essenciais para você ter melhores resultados nos Negócios!

Baixe o E-book e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *